O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado do vereador da Cultura e Educação, Manuel Vitorino, e da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou ontem a freguesia de Barroselas no âmbito de visitas ao movimento associativo do concelho.
O executivo visitou a Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas, a associação A MÓ – Associação do Vale do Neiva, a Banda Musical Velha de Barroselas e a Banda Nova de Barroselas, inteirando-se da situação das diversas coletividades e
projetando o futuro das mesmas.
Este périplo resulta de uma aposta municipal na descentralização da cultura e tem como objetivo destacar e valorizar os agentes culturais do concelho. Recorde-se que no Plano de Atividades e Orçamento para 2024 está patente o reforço de investimento na Cultura na grandeza de 806 mil euros relativamente ao ano transato, resultando num esforço superior a 4,7 milhões de euros, o que corresponde a 5% do orçamento municipal.
Nos últimos meses, a Câmara Municipal aprovou um apoio total de cerca de 80 mil euros ao abrigo do programa de descentralização cultural nas freguesias do concelho, contemplando uma aposta numa oferta cultural diversificada, com uma programação que associa formas de expressão tradicionais com outras mais contemporâneas, através de iniciativas promovidas pelo Município e de propostas apresentadas pelos diversos agentes culturais do concelho, com o apoio a ser distribuído por várias entidades e Juntas de Freguesia.
Tendo como mote o Mar de Cultura, Viana do Castelo conta já com um Conselho Municipal da Cultura, que visa contribuir para uma mais sustentável materialização do programa de Descentralização Cultural por todas as freguesias do concelho, bem como a densificação da rede de Embaixadores Culturais.


A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.