A população portuguesa tem disponível, em média, 4.079 calorias por dia, o dobro do recomendado para um adulto com peso saudável. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quinta-feira no âmbito da Balança Alimentar Portuguesa (BAP), e mostram que o consumo calórico se mantém praticamente inalterado face ao período de 2015-2019 (4.077 Kcal).
O INE destaca que 2020, primeiro ano da pandemia, registou o valor mais baixo da última década (3.894 Kcal), mas o excesso calórico voltou a crescer nos anos seguintes.
Segundo o instituto, as disponibilidades alimentares continuam a refletir uma “oferta excessiva e desequilibrada”, com consumo a mais de carne, pescado e ovos (+12,4 pontos percentuais face ao recomendado), e défices em hortícolas (-8,1 p.p.) e frutos (-3,7 p.p.).
Em termos médios, a carne de aves representa quase 40% do total disponível, seguida da carne de porco (27,4%) e da carne de vaca, que aumentou ligeiramente.
O pescado diminuiu 2,1%, mas o consumo de crustáceos e moluscos subiu mais de 20%, com o peixe fresco a manter-se como o principal produto (55,1% do total).
O consumo de ovos também cresceu, com cada residente a ter disponível cerca de meio ovo por dia (183 ovos por ano).
Por outro lado, o leite e os produtos lácteos registaram uma quebra de 3,6%, tal como os cereais, cuja produção nacional cobriu apenas 23% das necessidades de consumo.
Já o consumo de fruta aumentou 13,9%, e o das bebidas alcoólicas também cresceu 10% face a 2015-2019, com uma média de 332 mililitros por dia por habitante — o equivalente a 52 litros de vinho e 60 litros de cerveja por ano.
O INE conclui que, apesar de algumas melhorias, a dieta portuguesa mantém-se acima do valor calórico recomendado e com desequilíbrios alimentares, reforçando a importância de uma alimentação mais equilibrada e próxima das orientações da Roda dos Alimentos.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.