O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo Vice-Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional Norte, Jorge Sobrado, e do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, visitaram o Convento de S. Domingos, o Mosteiro de Santa Maria de Carvoeiro e o Mosteiro de São Romão do Neiva.
A visita, que também foi acompanhada pelos párocos onde os espaços religiosos estão situados, serviu sobretudo para analisar e verificar o seu estado de conservação e identificar potenciais mecanismos de financiamento para valorizar e reabilitar este importante património religioso, de valor incalculável, e que estão a necessitar de intervenção.
O investimento avultado nestes três espaços religiosos depende, desta forma, de financiamento e enquadra-se na política de reabilitação que a a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a efetuar, um pouco por todo o concelho, com diversos investimentos em igrejas, conventos e capelas no âmbito do projeto “Valorizar o Património”.
Assim, a visita começou pelo Convento de S. Domingos, na cidade, cuja história remonta ao século XVI, com a sua construção por volta de 1560, com a construção do convento, e mais tarde, a edificação de outro monumento quinhentista, a igreja de São Domingos construída entre 1566 e 1576, sob risco de Frei Julião Romero, o mesmo que já traçara a igreja de São Gonçalo de Amarante.
Já o Mosteiro de Santa Maria de Carvoeiro, também referido como Mosteiro Beneditino no Carvoeiro e Mosteiro de Santa Maria, consta na lista de Mosteiros Beneditinos que foram fundados antes de 1567, e na Benedictina Lusitana faz referência a que lá já existia um zimbório da era de 923, que era o ano de Cristo 805. O lema dos Beneditinos era “Ora e Labora”, sendo que os mesmos também se destacaram a nível cultural.
Em S. Romão de Neiva, o mosteiro é um monumento de grande relevância histórica e cultural. Fundado no âmbito da expansão da Ordem de São Bento na Península Ibérica, o mosteiro está intimamente ligado à disseminação do cristianismo na região durante o período medieval e à rota de peregrinação para Santiago de Compostela.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.