O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e os vereadores da Saúde, Ricardo Rego, e da Coesão Social, Carlota Borges, estiveram hoje na inauguração do monumento de homenagem ao dador de sangue, uma iniciativa da Associação de Dadores de Sangue da Meadela.

No seu discurso, o autarca evidenciou o trabalho voluntário em Viana do Castelo e classificou como “exemplo” o movimento criado pelos dadores de sangue.
O monumento, da autoria do designer Joel Arezes, é, segundo explicou o autor, “uma figura homana estilizada com uma gota, símbolo da vida, que é o sangue”. Para o presidente da Associação de Dadores de Sangue da Meadela, entidade que assinala assim o Dia Nacional do Sangue que se comemora amanhã, aquele é um “símbolo de agradecimento do movimento de todos, mas também uma obra de arte para a sensibilização para a responsabilidade de ser solidário”.

António Mesquita considerou ainda que os dadores de sangue são “um exército de pessoas que dão sangue à vida” e que o “exército cresceu de forma sustentada, enchendo todos de orgulho porque permitiu que o distrito se tornasse aoto-suficiente”. Na sessão, onde estiveram também a presidente da União de Freguesias e um representante do Ministério da Saúde, o Presidente da Câmara vincou o trabalho desenvolvido pelos voluntários, saudando “a iniciativa que realça sobretudo a capacidade local da dádiva de sangue”.
“As ações de voluntariado são fundamentais para tudo e sem o seu trabalho não haveria doação de sangue”, vincou ainda o autarca, para quem o monumento hoje inaugurado é a representação “desse movimento de dádiva e também da identidade do concelho”.

“Só podemos classificar o movimento dos dadores de sangue com uma palavra: exemplo. São exemplo efetivo para todos nós e para o voluntariado”, sublinhou Luís Nobre, terminando com um agradecimento aos que “tem sido capazes e têm tido um papel determinante nesta área da saúde”.
Recorde-se que o Dia Nacional do Dador de Sangue se assinala a 27 de março. A data serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade. Uma dádiva de sangue pode ajudar a salvar até 3 vidas e leva em média apenas 30 minutos.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo inicia-se hoje, 15 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, protagonizado por Ruy de Carvalho. Com texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, a produção marca a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro português.
O Município de Viana do Castelo vai aplicar vários condicionamentos de trânsito no centro da cidade ao longo da quadra natalícia, num conjunto de medidas que se prolonga até 11 de janeiro de 2026. As restrições visam garantir a segurança e o normal decorrer das iniciativas previstas no âmbito da animação de Natal.
De 17 a 23 de novembro, o Município de Ponte de Lima vai celebrar a Semana da Floresta Autóctone com um vasto programa de atividades dedicadas à valorização e preservação do património florestal do concelho.
A dupla de humoristas Quim Roscas & Zeca Estacionâncio apresenta-se esta noite, sábado, dia 15, no Centro Cultural de Viana do Castelo, para mais um espetáculo integrado na tour que tem percorrido vários pontos do país.
A XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico foi distinguida com o prémio “Evento Desportivo do Ano de 2024”, durante a X Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão, realizada no Pavilhão Municipal da cidade.
Cerca de cem delegados reúnem-se este sábado e domingo, no Hotel Axis, em Viana do Castelo, para o 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), com o objetivo de definir o plano de ação da organização sindical para os próximos três anos.