Já com o apuramento para os oitavos de final garantido, a Seleção Nacional de Futsal venceu, este domingo, a congénere de Marrocos, por 4-1, em partida relativa à 3.ª ronda do Grupo E do Campeonato do Mundo de Futsal 2024.
A Equipa das Quinas terminou o agrupamento na primeira posição com nove pontos, fruto das três vitórias, sendo que nos oitavos de final vai defrontar o Cazaquistão, segundo classificado do Grupo D.
Portugal entrou com vontade de impor o seu jogo e, aos 2’, remate forte de Pany para defesa apertada do guardião adversário. Logo a seguir, também aos 2’, grande golo de Portugal. Excelente jogada coletiva de Portugal, serviço a Erick no jogo de pivô e grande golo do universal, com a bola ainda a embater no poste antes de entrar.
Marrocos ia arriscando a sair a jogar e Portugal ia pressionando. Entrada muito personalizada da formação orientada por Jorge Braz, com muita competência na posse de bola. Aos 7’ defesa de Edu a remate de Amazal. Logo a seguir, remate perigoso de Lúcio Rocha e grande defesa de Edu num lance com Charraoui.
As duas equipas iam criando perigo nas balizas adversárias. Tiago Brito quase marca após bola parada e Zicky, num lance em que tira o defensor do caminho, isola-se e quase faz o 2-0. Pelos 15’, grande lance de Erick. Pontapé de linha lateral e o camisola 8 atirou rasteiro a centímetros do poste. Logo a seguir, aos 16’, roubo de bola de Portugal em zonas adiantadas e o fixo marroquino quase fez auto-golo. Marrocos reagiu e, aos 18’, grande defesa de Edu, a remate de Charraoui. Perto do intervalo, mais concretamente aos 19’, grande jogada coletiva lusa e André Coelho é travado na área. Na conversão, Bruno Coelho atira para o 2-0.
Até ao intervalo, Marrocos apostou no 5×4 para anular a vantagem lusa, mas sem efeitos práticos.
Na segunda metade do encontro, Portugal dilatou a vantagem logo aos 22′. Erro clamoroso do guardião Abdelkrim Anbia e Bruno Coelho remata para o 3-0. Depois de uma ameaça de Marrocos, que saiu ao lado, a Equipa das Quinas quase marcava mais um, através de um remate perigoso de Pany.
Marrrocos ia apostando no 5×4 em certas situações, mas Portugal foi sempre muito competente a anular esses lances. Num erro na saída de bola de Portugal, a equipa africana reduziu por intermédio de El Mesrar (24′), que aproveitou a recarga a um remate seu que foi ao poste.
Perto do fim, aos 39 minutos, Zicky sentenciou a partida, assistido por por Fábio Cecílio.
Com este resultado, Portugal assegurou o primeiro lugar do Grupo E, pelo que encontrará nos oitavos de final o Cazaquistão (segundo classificado do Grupo D).
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 está a ser disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, até 6 de outubro.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.