Logo
Regional

Pré-candidaturas abertas ao Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo 2023

3 Outubro, 2023 | 14:30
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Já está a decorrer a fase de pré-candidatura ao Viana Práxis - Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo 2023. Face aos elevados investimentos que a autarquia e entidades privadas têm feito ao longo dos anos no concelho, a Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a distinguir as melhores intervenções urbanísticas como valorização do seu património construído.

O Viana Práxis é uma iniciativa municipal que pretende distinguir e estimular profissionais cujo trabalho incida sobre o território de Viana do Castelo, sendo que o Prémio Edificado irá premiar o autor do projeto com 5.000 euros e o proprietário com um troféu com menção do prémio, recebendo o promotor um diploma oficial. O Prémio Carreira é destinado a profissionais nomeados pelo júri, sendo o premiado distinguido com um diploma oficial.

Assim, à categoria Edificado podem concorrer o proprietário do imóvel, o autor do projeto de arquitetura ou a empresa de construção de obras concluídas nos quatro anos anteriores à atribuição do prémio.Já a categoria Carreira visa distinguir personalidades que ao longo da sua carreira mais se destacaram em termos locais e nacionais, nos domínios da salvaguarda e valorização do património, resultando das suas atividades um claro benefício para o concelho de Viana do Castelo. Este prémio será atribuído a uma personalidade, eleita por nomeação direta dos membros do júri.

Até 23 de outubro decorrem as pré-candidaturas para a categoria “Edificado”, sendo que os pedidos de esclarecimento devem acontecer até dia 16, através do email vianapraxis@cm-viana-castelo.pt .

De 24 a 30 de outubro decorrerá o período de apreciação, seleção e comunicação aos proponentes da aceitação das pré- candidaturas.

As candidaturas para a categoria “Reabilitação de Edifícios” acontecem de 31 de outubro a 10 de novembro com pedidos de esclarecimento até 8 de novembro, seguido de respetiva apreciação e seleção.

Para 29 de novembro, está agendada a cerimónia de entrega de prémios e exposição dos trabalhos.

O Viana Práxis tem por objetivos promover a valorização e salvaguarda do património arquitetónico de Viana do Castelo, dando visibilidade às obras e boas práticas existentes no concelho; incentivar a reabilitação dos edifícios que se encontram degradados ou funcionalmente inadequados; estimular a melhoria das condições de habitabilidade e de funcionalidade do parque imobiliário urbano; garantir
a proteção e promover a valorização do património cultural; e afirmar os valores patrimoniais, materiais e simbólicos como fatores de identidade, diferenciação e competitividade urbana.

Pretende ainda propagar a sustentabilidade ambiental, cultural, social e económica do tecido urbano; desenvolver novas soluções de acesso a uma habitação condigna; promover a criação e a melhoria das acessibilidades para cidadãos com mobilidade condicionada; fomentar a adoção de critérios de eficiência energética nos edifícios; galardoar e dignificar a qualidade da arquitetura e da construção, no âmbito de novas edificações e ações de reabilitação, restauro, remodelação ou renovação de edifícios existentes no concelho.

O Viana Práxis pretende, assim, distinguir os autores do projeto de arquitetura, promotores e construtores de obras realizadas no concelho de Viana do Castelo que tenham sido concluídas nos anos anteriores à apresentação da respetiva candidatura; e reconhecer o mérito e carreira de personalidades, cujo percurso profissional foi significativo para o enriquecimento da arquitetura portuguesa e para a valorização e salvaguarda do património de Viana do Castelo.

O regulamento e outras informações podem ser consultadas aqui.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Vianense recebe Sanjoanense na luta pela manutenção na Liga 3

A Liga 3 prossegue este fim-de-semana com a realização da 3.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão, bem como da segunda da Fase de Manutenção e Descida.

Regional 24 Fevereiro, 2024

Vila Nova de Cerveira abre novo Centro de Apoio à Integração de Migrantes

A Câmara de Vila Nova de Cerveira abriu no centro de Transportes um novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que aumentaram nas “freguesias mais próximas da sede do concelho”.

Nacional 24 Fevereiro, 2024

Conselho Nacional da CGTP eleito com 98% dos votos

O Conselho Nacional da CGTP, composto por 147 dirigentes, foi eleito com 98% dos votos, no XV congresso da central sindical, que se realiza na Torre da Marinha, Seixal.

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.