Luís Nobre, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, foi condecorado com a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, de 1ª. Classe, durante a parada militar, integrada nas comemorações do Dia do Exército, que decorreram, pela primeira vez na capital do Alto Minho.
Nobre agradeceu a condecoração e partilhou-a “esta honra com todo o executivo, com as chefias e colaboradores envolvidos neste grandioso e muito exigente evento, com os serviços municipais e municipalizados e com todos, mas mesmo todos, os vianenses”.
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
Viana do Castelo acolheu, entre 24 e 29 de outubro, as comemorações do Dia do Exército. Mais de 1200 militares estiveram na cidade durante estes dias para assinalar o momento mais importante daquela força armada e a escolha de Viana do Castelo deixou a todos honrados. Mais uma vez, não faltou o trabalho dedicado e a hospitalidade dos vianenses, com as mais altas entidades do Exército e do Estado a serem bem acolhidas, com muita participação por parte da população e com muitos visitantes.
Durante a parada militar, o momento alto destas comemorações, e na sequência do despacho do Chefe de Estado Maior do Exército de 20 de outubro, fui condecorado com a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, de 1ª. Classe. Esta distinção destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Exército Português, o que me deixou extremamente honrado.
No despacho do Chefe de Estado Maior do Exército pode ler-se que esta atribuição se deve ao relacionamento institucional do Município de Viana do Castelo com o Exército, pautado por uma postura de proximidade e assinável espírito de colaboração, pela inestimável e expressiva colaboração nos vários eventos e atividades e pela conduta, alicerçada em valores éticos, cordialidade, altruísmo e espírito de missão, ampliada por um sólido sentido de serviço público, com reconhecimento e apreço da instituição militar.
Ora, tal não seria possível sem todos e é por esse motivo que partilho esta honra com todo o executivo, com as chefias e colaboradores envolvidos neste grandioso e muito exigente evento, com os serviços municipais e municipalizados e com todos, mas mesmo todos, os vianenses.
Sem todos, o evento não teria decorrido de forma tão elevada, sem todos não teria sido possível alcançar as honras com que fui distinguido, pelo que é com grande orgulho e um profundo agradecimento que partilho esta distinção com todos.
O meu muito obrigado.
Viana do Castelo ficará no coração do Exército Português.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.
A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.
Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.