A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação atribuiu à praia do Cabedelo o certificado de 20 anos consecutivos com Bandeira Azul, sinónimo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente.
Esta distinção entregue à Câmara Municipal de Viana do Castelo visa elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.
O certificado foi entregue à Praia do Cabedelo no âmbito da Cerimónia Bandeira Azul 2023, que aconteceu no Auditório do Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Esta cerimónia destinou-se aos Promotores Bandeira Azul, aos representantes do Júri Nacional do Programa e a todas as entidades envolvidas na gestão e na manutenção das zonas balneares, das marinas, dos portos de recreio e das embarcações ecoturísticas.
Com o objetivo de assinalar o fim da época Bandeira Azul 2023, neste encontro foram atribuídos os prémios dos concursos, entregues os certificados das praias, marinas e embarcações galardoadas e apresentadas as conclusões dos projetos e das
parcerias que decorreram ao longo deste ano.
Situada na margem sul da foz do Rio Lima, de areia fina e rodeada de dunas e de pinhal, a Praia do Cabedelo assume-se como uma baía em forma de meia-lua que apresenta um extenso areal e aberto, com condições que se apresentam como
verdadeiramente extraordinárias para a prática de desportos náuticos.
Tendo em conta as condições de vento existentes no local, a Praia do Cabedelo é excelente para praticantes de todos os níveis. Se os principiantes encontram ótimas condições nas águas mais tranquilas junto à baía, os mais experientes poderão desfrutar em pleno de condições mais desafiantes, apenas a uns metros de distância.
O Cabedelo é constituído por dois espaços de areal: uma praia com um pequeno areal do lado norte do esporão, caraterizada por ventos fortes, ideal para a prática de desportos radicais e windsurf; do lado sul do mesmo esporão temos uma segunda praia, com um extenso sistema dunar, um areal a perder de vista de areia dourada e fina e um mar transparente, onde apetece “dropar” uma onda e praticar Surf ou Kitesurf.
É a praia vianense mais afamada para a prática de desportos náuticos e, por isso, ao longo do ano, o seu areal é pintado pelas cores dos desportistas vindos um pouco de todo o mundo.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.