A Seleção Nacional Feminina prosseguiu, esta terça-feira, o seu registo vitorioso no Grupo 3 da Liga B de apuramento para o Euro 2025, ao derrotar Irlanda do Norte por 1-2, em Lurgan. A Equipa das Quinas já carimbou um lugar no playoff de qualificação para a fase final e ficou muito perto de atingir a subida à Liga A.
A Irlanda do Norte mudou de estratégia relativamente a Leiria, entrou bem e com grande intensidade. Aos 5′, jogada pela direita de Magill, que serviu Lauren Wade ao segundo poste para adiantar a equipa da casa na frente. Portugal tentou reagir e pegar na bola e aos 9′ Kika Nazareth deu o primeiro aviso. A partir deste momento, a Equipa das Quinas controlou as incidências do jogo, dominou a posse de bola e começou a criar perigo junto da baliza adversária.
À passagem dos 18′, boa jogada coletiva de Portugal, Lúcia Alves cruza da esquerda e Kika Nazareth empata o jogo. Pelos 28′, bom lance de Diana Silva na área e Kika atira para defesa apertada de Burns.
A formação orientada por Francisco Neto tinha o controlo do jogo e ia tentanto desequilibrar a defensiva contrária. Aos 30′, pressão portuguesa na saída de bola das irlandesas, Andreia Norton recupera e de pé esquerdo atira para o 2-1. Até ao intervalo, Portugal ainda dispôs de algumas chances, sendo a mais clara aos 33′, com Telma Encarnação a ensaiar uma bicicleta por cima.
Na segunda metade do encontro, Portugal continuou a controlar e a dominar. Jéssica Silva, recém-entrada, esteve perto de aumentar a contagem, mas a defensiva irlandesa negou o lance à avançada lusa. A formação portuguesa foi gerindo o jogo, não permitindo nada ao adversário e revelando grande personalidade e caráter. Portugal dispôs ainda de alguns lances de bola parada, mas sem grandes efeitos práticos.
Até ao final, a Irlanda do Norte tentou o jogo direto, mas Portugal resguardou-se bem, foi gerindo a bola e assegurou a vitória.
No outro jogo do dia, a Bósnia bateu Malta por 2-1. Portugal passou a somar 12 pontos, enquanto a Bósnia tem seis.
Às vezes, uma simples formatação num computador revela pequenos tesouros guardados no fundo do tempo. Fotografias antigas, pastas esquecidas, fragmentos de uma infância que, à distância, parecem pertencer a outro mundo — e talvez pertençam mesmo.
As ruas de Tomiño e Vila Nova de Cerveira voltam a receber cavaletes, telas e artistas com muita criatividade, no XIII Concurso de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernández, a 17 de agosto, organizado pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da Comunidade de Baldios de Goián.
Quase 40 espetáculos vão encher de cor e alegria as ruas, praças e esplanadas de Paredes de Coura, com o melhor da animação de rua, teatro-clown e circo contemporâneo.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) deu mais um passo decisivo no reforço da sua política de apoio aos estudantes, com a consignação oficial da obra da nova residência académica a construir no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), junto à Praia Norte, em Viana do Castelo. A cerimónia decorreu esta quinta-feira na Biblioteca Professor Barbosa Romero.
No âmbito das comemorações do Dia de Santiago, o Município de Valença preparou um conjunto de iniciativas culturais e simbólicas que decorrerão esta sexta-feira, 25 de julho, assinalando esta data de especial significado para a cidade.
O SC Braga iniciou, esta quinta-feira, a sua caminhada na época 2025-26, empatando a zero na Bulgária, diante do PFK Levski Sofia, em partida referente à primeira mão da 2.ª pré-eliminatória da UEFA Europa League.
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, através de equipas do Núcleo de Armas e Explosivos, no dia 25 de julho (sexta-feira), no período compreendido entre as 10h00 e as 16h00, no Largo Hermenegildo Solheiro (em frente ao edifício dos Paços do Concelho), em Melgaço, vai realizar uma ação de atendimento móvel, com o objetivo de atender e esclarecer os munícipes de Melgaço para as questões relacionadas com as armas e os explosivos.