A importância do jornalismo local e regional para a democracia portuguesa foi destacada durante a cerimónia de entrega dos prémios promovidos pela Comissão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, realizada no Encontro Nacional da ANIR – Associação Nacional de Imprensa Regional, em Pombal, no passado dia 29 de novembro.
A Professora Doutora Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva das Comemorações, sublinhou que “a democracia precisa de jornalismo forte, rigoroso e independente — e precisa, de forma muito particular, do jornalismo regional e local”. Para a Comissária Executiva, o jornalismo de proximidade é fundamental porque “recolhe vozes que tantas vezes ficam à margem” e contribui para a construção de um espaço público saudável, especialmente num contexto de desinformação e de erosão da confiança pública.
Maria Inácia Rezola destacou ainda que “o espírito de Abril vive nas redações locais”, referindo o papel determinante destes órgãos na preservação da memória democrática e na promoção dos valores fundadores do 25 de Abril.
Os trabalhos distinguidos refletem, segundo a Comissária, “investimento, rigor documental e compromisso com os valores de Abril”, evidenciando a qualidade das candidaturas ao Prémio Pecuniário da Comissão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Cerca de seis dezenas de conteúdos jornalísticos sobre o 25 de Abril foram avaliados por um júri especializado.
Prémios atribuídos:
1.º lugar – 2.500 euros: Jornal do Centro (Viseu)
2.º lugar – 1.500 euros: Jornal do Médio Tejo (Tramagal / Abrantes)
3.º lugar ex aequo – 500 euros cada: Notícias de Aguiar (Vila Pouca de Aguiar) e Praça Alta (Almeida)
Menção Honrosa: Notícias de Fafe
Estes prémios reforçam o valor do jornalismo local e regional como pilar da democracia e da memória coletiva, destacando o papel das redações na promoção de um Portugal mais informado e participativo.
A Juventude Viana saiu derrotada, esta noite, do Pavilhão Municipal de Fânzeres, ao perder por 4-2 frente ao FC Porto B, em encontro da 12.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. O desaire representa a primeira derrota da formação vianense na presente temporada.
Vila Nova de Cerveira reforçou em 2025 o seu acervo com novos livros em galego, espanhol e inglês, destacando-se na promoção da leitura infantil e juvenil e no incentivo à diversidade cultural.
A imprensa local e regional desempenha um papel central na defesa da democracia, alertou a direção da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR), durante o Encontro Nacional realizado em Pombal.
Portugal fechou 2025 com extremos ambientais históricos, segundo a Quercus.
Viana do Castelo prepara-se para receber, de 6 a 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-18 masculinos, competição internacional organizada pela WEVZA e que terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, acolhe hoje, terça-feira, 6 de janeiro, a tradicional “Adoração dos Reis Magos”, uma iniciativa que volta a reunir comunidade, cultura e celebração religiosa.
A Juventude de Viana desloca-se esta noite a Fânzeres para defrontar o FC Porto B, em partida a contar para a 12.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. O encontro tem início marcado para as 21h30, no Pavilhão Municipal de Fânzeres.