A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação atribuiu à praia do Cabedelo o certificado de 20 anos consecutivos com Bandeira Azul, sinónimo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente.
Esta distinção entregue à Câmara Municipal de Viana do Castelo visa elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.
O certificado foi entregue à Praia do Cabedelo no âmbito da Cerimónia Bandeira Azul 2023, que aconteceu no Auditório do Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Esta cerimónia destinou-se aos Promotores Bandeira Azul, aos representantes do Júri Nacional do Programa e a todas as entidades envolvidas na gestão e na manutenção das zonas balneares, das marinas, dos portos de recreio e das embarcações ecoturísticas.
Com o objetivo de assinalar o fim da época Bandeira Azul 2023, neste encontro foram atribuídos os prémios dos concursos, entregues os certificados das praias, marinas e embarcações galardoadas e apresentadas as conclusões dos projetos e das
parcerias que decorreram ao longo deste ano.
Situada na margem sul da foz do Rio Lima, de areia fina e rodeada de dunas e de pinhal, a Praia do Cabedelo assume-se como uma baía em forma de meia-lua que apresenta um extenso areal e aberto, com condições que se apresentam como
verdadeiramente extraordinárias para a prática de desportos náuticos.
Tendo em conta as condições de vento existentes no local, a Praia do Cabedelo é excelente para praticantes de todos os níveis. Se os principiantes encontram ótimas condições nas águas mais tranquilas junto à baía, os mais experientes poderão desfrutar em pleno de condições mais desafiantes, apenas a uns metros de distância.
O Cabedelo é constituído por dois espaços de areal: uma praia com um pequeno areal do lado norte do esporão, caraterizada por ventos fortes, ideal para a prática de desportos radicais e windsurf; do lado sul do mesmo esporão temos uma segunda praia, com um extenso sistema dunar, um areal a perder de vista de areia dourada e fina e um mar transparente, onde apetece “dropar” uma onda e praticar Surf ou Kitesurf.
É a praia vianense mais afamada para a prática de desportos náuticos e, por isso, ao longo do ano, o seu areal é pintado pelas cores dos desportistas vindos um pouco de todo o mundo.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).