Foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e pelo Vereador do Desporto, Ricardo Rego, o campo de basquetebol “Filha do Mar”, no Jardim D. Fernando.
De acordo com o autarca, esta intervenção integra o espírito da Cidade Europeia do Desporto, potenciando a atividade outdoor e o desporto ao ar livre. Luís Nobre enalteceu a criatividade da artista Vanda Balinha e assumiu o compromisso de terminar a qualificação de todo o espaço do Jardim D. Fernando, valorizando e potenciando o coletivo da nossa ribeira.
A Presidente da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Helena Brito, referiu que o novo campo de basquetebol corresponde a um elemento de inovação que vai de encontro com ao que está a ser feito na cidade em geral, aliando história com modernidade. “Temos aqui um coreto do século XIX, uma pérgula do século XX e agora um renovado espaço disponível para todos”, declarou.

A arte que foi desenhada para o piso do campo de basquetebol “Filha do Mar” é da autoria de Vanda Balinha, representando uma figura feminina com inspiração no Culto Mariano que originou a Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores. Com cabelos de filigrana, escamas e corpo oceano, a ilustração aglomera Viana na sua essência, no amor e respeito ao mar.
Esta renovação do campo de jogos junta-se à empreitada de requalificação do parque infantil do Jardim D. Fernando, que representou um investimento de quase 103 mil euros, melhorando um espaço dedicado às famílias, dividido em dois espaços, ocupando uma área global de 383 metros quadrados.
Anteriormente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tinha já requalificado o Jardim D. Fernando e a Rua de São Tiago, num investimento de 770 mil euros que permitiu remodelar e repensar a existente lógica viária e pedonal da área.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.