Logo
Regional

Preservação da arte rupestre no Monte de Góis junta Município, junta de Lanhelas e Corema

22 Setembro, 2023 | 12:04
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

A Câmara Municipal de Caminha, a Junta de Freguesia de Lanhelas e a Associação de Defesa do Património (Corema), estão a desenvolver um trabalho conjunto no sentido da proteção, identificação e divulgação da arte rupestre no Monte de Góios, em Lanhelas.

Esta semana, responsáveis das três entidades, incluindo o presidente da Câmara, Rui Lages, visitaram o local, por forma a garantir que o corte de vegetação que está a ser realizado pelo Município assegura a preservação deste património.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e árvore

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, a acampar, mapa e texto

Além da preservação, segundo o Município de Caminha, as três entidades estão a trabalhar na posterior divulgação que deverá passar por um roteiro.

Desde os finais do século XIX que são conhecidos testemunhos de arte rupestre no Monte de Góios, o que culminou com a classificação da Laje das Fogaças, em Lanhelas, como Monumento Nacional já em 1974. No entanto, foi no âmbito da avaliação do Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (Recape) da A28, ligação rodoviária a Caminha, que se procedeu à realização de trabalhos de prospeção arqueológica que resultaram na identificação de várias novas rochas gravadas, distribuídas pela vertente ocidental do Monte de Góios, o que contribuiu para o reconhecimento da área como um “autêntico santuário de arte rupestre”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Nacional 25 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Nacional 24 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Nacional 24 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Nacional 24 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Nacional 24 Dezembro, 2024

Bluay é cabeça de Cartaz da Passagem de Ano no Centro Cultural de Viana do Castelo

Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.

Nacional 24 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.