O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença nas comemorações dos 231 anos da elevação da freguesia de Lanheses. No Auditório Gabriel Gonçalves do edifício sede da Junta, naquele que é também o Dia da Freguesia, foram homenageadas as associações e coletividades locais e foi apresentado o Plano Estratégico da freguesia.
O Plano Estratégico identifica os investimentos públicos e privados a acontecer e já programados ou previstos para a freguesia, tendo sido valorizada a cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que tem permitido a priorização de diversos investimentos em Lanheses.
Recorde-se que o Município terminou recentemente a ampliação do Parque Empresarial de Lanheses, obra que permitiu a construção de um parque de estacionamento de pesados e ligeiros e o alargamento/ ampliação do arruamento existente, no acesso poente do Parque, tendo já gerando um investimento de 90 milhões de euros numa nova unidade por parte da multinacional Borgwarner.
Foram também feitos investimentos na melhoria dos serviços públicos de proximidade, nomeadamente com a criação do Espaço Cidadão de Lanheses, que funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde os cidadãos beneficiarão de um atendimento digital assistido que lhes permitirá conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública.
Na cerimónia, foi ainda destacado o acordo interadministrativo recentemente firmado entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Ministério da Administração Interna para a construção do novo quartel da GNR de Lanheses.
Foram ainda feitos investimentos no movimento associativo local, com a requalificação do complexo desportivo local; na saúde, com a requalificação da extensão de Saúde de Lanheses; e na educação, com o mapeamento da EB/JI de Lanheses, para requalificação.
Neste dia comemorativo foi ainda apresentando o projeto de ampliação da atual sede da Junta de Freguesia, a requalificação da antiga capela para dar lugar a uma Casa da Paz e da Casa da Barrosa.
Foi há 231 anos que a freguesia de Lanheses foi elevada a Vila concelhia, por decreto da Rainha D. Maria II, no ano de 1793. Desde 2011, a 29 de abril, assinala-se também o Dia da Freguesia, com o objetivo de manter viva a chama da memória coletiva.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.