No âmbito da 2ª fase do programa Valorizar o Património, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo estabeleceu hoje novos Protocolos de Desenvolvimento Cultural com instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural, permitindo empreitadas de reabilitação e conservação de igrejas no valor global de mais de 137 mil euros.
No âmbito destes protocolos, a parceria prevê que as instituições detentoras de património cultural se comprometam a desenvolver hábitos culturais e fruição artística
dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património
material e imaterial; qualificar a oferta dos ativos culturais do concelho; apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de
intervenção no âmbito destas parcerias. Esta verba junta-se a outros 150 mil euros já
aprovados no mês de março, no âmbito do mesmo programa.
Na cerimónia de assinatura dos novos protocolos, o Presidente da Câmara referiu que os cerca de 300 mil euros que a autarquia já aprovou este ano “são um sinal de que queremos continuar este programa e a reabilitar o nosso património”.
Luís Nobre referiu que apesar de o edificado em causa ser privado e ter dimensão espiritual, “continua a ser património de todos” graças à forma “exemplar” como os espaços são disponibilizados para o usufruto de todos.
O protocolo estabelecido com a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel de Alvarães, no valor de 30 mil euros, vai permitir a 1ª fase da empreitada de conservação e restauro da Igreja Paroquial (capela-mor e corpo da Igreja).
Já com a Fábrica da Igreja da Paróquia de S. João Baptista o protocolo ascende a 31 mil euros e visa a primeira fase da obra de Conservação e Restauro do retábulo-mor, pintura do arco e teto.
Na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, são estabelecidos três protocolos: Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Cristina – Meadela, no valor de 16.173 euros, para reabilitação exterior e pintura da
Capela de S. Vicente, Convento de Santa Teresa do Menino Jesus e de S. João Evangelista, no valor de 30 mil euros, para requalificação do Convento, e Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Monserrate, verba de 30 mil euros, para a conclusão do Centro Interpretativo de São Bartolomeu dos Mártires.
De acordo com a proposta previamente aprovada pelo executivo municipal, “o Município tem como objetivos previstos no Plano de Atividades e Orçamento para 2023, em especial nas Grandes Opções do Plano, a Valorização do Património Cultural, a promoção de atividades e projetos culturais, a afirmação da identidade cultural do concelho, reforçar e alargar o trabalho dos museus municipais, centros interpretativos e núcleos museológicos”.
É ainda indicado que “o Município identificou como objetivos a concretizar no corrente ano a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo”.
No que toca ao Património Cultural, o município pretende apoiar projetos e iniciativas: inventariação, divulgação e animação do património; proteção, conservação, valorização e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse cultural e turístico; musealização e dinamização de espaços interpretativos culturais, núcleos museológicos e museus; apoio a eventos associados à valorização do património, à cultura e a bens culturais; divulgação e integração na promoção institucional do município de iniciativas e eventos culturais de ações e projetos no âmbito do património cultural.
No dia 29 de dezembro irá decorrer a inauguração da Fábrica de Memórias com a exposição “SOMOS NÓS, 1.º Encontro dos Saberes e Tradições”, localizado na antiga Escola Primária da Freguesia de Freixieiro de Soutelo em Viana do Castelo.
Rui Borges, até agora treinador do Vitória de Guimarães, sucede a João Pereira, que deixa o comando técnico do Sporting após três vitórias em oito jogos, anunciaram hoje os campeões nacionais de futebol.
O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.
Esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, das 21h às 22h30, a “Mamãs Sem Dúvidas” volta a promover o “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs, desta vez com uma edição dedicada aos cuidados a ter na gravidez e com o bebé durante o inverno.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.