A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação atribuiu à praia do Cabedelo o certificado de 20 anos consecutivos com Bandeira Azul, sinónimo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente.
Esta distinção entregue à Câmara Municipal de Viana do Castelo visa elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.
O certificado foi entregue à Praia do Cabedelo no âmbito da Cerimónia Bandeira Azul 2023, que aconteceu no Auditório do Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Esta cerimónia destinou-se aos Promotores Bandeira Azul, aos representantes do Júri Nacional do Programa e a todas as entidades envolvidas na gestão e na manutenção das zonas balneares, das marinas, dos portos de recreio e das embarcações ecoturísticas.
Com o objetivo de assinalar o fim da época Bandeira Azul 2023, neste encontro foram atribuídos os prémios dos concursos, entregues os certificados das praias, marinas e embarcações galardoadas e apresentadas as conclusões dos projetos e das
parcerias que decorreram ao longo deste ano.
Situada na margem sul da foz do Rio Lima, de areia fina e rodeada de dunas e de pinhal, a Praia do Cabedelo assume-se como uma baía em forma de meia-lua que apresenta um extenso areal e aberto, com condições que se apresentam como
verdadeiramente extraordinárias para a prática de desportos náuticos.
Tendo em conta as condições de vento existentes no local, a Praia do Cabedelo é excelente para praticantes de todos os níveis. Se os principiantes encontram ótimas condições nas águas mais tranquilas junto à baía, os mais experientes poderão desfrutar em pleno de condições mais desafiantes, apenas a uns metros de distância.
O Cabedelo é constituído por dois espaços de areal: uma praia com um pequeno areal do lado norte do esporão, caraterizada por ventos fortes, ideal para a prática de desportos radicais e windsurf; do lado sul do mesmo esporão temos uma segunda praia, com um extenso sistema dunar, um areal a perder de vista de areia dourada e fina e um mar transparente, onde apetece “dropar” uma onda e praticar Surf ou Kitesurf.
É a praia vianense mais afamada para a prática de desportos náuticos e, por isso, ao longo do ano, o seu areal é pintado pelas cores dos desportistas vindos um pouco de todo o mundo.
A Câmara Municipal de Monção lança uma nova iniciativa dedicada à promoção de hábitos saudáveis e à prática regular de exercício físico: o projeto “Caminhar Ativo”.
O Município de Valença apresenta, no próximo 29 de janeiro, o Programa Anual de Educação Ambiental 2026, numa sessão pública que terá lugar às 11h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Educação Ambiental.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.