O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte de Armando Marinho, que considerou ser o “expoente máximo dos cantares ao desafio do Minho e grande embaixador da música popular portuguesa”.
Numa nota publicada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa evoca Armando Marinho, natural da freguesia de Bravães, no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, como a “voz que marcou gerações e deu brilho à cultura minhota”.
“Aos familiares e amigos de ambos, apresento as minhas sentidas condolências”, refere a nota.
Armando Marinho, considerado como figura maior dos cantares ao desafio e música popular do Minho, morreu na terça-feira, aos 78 anos.
O funeral decorre hoje, estando marcada para as 19:00 a missa de corpo presente, na igreja da Misericórdia de Ponte da Barca, seguindo depois para o cemitério municipal.
Na terça-feira, a Câmara de Ponte da Barca decretou três dias de luto municipal pela morte de Armando Marinho, também como conhecido como Marinho da Barca, “o rei das cantigas ao desafio”.
“Figura incontornável da música tradicional portuguesa, Armando Marinho é por todos considerado a figura maior dos cantares ao desafio e música popular do Minho, mestre do improviso, com uma voz e presença inconfundíveis que marcou gerações inteiras”, referiu a autarquia do distrito de Viana do Castelo.
Na nota de pesar enviada às redações, o município destacou Armando Marinho como “artista dedicado, apaixonado pela sua arte e pela sua terra”.
“Armando Marinho deixa um grande legado que perdurará como parte intrínseca da história, da cultura e da identidade de Ponte da Barca, sendo um dos seus maiores embaixadores”, lê-se ainda na nota.
O SC Vianense defronta este domingo, 2 de novembro, o Vilaverdense FC, em partida referente à 8.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. O encontro está agendado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
Valença assinalou o Dia Internacional da Terceira Idade, a 28 de outubro, com sessões de Terapia do Riso dirigidas à população sénior institucionalizada do concelho.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A equipa vianense somou, este sábado, a quinta vitória consecutiva, ao bater o Famalicense AC por expressivos 7-2, no Pavilhão José Natário, perante um público entusiasta que voltou a empurrar a equipa para mais um triunfo convincente.
A presidente da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho, eleita pela CDU nas eleições autárquicas de 12 de outubro, conseguiu este sábado aprovar o Executivo da Junta, após uma primeira tentativa sem sucesso.
O Santa Luzia recebeu, este sábado, 1 de novembro, o SL Benfica, em jogo da 9.ª jornada da 1.ª fase da Liga Feminina Placard de Futsal, disputado no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo. Apesar da derrota (2-4), a equipa minhota deixou uma boa imagem, especialmente na segunda parte, frente ao líder invicto da competição.
Diz o ditado que “gato escaldado de água fria tem medo”. O ditado pode funcionar com os gatos, mas nem sempre funciona com as pessoas. E por isso, para dar uma ajuda a quem já sofreu um evento cardiovascular, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Novartis lançou a campanha “55 é a sua linha vermelha”.
A jovem futebolista Matilde Silva, natural de Viana do Castelo, deu um importante passo na sua carreira desportiva ao assinar contrato de formação com o Sport Lisboa e Benfica, integrando oficialmente o plantel Sub-15 feminino do clube encarnado.