Luís Nobre, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, foi condecorado com a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, de 1ª. Classe, durante a parada militar, integrada nas comemorações do Dia do Exército, que decorreram, pela primeira vez na capital do Alto Minho.
Nobre agradeceu a condecoração e partilhou-a “esta honra com todo o executivo, com as chefias e colaboradores envolvidos neste grandioso e muito exigente evento, com os serviços municipais e municipalizados e com todos, mas mesmo todos, os vianenses”.
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Viana do Castelo acolheu, entre 24 e 29 de outubro, as comemorações do Dia do Exército. Mais de 1200 militares estiveram na cidade durante estes dias para assinalar o momento mais importante daquela força armada e a escolha de Viana do Castelo deixou a todos honrados. Mais uma vez, não faltou o trabalho dedicado e a hospitalidade dos vianenses, com as mais altas entidades do Exército e do Estado a serem bem acolhidas, com muita participação por parte da população e com muitos visitantes.
Durante a parada militar, o momento alto destas comemorações, e na sequência do despacho do Chefe de Estado Maior do Exército de 20 de outubro, fui condecorado com a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, de 1ª. Classe. Esta distinção destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Exército Português, o que me deixou extremamente honrado.
No despacho do Chefe de Estado Maior do Exército pode ler-se que esta atribuição se deve ao relacionamento institucional do Município de Viana do Castelo com o Exército, pautado por uma postura de proximidade e assinável espírito de colaboração, pela inestimável e expressiva colaboração nos vários eventos e atividades e pela conduta, alicerçada em valores éticos, cordialidade, altruísmo e espírito de missão, ampliada por um sólido sentido de serviço público, com reconhecimento e apreço da instituição militar.

Ora, tal não seria possível sem todos e é por esse motivo que partilho esta honra com todo o executivo, com as chefias e colaboradores envolvidos neste grandioso e muito exigente evento, com os serviços municipais e municipalizados e com todos, mas mesmo todos, os vianenses.
Sem todos, o evento não teria decorrido de forma tão elevada, sem todos não teria sido possível alcançar as honras com que fui distinguido, pelo que é com grande orgulho e um profundo agradecimento que partilho esta distinção com todos.
O meu muito obrigado.
Viana do Castelo ficará no coração do Exército Português.


Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).