Foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e pelo Vereador do Desporto, Ricardo Rego, o campo de basquetebol “Filha do Mar”, no Jardim D. Fernando.
De acordo com o autarca, esta intervenção integra o espírito da Cidade Europeia do Desporto, potenciando a atividade outdoor e o desporto ao ar livre. Luís Nobre enalteceu a criatividade da artista Vanda Balinha e assumiu o compromisso de terminar a qualificação de todo o espaço do Jardim D. Fernando, valorizando e potenciando o coletivo da nossa ribeira.
A Presidente da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Helena Brito, referiu que o novo campo de basquetebol corresponde a um elemento de inovação que vai de encontro com ao que está a ser feito na cidade em geral, aliando história com modernidade. “Temos aqui um coreto do século XIX, uma pérgula do século XX e agora um renovado espaço disponível para todos”, declarou.

A arte que foi desenhada para o piso do campo de basquetebol “Filha do Mar” é da autoria de Vanda Balinha, representando uma figura feminina com inspiração no Culto Mariano que originou a Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores. Com cabelos de filigrana, escamas e corpo oceano, a ilustração aglomera Viana na sua essência, no amor e respeito ao mar.
Esta renovação do campo de jogos junta-se à empreitada de requalificação do parque infantil do Jardim D. Fernando, que representou um investimento de quase 103 mil euros, melhorando um espaço dedicado às famílias, dividido em dois espaços, ocupando uma área global de 383 metros quadrados.
Anteriormente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tinha já requalificado o Jardim D. Fernando e a Rua de São Tiago, num investimento de 770 mil euros que permitiu remodelar e repensar a existente lógica viária e pedonal da área.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.