A Seleção Nacional Feminina prosseguiu, esta terça-feira, o seu registo vitorioso no Grupo 3 da Liga B de apuramento para o Euro 2025, ao derrotar Irlanda do Norte por 1-2, em Lurgan. A Equipa das Quinas já carimbou um lugar no playoff de qualificação para a fase final e ficou muito perto de atingir a subida à Liga A.
A Irlanda do Norte mudou de estratégia relativamente a Leiria, entrou bem e com grande intensidade. Aos 5′, jogada pela direita de Magill, que serviu Lauren Wade ao segundo poste para adiantar a equipa da casa na frente. Portugal tentou reagir e pegar na bola e aos 9′ Kika Nazareth deu o primeiro aviso. A partir deste momento, a Equipa das Quinas controlou as incidências do jogo, dominou a posse de bola e começou a criar perigo junto da baliza adversária.
À passagem dos 18′, boa jogada coletiva de Portugal, Lúcia Alves cruza da esquerda e Kika Nazareth empata o jogo. Pelos 28′, bom lance de Diana Silva na área e Kika atira para defesa apertada de Burns.
A formação orientada por Francisco Neto tinha o controlo do jogo e ia tentanto desequilibrar a defensiva contrária. Aos 30′, pressão portuguesa na saída de bola das irlandesas, Andreia Norton recupera e de pé esquerdo atira para o 2-1. Até ao intervalo, Portugal ainda dispôs de algumas chances, sendo a mais clara aos 33′, com Telma Encarnação a ensaiar uma bicicleta por cima.
Na segunda metade do encontro, Portugal continuou a controlar e a dominar. Jéssica Silva, recém-entrada, esteve perto de aumentar a contagem, mas a defensiva irlandesa negou o lance à avançada lusa. A formação portuguesa foi gerindo o jogo, não permitindo nada ao adversário e revelando grande personalidade e caráter. Portugal dispôs ainda de alguns lances de bola parada, mas sem grandes efeitos práticos.
Até ao final, a Irlanda do Norte tentou o jogo direto, mas Portugal resguardou-se bem, foi gerindo a bola e assegurou a vitória.
No outro jogo do dia, a Bósnia bateu Malta por 2-1. Portugal passou a somar 12 pontos, enquanto a Bósnia tem seis.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).