Já com o apuramento para os oitavos de final garantido, a Seleção Nacional de Futsal venceu, este domingo, a congénere de Marrocos, por 4-1, em partida relativa à 3.ª ronda do Grupo E do Campeonato do Mundo de Futsal 2024.
A Equipa das Quinas terminou o agrupamento na primeira posição com nove pontos, fruto das três vitórias, sendo que nos oitavos de final vai defrontar o Cazaquistão, segundo classificado do Grupo D.
Portugal entrou com vontade de impor o seu jogo e, aos 2’, remate forte de Pany para defesa apertada do guardião adversário. Logo a seguir, também aos 2’, grande golo de Portugal. Excelente jogada coletiva de Portugal, serviço a Erick no jogo de pivô e grande golo do universal, com a bola ainda a embater no poste antes de entrar.
Marrocos ia arriscando a sair a jogar e Portugal ia pressionando. Entrada muito personalizada da formação orientada por Jorge Braz, com muita competência na posse de bola. Aos 7’ defesa de Edu a remate de Amazal. Logo a seguir, remate perigoso de Lúcio Rocha e grande defesa de Edu num lance com Charraoui.
As duas equipas iam criando perigo nas balizas adversárias. Tiago Brito quase marca após bola parada e Zicky, num lance em que tira o defensor do caminho, isola-se e quase faz o 2-0. Pelos 15’, grande lance de Erick. Pontapé de linha lateral e o camisola 8 atirou rasteiro a centímetros do poste. Logo a seguir, aos 16’, roubo de bola de Portugal em zonas adiantadas e o fixo marroquino quase fez auto-golo. Marrocos reagiu e, aos 18’, grande defesa de Edu, a remate de Charraoui. Perto do intervalo, mais concretamente aos 19’, grande jogada coletiva lusa e André Coelho é travado na área. Na conversão, Bruno Coelho atira para o 2-0.
Até ao intervalo, Marrocos apostou no 5×4 para anular a vantagem lusa, mas sem efeitos práticos.
Na segunda metade do encontro, Portugal dilatou a vantagem logo aos 22′. Erro clamoroso do guardião Abdelkrim Anbia e Bruno Coelho remata para o 3-0. Depois de uma ameaça de Marrocos, que saiu ao lado, a Equipa das Quinas quase marcava mais um, através de um remate perigoso de Pany.
Marrrocos ia apostando no 5×4 em certas situações, mas Portugal foi sempre muito competente a anular esses lances. Num erro na saída de bola de Portugal, a equipa africana reduziu por intermédio de El Mesrar (24′), que aproveitou a recarga a um remate seu que foi ao poste.
Perto do fim, aos 39 minutos, Zicky sentenciou a partida, assistido por por Fábio Cecílio.
Com este resultado, Portugal assegurou o primeiro lugar do Grupo E, pelo que encontrará nos oitavos de final o Cazaquistão (segundo classificado do Grupo D).
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 está a ser disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, até 6 de outubro.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.