O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença nas comemorações dos 231 anos da elevação da freguesia de Lanheses. No Auditório Gabriel Gonçalves do edifício sede da Junta, naquele que é também o Dia da Freguesia, foram homenageadas as associações e coletividades locais e foi apresentado o Plano Estratégico da freguesia.
O Plano Estratégico identifica os investimentos públicos e privados a acontecer e já programados ou previstos para a freguesia, tendo sido valorizada a cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que tem permitido a priorização de diversos investimentos em Lanheses.
Recorde-se que o Município terminou recentemente a ampliação do Parque Empresarial de Lanheses, obra que permitiu a construção de um parque de estacionamento de pesados e ligeiros e o alargamento/ ampliação do arruamento existente, no acesso poente do Parque, tendo já gerando um investimento de 90 milhões de euros numa nova unidade por parte da multinacional Borgwarner.
Foram também feitos investimentos na melhoria dos serviços públicos de proximidade, nomeadamente com a criação do Espaço Cidadão de Lanheses, que funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde os cidadãos beneficiarão de um atendimento digital assistido que lhes permitirá conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública.
Na cerimónia, foi ainda destacado o acordo interadministrativo recentemente firmado entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Ministério da Administração Interna para a construção do novo quartel da GNR de Lanheses.
Foram ainda feitos investimentos no movimento associativo local, com a requalificação do complexo desportivo local; na saúde, com a requalificação da extensão de Saúde de Lanheses; e na educação, com o mapeamento da EB/JI de Lanheses, para requalificação.
Neste dia comemorativo foi ainda apresentando o projeto de ampliação da atual sede da Junta de Freguesia, a requalificação da antiga capela para dar lugar a uma Casa da Paz e da Casa da Barrosa.
Foi há 231 anos que a freguesia de Lanheses foi elevada a Vila concelhia, por decreto da Rainha D. Maria II, no ano de 1793. Desde 2011, a 29 de abril, assinala-se também o Dia da Freguesia, com o objetivo de manter viva a chama da memória coletiva.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.