O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte de Armando Marinho, que considerou ser o “expoente máximo dos cantares ao desafio do Minho e grande embaixador da música popular portuguesa”.
Numa nota publicada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa evoca Armando Marinho, natural da freguesia de Bravães, no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, como a “voz que marcou gerações e deu brilho à cultura minhota”.
“Aos familiares e amigos de ambos, apresento as minhas sentidas condolências”, refere a nota.
Armando Marinho, considerado como figura maior dos cantares ao desafio e música popular do Minho, morreu na terça-feira, aos 78 anos.
O funeral decorre hoje, estando marcada para as 19:00 a missa de corpo presente, na igreja da Misericórdia de Ponte da Barca, seguindo depois para o cemitério municipal.
Na terça-feira, a Câmara de Ponte da Barca decretou três dias de luto municipal pela morte de Armando Marinho, também como conhecido como Marinho da Barca, “o rei das cantigas ao desafio”.
“Figura incontornável da música tradicional portuguesa, Armando Marinho é por todos considerado a figura maior dos cantares ao desafio e música popular do Minho, mestre do improviso, com uma voz e presença inconfundíveis que marcou gerações inteiras”, referiu a autarquia do distrito de Viana do Castelo.
Na nota de pesar enviada às redações, o município destacou Armando Marinho como “artista dedicado, apaixonado pela sua arte e pela sua terra”.
“Armando Marinho deixa um grande legado que perdurará como parte intrínseca da história, da cultura e da identidade de Ponte da Barca, sendo um dos seus maiores embaixadores”, lê-se ainda na nota.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.