Já com o apuramento para os oitavos de final garantido, a Seleção Nacional de Futsal venceu, este domingo, a congénere de Marrocos, por 4-1, em partida relativa à 3.ª ronda do Grupo E do Campeonato do Mundo de Futsal 2024.
A Equipa das Quinas terminou o agrupamento na primeira posição com nove pontos, fruto das três vitórias, sendo que nos oitavos de final vai defrontar o Cazaquistão, segundo classificado do Grupo D.
Portugal entrou com vontade de impor o seu jogo e, aos 2’, remate forte de Pany para defesa apertada do guardião adversário. Logo a seguir, também aos 2’, grande golo de Portugal. Excelente jogada coletiva de Portugal, serviço a Erick no jogo de pivô e grande golo do universal, com a bola ainda a embater no poste antes de entrar.
Marrocos ia arriscando a sair a jogar e Portugal ia pressionando. Entrada muito personalizada da formação orientada por Jorge Braz, com muita competência na posse de bola. Aos 7’ defesa de Edu a remate de Amazal. Logo a seguir, remate perigoso de Lúcio Rocha e grande defesa de Edu num lance com Charraoui.
As duas equipas iam criando perigo nas balizas adversárias. Tiago Brito quase marca após bola parada e Zicky, num lance em que tira o defensor do caminho, isola-se e quase faz o 2-0. Pelos 15’, grande lance de Erick. Pontapé de linha lateral e o camisola 8 atirou rasteiro a centímetros do poste. Logo a seguir, aos 16’, roubo de bola de Portugal em zonas adiantadas e o fixo marroquino quase fez auto-golo. Marrocos reagiu e, aos 18’, grande defesa de Edu, a remate de Charraoui. Perto do intervalo, mais concretamente aos 19’, grande jogada coletiva lusa e André Coelho é travado na área. Na conversão, Bruno Coelho atira para o 2-0.
Até ao intervalo, Marrocos apostou no 5×4 para anular a vantagem lusa, mas sem efeitos práticos.
Na segunda metade do encontro, Portugal dilatou a vantagem logo aos 22′. Erro clamoroso do guardião Abdelkrim Anbia e Bruno Coelho remata para o 3-0. Depois de uma ameaça de Marrocos, que saiu ao lado, a Equipa das Quinas quase marcava mais um, através de um remate perigoso de Pany.
Marrrocos ia apostando no 5×4 em certas situações, mas Portugal foi sempre muito competente a anular esses lances. Num erro na saída de bola de Portugal, a equipa africana reduziu por intermédio de El Mesrar (24′), que aproveitou a recarga a um remate seu que foi ao poste.
Perto do fim, aos 39 minutos, Zicky sentenciou a partida, assistido por por Fábio Cecílio.
Com este resultado, Portugal assegurou o primeiro lugar do Grupo E, pelo que encontrará nos oitavos de final o Cazaquistão (segundo classificado do Grupo D).
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 está a ser disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, até 6 de outubro.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.