O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado do vereador da Cultura e Educação, Manuel Vitorino, e da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou ontem a freguesia de Barroselas no âmbito de visitas ao movimento associativo do concelho.
O executivo visitou a Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas, a associação A MÓ – Associação do Vale do Neiva, a Banda Musical Velha de Barroselas e a Banda Nova de Barroselas, inteirando-se da situação das diversas coletividades e
projetando o futuro das mesmas.
Este périplo resulta de uma aposta municipal na descentralização da cultura e tem como objetivo destacar e valorizar os agentes culturais do concelho. Recorde-se que no Plano de Atividades e Orçamento para 2024 está patente o reforço de investimento na Cultura na grandeza de 806 mil euros relativamente ao ano transato, resultando num esforço superior a 4,7 milhões de euros, o que corresponde a 5% do orçamento municipal.
Nos últimos meses, a Câmara Municipal aprovou um apoio total de cerca de 80 mil euros ao abrigo do programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho, contemplando uma aposta numa oferta cultural diversificada, com uma programação que associa formas de expressão tradicionais com outras mais contemporâneas, através de iniciativas promovidas pelo Município e de propostas apresentadas pelos diversos agentes culturais do concelho, com o apoio a ser distribuído por várias entidades e Juntas de Freguesia.
Tendo como mote o Mar de Cultura, Viana do Castelo conta já com um Conselho Municipal da Cultura, que visa contribuir para uma mais sustentável materialização do programa de Descentralização Cultural por todas as freguesias do concelho, bem como a densificação da rede de Embaixadores Culturais.


A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.