A entrega dos Prémios BUPi 2023 realizou-se no Convento de São Francisco, em Coimbra. Na cerimónia, que visou reconhecer os contributos mais significativos dos municípios no desenvolvimento do Balcão Único do Prédio (BUPi), foram atribuídos prémios em sete categorias.
Representado pela Chefe de Gabinete da Presidência, Célia Rodrigues, o Município de Monção foi distinguido com o Prémio de Produtividade, tendo sido o primeiro município do pais com maior número de terrenos registados em 2023 (29 653 matrizes georreferenciadas)
Desde que iniciou atividade, em agosto de 2021, o BUPi de Monção já contabilizou 40 417 terrenos identificados (43%), correspondendo a 6 550 hectares de área geográfica do concelho (31%). No presente, Monção é o município do Alto Minho com maior número de registos efetuados.
O Balcão Único do Prédio (BUPi) é uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial, onde os proprietários podem fazer a georreferenciação e o registo dos seus terrenos, garantindo a sua proteção e valorização, através de um melhor planeamento e uma gestão sustentável do território.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.