A Polícia Judiciária (PJ) deteve o proprietário de uma ourivesaria no centro histórico de Ponte de Lima que baleou um jovem que, alegadamente, participou numa tentativa de assalto ao estabelecimento comercial, revelou a PSP.
Fonte do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que “o dono da ourivesaria, de 82 anos, foi detido pela PJ e levado para as instalações da PJ, em Braga”.
O jovem de 21 anos, baleado pelo proprietário da ourivesaria, situado nas proximidades da Igreja Matriz, de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, “será submetido a intervenção cirúrgica para anastomose da artéria umeral, no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo e, na quinta-feira, será transferido para Hospital de Braga, onde se seguirá intervenção para reconstrução do cotovelo”.
Anteriormente, a fonte da PSP adiantou que o proprietário da ourivesaria, tem licença de uso e porte de arma, por ser caçador, mas ainda está a ser averiguado se a arma disparada está licenciada”.
Além do jovem ferido, a tentativa de assalto terá tido a colaboração de mais dois homens que se colocaram em fuga.
A tentativa de assalto ocorreu entre as 15h31 e as 15h40.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.