No âmbito da 2ª fase do programa Valorizar o Património, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo estabeleceu hoje novos Protocolos de Desenvolvimento Cultural com instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural, permitindo empreitadas de reabilitação e conservação de igrejas no valor global de mais de 137 mil euros.
No âmbito destes protocolos, a parceria prevê que as instituições detentoras de património cultural se comprometam a desenvolver hábitos culturais e fruição artística
dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património
material e imaterial; qualificar a oferta dos ativos culturais do concelho; apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de
intervenção no âmbito destas parcerias. Esta verba junta-se a outros 150 mil euros já
aprovados no mês de março, no âmbito do mesmo programa.
Na cerimónia de assinatura dos novos protocolos, o Presidente da Câmara referiu que os cerca de 300 mil euros que a autarquia já aprovou este ano “são um sinal de que queremos continuar este programa e a reabilitar o nosso património”.
Luís Nobre referiu que apesar de o edificado em causa ser privado e ter dimensão espiritual, “continua a ser património de todos” graças à forma “exemplar” como os espaços são disponibilizados para o usufruto de todos.
O protocolo estabelecido com a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel de Alvarães, no valor de 30 mil euros, vai permitir a 1ª fase da empreitada de conservação e restauro da Igreja Paroquial (capela-mor e corpo da Igreja).
Já com a Fábrica da Igreja da Paróquia de S. João Baptista o protocolo ascende a 31 mil euros e visa a primeira fase da obra de Conservação e Restauro do retábulo-mor, pintura do arco e teto.
Na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, são estabelecidos três protocolos: Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Cristina – Meadela, no valor de 16.173 euros, para reabilitação exterior e pintura da
Capela de S. Vicente, Convento de Santa Teresa do Menino Jesus e de S. João Evangelista, no valor de 30 mil euros, para requalificação do Convento, e Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Monserrate, verba de 30 mil euros, para a conclusão do Centro Interpretativo de São Bartolomeu dos Mártires.
De acordo com a proposta previamente aprovada pelo executivo municipal, “o Município tem como objetivos previstos no Plano de Atividades e Orçamento para 2023, em especial nas Grandes Opções do Plano, a Valorização do Património Cultural, a promoção de atividades e projetos culturais, a afirmação da identidade cultural do concelho, reforçar e alargar o trabalho dos museus municipais, centros interpretativos e núcleos museológicos”.
É ainda indicado que “o Município identificou como objetivos a concretizar no corrente ano a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo”.
No que toca ao Património Cultural, o município pretende apoiar projetos e iniciativas: inventariação, divulgação e animação do património; proteção, conservação, valorização e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse cultural e turístico; musealização e dinamização de espaços interpretativos culturais, núcleos museológicos e museus; apoio a eventos associados à valorização do património, à cultura e a bens culturais; divulgação e integração na promoção institucional do município de iniciativas e eventos culturais de ações e projetos no âmbito do património cultural.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.