Foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e pelo Vereador do Desporto, Ricardo Rego, o campo de basquetebol “Filha do Mar”, no Jardim D. Fernando.
De acordo com o autarca, esta intervenção integra o espírito da Cidade Europeia do Desporto, potenciando a atividade outdoor e o desporto ao ar livre. Luís Nobre enalteceu a criatividade da artista Vanda Balinha e assumiu o compromisso de terminar a qualificação de todo o espaço do Jardim D. Fernando, valorizando e potenciando o coletivo da nossa ribeira.
A Presidente da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Helena Brito, referiu que o novo campo de basquetebol corresponde a um elemento de inovação que vai de encontro com ao que está a ser feito na cidade em geral, aliando história com modernidade. “Temos aqui um coreto do século XIX, uma pérgula do século XX e agora um renovado espaço disponível para todos”, declarou.

A arte que foi desenhada para o piso do campo de basquetebol “Filha do Mar” é da autoria de Vanda Balinha, representando uma figura feminina com inspiração no Culto Mariano que originou a Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores. Com cabelos de filigrana, escamas e corpo oceano, a ilustração aglomera Viana na sua essência, no amor e respeito ao mar.
Esta renovação do campo de jogos junta-se à empreitada de requalificação do parque infantil do Jardim D. Fernando, que representou um investimento de quase 103 mil euros, melhorando um espaço dedicado às famílias, dividido em dois espaços, ocupando uma área global de 383 metros quadrados.
Anteriormente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tinha já requalificado o Jardim D. Fernando e a Rua de São Tiago, num investimento de 770 mil euros que permitiu remodelar e repensar a existente lógica viária e pedonal da área.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.