Logo
Regional

Pré-candidaturas abertas ao Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo 2023

4 Outubro, 2023 | 9:50
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Já está a decorrer a fase de pré-candidatura ao Viana Práxis - Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo 2023. Face aos elevados investimentos que a autarquia e entidades privadas têm feito ao longo dos anos no concelho, a Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a distinguir as melhores intervenções urbanísticas como valorização do seu património construído.

O Viana Práxis é uma iniciativa municipal que pretende distinguir e estimular profissionais cujo trabalho incida sobre o território de Viana do Castelo, sendo que o Prémio Edificado irá premiar o autor do projeto com 5.000 euros e o proprietário com um troféu com menção do prémio, recebendo o promotor um diploma oficial. O Prémio Carreira é destinado a profissionais nomeados pelo júri, sendo o premiado distinguido com um diploma oficial.

Assim, à categoria Edificado podem concorrer o proprietário do imóvel, o autor do projeto de arquitetura ou a empresa de construção de obras concluídas nos quatro anos anteriores à atribuição do prémio.

Já a categoria Carreira visa distinguir personalidades que ao longo da sua carreira mais se destacaram em termos locais e nacionais, nos domínios da salvaguarda e valorização do património, resultando das suas atividades um claro benefício para o concelho de Viana do Castelo. Este prémio será atribuído a uma personalidade, eleita por nomeação direta dos membros do júri.

Até 23 de outubro decorrem as pré-candidaturas para a categoria “Edificado”, sendo que os pedidos de esclarecimento devem acontecer até dia 16, através do email vianapraxis@cm-viana-castelo.pt. De 24 a 30 de outubro decorrerá o período de apreciação, seleção e comunicação aos proponentes da aceitação das pré-candidaturas. As candidaturas para a categoria “Reabilitação de Edifícios” acontecem de 31 de outubro a 10 de novembro com pedidos de esclarecimento até 8 de novembro, seguido de respetiva apreciação e seleção. Para 29 de novembro, está agendada a cerimónia de entrega de prémios e exposição dos trabalhos.

O Viana Práxis tem por objetivos promover a valorização e salvaguarda do património arquitetónico de Viana do Castelo, dando visibilidade às obras e boas práticas existentes no concelho; incentivar a reabilitação dos edifícios que se encontram degradados ou funcionalmente inadequados; estimular a melhoria das condições de habitabilidade e de funcionalidade do parque imobiliário urbano; garantir a proteção e promover a valorização do património cultural; e afirmar os valores patrimoniais, materiais e simbólicos como fatores de identidade, diferenciação e competitividade urbana.

Pretende ainda propagar a sustentabilidade ambiental, cultural, social e económica do tecido urbano; desenvolver novas soluções de acesso a uma habitação condigna; promover a criação e a melhoria das acessibilidades para cidadãos com mobilidade condicionada; fomentar a adoção de critérios de eficiência energética nos edifícios; galardoar e dignificar a qualidade da arquitetura e da construção, no âmbito de novas edificações e ações de reabilitação, restauro, remodelação ou renovação de edifícios existentes no concelho.

O Viana Práxis pretende, assim, distinguir os autores do projeto de arquitetura, promotores e construtores de obras realizadas no concelho de Viana do Castelo que tenham sido concluídas nos anos anteriores à apresentação da respetiva candidatura; e reconhecer o mérito e carreira de personalidades, cujo percurso profissional foi significativo para o enriquecimento da arquitetura portuguesa e para a valorização e salvaguarda do património de Viana do Castelo.

Regulamento e outras informações:

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo assina auto de consignação da obra de requalificação da residência da Escola Superior Agrária

Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.

Desporto 1 Julho, 2025

Rampa do Monte do Faro coroa o desporto automóvel em Valença

A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.

Regional 1 Julho, 2025

PSD em coligação com CDS concorre com José Albano à Câmara de Melgaço

José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.

Regional 30 Junho, 2025

Cerveira apresenta Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento

Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.

Regional 30 Junho, 2025

“Marginal” está de volta ao Jardim de Viana do Castelo

De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.

Nacional 30 Junho, 2025

Ponte da Barca apela ao Governo para manter helicóptero no Alto Minho

O presidente da Câmara de Ponte da Barca apelou ao Governo para reverter a decisão de deslocalizar o segundo meio aéreo do Alto Minho para Portalegre, “para garantir a maior e melhor resposta no combate aos incêndios”.

Regional 30 Junho, 2025

Viana do Castelo: Trabalhadores da Transcunha vão decidir se avançam para greve

Os 23 motoristas e quatro administrativos da Transcunha, atual concessionária dos transportes urbanos de Viana do Castelo, vão decidir em plenário se avançam para a greve para reclamar a sua integração no serviço que a câmara assume em setembro.