O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado do vereador da Cultura e Educação, Manuel Vitorino, e da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou ontem a freguesia de Barroselas no âmbito de visitas ao movimento associativo do concelho.
O executivo visitou a Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas, a associação A MÓ – Associação do Vale do Neiva, a Banda Musical Velha de Barroselas e a Banda Nova de Barroselas, inteirando-se da situação das diversas coletividades e
projetando o futuro das mesmas.
Este périplo resulta de uma aposta municipal na descentralização da cultura e tem como objetivo destacar e valorizar os agentes culturais do concelho. Recorde-se que no Plano de Atividades e Orçamento para 2024 está patente o reforço de investimento na Cultura na grandeza de 806 mil euros relativamente ao ano transato, resultando num esforço superior a 4,7 milhões de euros, o que corresponde a 5% do orçamento municipal.
Nos últimos meses, a Câmara Municipal aprovou um apoio total de cerca de 80 mil euros ao abrigo do programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho, contemplando uma aposta numa oferta cultural diversificada, com uma programação que associa formas de expressão tradicionais com outras mais contemporâneas, através de iniciativas promovidas pelo Município e de propostas apresentadas pelos diversos agentes culturais do concelho, com o apoio a ser distribuído por várias entidades e Juntas de Freguesia.
Tendo como mote o Mar de Cultura, Viana do Castelo conta já com um Conselho Municipal da Cultura, que visa contribuir para uma mais sustentável materialização do programa de Descentralização Cultural por todas as freguesias do concelho, bem como a densificação da rede de Embaixadores Culturais.


A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.