Já com o apuramento para os oitavos de final garantido, a Seleção Nacional de Futsal venceu, este domingo, a congénere de Marrocos, por 4-1, em partida relativa à 3.ª ronda do Grupo E do Campeonato do Mundo de Futsal 2024.
A Equipa das Quinas terminou o agrupamento na primeira posição com nove pontos, fruto das três vitórias, sendo que nos oitavos de final vai defrontar o Cazaquistão, segundo classificado do Grupo D.
Portugal entrou com vontade de impor o seu jogo e, aos 2’, remate forte de Pany para defesa apertada do guardião adversário. Logo a seguir, também aos 2’, grande golo de Portugal. Excelente jogada coletiva de Portugal, serviço a Erick no jogo de pivô e grande golo do universal, com a bola ainda a embater no poste antes de entrar.
Marrocos ia arriscando a sair a jogar e Portugal ia pressionando. Entrada muito personalizada da formação orientada por Jorge Braz, com muita competência na posse de bola. Aos 7’ defesa de Edu a remate de Amazal. Logo a seguir, remate perigoso de Lúcio Rocha e grande defesa de Edu num lance com Charraoui.
As duas equipas iam criando perigo nas balizas adversárias. Tiago Brito quase marca após bola parada e Zicky, num lance em que tira o defensor do caminho, isola-se e quase faz o 2-0. Pelos 15’, grande lance de Erick. Pontapé de linha lateral e o camisola 8 atirou rasteiro a centímetros do poste. Logo a seguir, aos 16’, roubo de bola de Portugal em zonas adiantadas e o fixo marroquino quase fez auto-golo. Marrocos reagiu e, aos 18’, grande defesa de Edu, a remate de Charraoui. Perto do intervalo, mais concretamente aos 19’, grande jogada coletiva lusa e André Coelho é travado na área. Na conversão, Bruno Coelho atira para o 2-0.
Até ao intervalo, Marrocos apostou no 5×4 para anular a vantagem lusa, mas sem efeitos práticos.
Na segunda metade do encontro, Portugal dilatou a vantagem logo aos 22′. Erro clamoroso do guardião Abdelkrim Anbia e Bruno Coelho remata para o 3-0. Depois de uma ameaça de Marrocos, que saiu ao lado, a Equipa das Quinas quase marcava mais um, através de um remate perigoso de Pany.
Marrrocos ia apostando no 5×4 em certas situações, mas Portugal foi sempre muito competente a anular esses lances. Num erro na saída de bola de Portugal, a equipa africana reduziu por intermédio de El Mesrar (24′), que aproveitou a recarga a um remate seu que foi ao poste.
Perto do fim, aos 39 minutos, Zicky sentenciou a partida, assistido por por Fábio Cecílio.
Com este resultado, Portugal assegurou o primeiro lugar do Grupo E, pelo que encontrará nos oitavos de final o Cazaquistão (segundo classificado do Grupo D).
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 está a ser disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, até 6 de outubro.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.