O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte de Armando Marinho, que considerou ser o “expoente máximo dos cantares ao desafio do Minho e grande embaixador da música popular portuguesa”.
Numa nota publicada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa evoca Armando Marinho, natural da freguesia de Bravães, no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, como a “voz que marcou gerações e deu brilho à cultura minhota”.
“Aos familiares e amigos de ambos, apresento as minhas sentidas condolências”, refere a nota.
Armando Marinho, considerado como figura maior dos cantares ao desafio e música popular do Minho, morreu na terça-feira, aos 78 anos.
O funeral decorre hoje, estando marcada para as 19:00 a missa de corpo presente, na igreja da Misericórdia de Ponte da Barca, seguindo depois para o cemitério municipal.
Na terça-feira, a Câmara de Ponte da Barca decretou três dias de luto municipal pela morte de Armando Marinho, também como conhecido como Marinho da Barca, “o rei das cantigas ao desafio”.
“Figura incontornável da música tradicional portuguesa, Armando Marinho é por todos considerado a figura maior dos cantares ao desafio e música popular do Minho, mestre do improviso, com uma voz e presença inconfundíveis que marcou gerações inteiras”, referiu a autarquia do distrito de Viana do Castelo.
Na nota de pesar enviada às redações, o município destacou Armando Marinho como “artista dedicado, apaixonado pela sua arte e pela sua terra”.
“Armando Marinho deixa um grande legado que perdurará como parte intrínseca da história, da cultura e da identidade de Ponte da Barca, sendo um dos seus maiores embaixadores”, lê-se ainda na nota.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 27 de setembro à meia-noite, a Serenata da Romaria d’Agonia, espetáculo piromusical considerado um dos momentos mais emblemáticos e emocionantes das Festas d’Agonia.
O jovem limiano Marco Malheiro trouxe para Portugal uma das mais prestigiadas distinções do EuroSkills 2025, ao conquistar a medalha de ouro na profissão de soldadura. A competição, conhecida como os "Jogos Olímpicos das Profissões", decorreu em Herning, na Península da Jutlândia, na Dinamarca.
O Santa Luzia Futebol Clube entra em campo este domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, para disputar o seu primeiro jogo oficial em casa da temporada 2025/2026, frente à equipa do Águias de Santa Marta.
Nem a chuva que se fez sentir no início da noite de sábado conseguiu travar o entusiasmo das centenas de pessoas que voltaram ao centro histórico de Viana do Castelo para o segundo dia do festival “Viana Bate Forte”.
O SC Vianense recebe este domingo, pelas 15h00, o AR São Martinho no Estádio Dr. José de Matos, em jogo da 4.ª jornada do Campeonato de Portugal – Série A, numa partida que opõe duas equipas em busca da primeira vitória na competição.
Já se encontram em Viana do Castelo os dois primeiros autocarros 100% elétricos que vão integrar o novo sistema de transportes urbanos TuViana, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Trata-se de dois mini-autocarros que vão operar nos circuitos do centro histórico, periferia da cidade e freguesia de Darque.
A banda portuguesa D.A.M.A acaba de lançar “Rio do Esquecimento”, um tema que cruza o universo pop com as raízes culturais do Minho e presta uma sentida homenagem a Ponte de Lima. Inspirados pela história, pelas festas e pelas gentes da vila mais antiga de Portugal, os músicos mergulham na tradição para criar uma canção que marca o arranque do seu próximo projeto discográfico: Canções Portuguesas Bonitas Vol. II.