O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença nas comemorações dos 231 anos da elevação da freguesia de Lanheses. No Auditório Gabriel Gonçalves do edifício sede da Junta, naquele que é também o Dia da Freguesia, foram homenageadas as associações e coletividades locais e foi apresentado o Plano Estratégico da freguesia.
O Plano Estratégico identifica os investimentos públicos e privados a acontecer e já programados ou previstos para a freguesia, tendo sido valorizada a cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que tem permitido a priorização de diversos investimentos em Lanheses.
Recorde-se que o Município terminou recentemente a ampliação do Parque Empresarial de Lanheses, obra que permitiu a construção de um parque de estacionamento de pesados e ligeiros e o alargamento/ ampliação do arruamento existente, no acesso poente do Parque, tendo já gerando um investimento de 90 milhões de euros numa nova unidade por parte da multinacional Borgwarner.
Foram também feitos investimentos na melhoria dos serviços públicos de proximidade, nomeadamente com a criação do Espaço Cidadão de Lanheses, que funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde os cidadãos beneficiarão de um atendimento digital assistido que lhes permitirá conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública.
Na cerimónia, foi ainda destacado o acordo interadministrativo recentemente firmado entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Ministério da Administração Interna para a construção do novo quartel da GNR de Lanheses.
Foram ainda feitos investimentos no movimento associativo local, com a requalificação do complexo desportivo local; na saúde, com a requalificação da extensão de Saúde de Lanheses; e na educação, com o mapeamento da EB/JI de Lanheses, para requalificação.
Neste dia comemorativo foi ainda apresentando o projeto de ampliação da atual sede da Junta de Freguesia, a requalificação da antiga capela para dar lugar a uma Casa da Paz e da Casa da Barrosa.
Foi há 231 anos que a freguesia de Lanheses foi elevada a Vila concelhia, por decreto da Rainha D. Maria II, no ano de 1793. Desde 2011, a 29 de abril, assinala-se também o Dia da Freguesia, com o objetivo de manter viva a chama da memória coletiva.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.