O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo Vice-Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional Norte, Jorge Sobrado, e do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, visitaram o Convento de S. Domingos, o Mosteiro de Santa Maria de Carvoeiro e o Mosteiro de São Romão do Neiva.
A visita, que também foi acompanhada pelos párocos onde os espaços religiosos estão situados, serviu sobretudo para analisar e verificar o seu estado de conservação e identificar potenciais mecanismos de financiamento para valorizar e reabilitar este importante património religioso, de valor incalculável, e que estão a necessitar de intervenção.
O investimento avultado nestes três espaços religiosos depende, desta forma, de financiamento e enquadra-se na política de reabilitação que a a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a efetuar, um pouco por todo o concelho, com diversos investimentos em igrejas, conventos e capelas no âmbito do projeto “Valorizar o Património”.
Assim, a visita começou pelo Convento de S. Domingos, na cidade, cuja história remonta ao século XVI, com a sua construção por volta de 1560, com a construção do convento, e mais tarde, a edificação de outro monumento quinhentista, a igreja de São Domingos construída entre 1566 e 1576, sob risco de Frei Julião Romero, o mesmo que já traçara a igreja de São Gonçalo de Amarante.
Já o Mosteiro de Santa Maria de Carvoeiro, também referido como Mosteiro Beneditino no Carvoeiro e Mosteiro de Santa Maria, consta na lista de Mosteiros Beneditinos que foram fundados antes de 1567, e na Benedictina Lusitana faz referência a que lá já existia um zimbório da era de 923, que era o ano de Cristo 805. O lema dos Beneditinos era “Ora e Labora”, sendo que os mesmos também se destacaram a nível cultural.
Em S. Romão de Neiva, o mosteiro é um monumento de grande relevância histórica e cultural. Fundado no âmbito da expansão da Ordem de São Bento na Península Ibérica, o mosteiro está intimamente ligado à disseminação do cristianismo na região durante o período medieval e à rota de peregrinação para Santiago de Compostela.
O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.
Vila Nova de Cerveira recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro a segunda ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.