Está concluída a empreitada de Reabilitação e Refuncionalização da Praça Viana, obra que ascendeu a quase cinco milhões de euros e permitiu ao município criar uma estrutura multifunções para servir o desporto e os jovens, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, visitou a antiga arena que foi reconvertida numa área desportiva útil de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro.
O piso 0 conta agora com áreas comerciais destinadas a comércio e serviços, com acesso pelo exterior e independentes do edifício principal; receção, secretaria e administração; balneários; salas de treino / aquecimento; área de Ginástica Rítmica e Artística / Campo de Jogos; área de Ginástica de Trampolins e Saltos; campo de jogos e área técnica. Já o piso 1 tem uma bancada de 240 lugares, sala de troféus, restaurante, bar, cozinha e instalações sanitárias públicas.
A reconversão da antiga praça de touros, desativada desde 2009, foi integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020. De acordo com a memória descritiva do projeto, o mesmo foi elaborado tendo como base o edifício existente e mantendo as caraterísticas arquitetónicas do mesmo ao nível da fachada exterior e volumetria. A forma, a implantação, e a estrutura principal do edifício atual foi mantida, mas a função adaptada à nova vertente desportiva.
A Praça Viana resulta numa parceria com a Escola Desportiva de Viana, assumindo o espaço uma dupla função, já que durante o dia e nos períodos de atividades letivas está ao serviço da comunidade escolar, sendo depois utilizado como equipamento de apoio às atividades da EDV, coletividade que conta atualmente com 1.300 atletas.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou em maio de 2021, no dia em que a coletividade assinalou 45 anos de existência, o contrato de comodato com a Escola Desportiva de Viana para a gestão da Praça Viana. A concentração das diversas modalidades da EDV num só espaço já permitiu ao clube vianense o aumento considerável do número de atletas, com o foco na formação e o apoio de mais de quatro dezenas de técnicos.

É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.