O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou ontem os Protocolos de Colaboração com IPSS e Instituições e Movimento Associativo para 2023, cujo valor total ascende a mais de 325.224 euros para apoiar 22 coletividades vianenses.Acompanhado pela Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, o autarca agradeceu às instituições o trabalho desenvolvido diariamente em prol dos vianenses e do concelho.
Aprovado em reunião ordinária, no mês passado, o Município de Viana do Castelo com atribui um conjunto de apoios sociais a várias IPSS e outras instituições do concelho, “na medida em que a promoção da coesão social é uma prioridade para o nosso território, sendo apenas possível com a criação de plataformas de cooperação entre as diversas entidades do nosso concelho”.
Nesse sentido, “o contributo para a erradicação e atenuação da pobreza, da exclusão, da melhoria da qualidade de vida da população é possível através do estímulo da promoção do desenvolvimento territorial, sendo uma das prioridades do Município de Viana do Castelo através da rede social”. “As IPSS e demais instituições do concelho de Viana do Castelo que atuam na área da coesão social têm um papel fundamental no apoio às várias problemáticas socias”, o que são “fatores fundamentais” para justificar estes protocolos agora firmados.
Assim, com o GAF – Gabinete de Atendimento à Família, o valor mensal é de 2.527 euros protocolados, que garante a renda da Casa Abrigo (apoio a mulheres vítimas de violência) e o contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias e utentes do GAF.
Com a Sociedade de S. Vicente de Paulo – Conselho Central de Viana do Castelo, o apoio mensal é de 750 euros e com a Cáritas Diocesana de 2.000 euros, ambos os protocolos visando o contributo ao apoio a necessidades específicas e pontuais de famílias sinalizadas (Sociedade de S. Vicente de Paulo) e famílias migrantes (Cáritas).
Com a ACAPO – Delegação de Viana do Castelo, o protocolo pressupõe 500 euros por mês para o centro de atendimento, acompanhamento e animação, na comparticipação de renda e transporte dos utentes.
O protocolo com o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima – Berço Nossa Senhora das Necessidades prevê 300 euros por mês para comparticipação da renda da Loja Social.
Com a íris Inclusiva, o protocolo prevê 300 euros mensais para a renda das instalações e 400 euros mensais para contributo ao cabal desenvolvimento dos fins sociais da instituição, totalizando 700 euros por mês.
Com a APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo, o protocolo implica uma verba mensal de 700 euros para a renda do CAO.
A Re-food 4 Good – Associação, o protocolo ascende a 875 euros por mês, que apoiam a renda do Centro de Operações, comparticipações nas despesas inerentes ao funcionamento do Centro de Operações e comparticipação nas despesas resultantes da viatura afeta ao desenvolvimento da sua atividade.
Com a APPACDM, o protocolo prevê 250 euros por mês para comparticipação das despesas com programas de reabilitação do indivíduo portador de deficiência.
A Associação de Reformados e Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo, terá uma verba de 650 euros / mês irá apoiar despesas inerentes ao funcionamento da IPSS.
A Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José recebe 500 euros / mês para despesas relacionadas com os fins prosseguidos pela associação, entre formação e oportunidade de inserção social dos utentes.
Com a Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário do Alto Minho, o protocolo define 550 euros mensais para despesas associadas à loja social e apoio social a famílias carenciadas.
Com o Centro Social e Paroquial da Areosa o protocolo prevê 350 euros / mês para colaboração na resposta a necessidades das famílias apoiadas.
A Fundação AMA Autismo terá a verba 3.000 euros por mês, para comparticipação dos custos de contratação de equipa técnica especializada e comparticipação dos custos inerentes ao funcionamento e manutenção do edifício e seu logradouro.
A Fábrica da Igreja Paroquial de São Lourenço da Montaria recebe 500 euros / mês para contributo à prestação de serviços de alimentação e higiene a munícipes carenciados.
A Methamorphys recebe 825 euros mensais, para contributo para as despesas mensais afetas ao edifício e apoio na renda da loja social.
O Lar de Santa Teresa é apoiado com 10.000 euros / mês para apoio ao desenvolvimento da sua missão nas várias respostas da instituição, para apoio no transporte dos utentes do lar, centro de dia, casa de acolhimento e creche.A verba auxilia ainda no apoio nas despesas com o pessoal do serviço de limpeza e apoio nas despesas de manutenção do edifício da casa de acolhimento.
Já a Associação de Dadores de Sangue da Meadela é apoiada com 800 euros por mês para contributo para as despesas referentes à renda do edifício sede.
A Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas recebe 450 euros mensais para a comparticipação das despesas em programas de apoio aos idosos.
A Associação de Dadores de Sangue da Areosa terá 300 euros mensais para auxiliar despesas referentes
à renda do edifício sede.
Ainda para o apoio animal, a autarquia estipula 200 euros mensais para a Associação Gatos de Ninguém e 375 euros mensais para a Resgate Animal Associação, nos dois casos para comparticipação dos custos inerentes ao funcionamento e manutenção da sua missão de resgate e acolhimento de animais.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.
A Juventude Viana já está em ação para a próxima temporada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão de hóquei em patins, zona norte. O clube, que ambiciona regressar ao principal escalão, prepara-se para disputar um campeonato competitivo e de grande exigência.
A cidade de Viana do Castelo vai acolher, no próximo dia 27 de setembro, uma edição especial da Festa da Dança - Bailes de Maresia, no Centro Cultural, no âmbito da programação da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
A marca portuguesa Salsa Jeans vai estar em Viana do Castelo nos próximos dias com a sua carrinha itinerante Magic Van, que oferece uma experiência gratuita e personalizada de prova de jeans. A ação integra a segunda edição deste projeto, que depois de uma estreia em Espanha percorre agora várias cidades do norte de Portugal.
O grupo Sons do Minho, de Viana do Castelo, celebra em 2025 os seus 15 anos de carreira com uma digressão nacional que percorre várias regiões do país. A Tour “15 Anos” marca um momento simbólico na história da banda e reúne os maiores êxitos do seu percurso, num espetáculo que alia tradição, irreverência e uma forte ligação ao público.
No próximo dia 27 de setembro, Viana do Castelo acolhe um workshop de cerâmica dedicado ao tema do oceano, onde os participantes poderão criar criaturas marinhas em barro, inspiradas na biodiversidade dos mares.
A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo deverá começar dentro de duas semanas, após o Tribunal de Contas ter dado parecer favorável à empreitada. A confirmação foi anunciada pela Câmara Municipal, que recebeu o visto positivo para o projeto.