A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação atribuiu à praia do Cabedelo o certificado de 20 anos consecutivos com Bandeira Azul, sinónimo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente.
Esta distinção entregue à Câmara Municipal de Viana do Castelo visa elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.
O certificado foi entregue à Praia do Cabedelo no âmbito da Cerimónia Bandeira Azul 2023, que aconteceu no Auditório do Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Esta cerimónia destinou-se aos Promotores Bandeira Azul, aos representantes do Júri Nacional do Programa e a todas as entidades envolvidas na gestão e na manutenção das zonas balneares, das marinas, dos portos de recreio e das embarcações ecoturísticas.
Com o objetivo de assinalar o fim da época Bandeira Azul 2023, neste encontro foram atribuídos os prémios dos concursos, entregues os certificados das praias, marinas e embarcações galardoadas e apresentadas as conclusões dos projetos e das
parcerias que decorreram ao longo deste ano.
Situada na margem sul da foz do Rio Lima, de areia fina e rodeada de dunas e de pinhal, a Praia do Cabedelo assume-se como uma baía em forma de meia-lua que apresenta um extenso areal e aberto, com condições que se apresentam como
verdadeiramente extraordinárias para a prática de desportos náuticos.
Tendo em conta as condições de vento existentes no local, a Praia do Cabedelo é excelente para praticantes de todos os níveis. Se os principiantes encontram ótimas condições nas águas mais tranquilas junto à baía, os mais experientes poderão desfrutar em pleno de condições mais desafiantes, apenas a uns metros de distância.
O Cabedelo é constituído por dois espaços de areal: uma praia com um pequeno areal do lado norte do esporão, caraterizada por ventos fortes, ideal para a prática de desportos radicais e windsurf; do lado sul do mesmo esporão temos uma segunda praia, com um extenso sistema dunar, um areal a perder de vista de areia dourada e fina e um mar transparente, onde apetece “dropar” uma onda e praticar Surf ou Kitesurf.
É a praia vianense mais afamada para a prática de desportos náuticos e, por isso, ao longo do ano, o seu areal é pintado pelas cores dos desportistas vindos um pouco de todo o mundo.
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.