Logo
Regional

PR lembra Armando Marinho como “expoente máximo dos cantares ao desafio do Minho”

17 Abril, 2024 | 13:42
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte de Armando Marinho, que considerou ser o “expoente máximo dos cantares ao desafio do Minho e grande embaixador da música popular portuguesa”.

Numa nota publicada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa evoca Armando Marinho, natural da freguesia de Bravães, no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, como a “voz que marcou gerações e deu brilho à cultura minhota”.

“Aos familiares e amigos de ambos, apresento as minhas sentidas condolências”, refere a nota.

Armando Marinho, considerado como figura maior dos cantares ao desafio e música popular do Minho, morreu na terça-feira, aos 78 anos.

O funeral decorre hoje, estando marcada para as 19:00 a missa de corpo presente, na igreja da Misericórdia de Ponte da Barca, seguindo depois para o cemitério municipal.

Na terça-feira, a Câmara de Ponte da Barca decretou três dias de luto municipal pela morte de Armando Marinho, também como conhecido como Marinho da Barca, “o rei das cantigas ao desafio”.

“Figura incontornável da música tradicional portuguesa, Armando Marinho é por todos considerado a figura maior dos cantares ao desafio e música popular do Minho, mestre do improviso, com uma voz e presença inconfundíveis que marcou gerações inteiras”, referiu a autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Na nota de pesar enviada às redações, o município destacou Armando Marinho como “artista dedicado, apaixonado pela sua arte e pela sua terra”.

“Armando Marinho deixa um grande legado que perdurará como parte intrínseca da história, da cultura e da identidade de Ponte da Barca, sendo um dos seus maiores embaixadores”, lê-se ainda na nota.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 5 Dezembro, 2025

Pingo Doce apoia 9 projetos em Viana do Castelo na 5ª edição do Programa Bairro Feliz

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.

Regional 5 Dezembro, 2025

Ponte de Lima promove sessões de Yoga e histórias para crianças e famílias

O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.

Cultura 5 Dezembro, 2025

“O Soldadinho de Chumbo” chega ao Cineteatro João Verde em Monção

O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.

Regional 5 Dezembro, 2025

Pai Natal chega hoje a Vila Nova de Cerveira em grande desfile

O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.

Regional 5 Dezembro, 2025

Escola de Hotelaria de Viana do Castelo lança Curso de Bartender

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.

Regional 5 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana abre candidaturas para pós-graduação em Economia Azul Sustentável

O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça aposta na economia azul e energias renováveis

Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.