A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, esta quarta-feira, às 17h00, a entrega do Viana Práxis – Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo, numa cerimónia que acontece na Biblioteca Barbosa Romero da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
O Viana Práxis é uma iniciativa municipal que pretende distinguir e estimular profissionais cujo trabalho incida sobre o território de Viana do Castelo. Pelas 17h00, acontece a sessão de abertura pela vereadora do Urbanismo, Fabíola Oliveira, seguida da apresentação das obras finalistas pelos candidatos na categoria Edificado. Na sessão, António Curado irá fazer uma apresentação sobre o tema “A Sustentabilidade na Construção”.
Será, depois, atribuído, no âmbito do Prémio Edificado, cinco mil euros ao autor do projeto, recebendo o proprietário um troféu com menção do prémio e o promotor um diploma oficial. No âmbito do Prémio Carreira, os profissionais nomeados pelo júri irão receber um diploma oficial.
Pelas 18h30, acontece a inauguração da exposição “Viana Práxis – Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo 2023”, na Biblioteca Barbosa Romero.
Face aos elevados investimentos que a autarquia e entidades privadas têm feito ao longo dos anos no concelho, a Câmara Municipal volta, assim, a distinguir as melhores intervenções urbanísticas como valorização do seu património construído.
À categoria Edificado puderam concorrer o proprietário do imóvel, o autor do projeto de arquitetura ou a empresa de construção de obras concluídas nos quatro anos anteriores à atribuição do prémio.
Já na categoria Carreira serão distinguidas personalidades que ao longo da sua carreira mais se destacaram em termos locais e nacionais, nos domínios da salvaguarda e valorização do património, resultando das suas atividades um claro benefício para o concelho de Viana do Castelo. Este prémio será atribuído a uma personalidade, eleita por nomeação direta dos membros do júri.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.