A Seleção Nacional Feminina prosseguiu, esta terça-feira, o seu registo vitorioso no Grupo 3 da Liga B de apuramento para o Euro 2025, ao derrotar Irlanda do Norte por 1-2, em Lurgan. A Equipa das Quinas já carimbou um lugar no playoff de qualificação para a fase final e ficou muito perto de atingir a subida à Liga A.
A Irlanda do Norte mudou de estratégia relativamente a Leiria, entrou bem e com grande intensidade. Aos 5′, jogada pela direita de Magill, que serviu Lauren Wade ao segundo poste para adiantar a equipa da casa na frente. Portugal tentou reagir e pegar na bola e aos 9′ Kika Nazareth deu o primeiro aviso. A partir deste momento, a Equipa das Quinas controlou as incidências do jogo, dominou a posse de bola e começou a criar perigo junto da baliza adversária.
À passagem dos 18′, boa jogada coletiva de Portugal, Lúcia Alves cruza da esquerda e Kika Nazareth empata o jogo. Pelos 28′, bom lance de Diana Silva na área e Kika atira para defesa apertada de Burns.
A formação orientada por Francisco Neto tinha o controlo do jogo e ia tentanto desequilibrar a defensiva contrária. Aos 30′, pressão portuguesa na saída de bola das irlandesas, Andreia Norton recupera e de pé esquerdo atira para o 2-1. Até ao intervalo, Portugal ainda dispôs de algumas chances, sendo a mais clara aos 33′, com Telma Encarnação a ensaiar uma bicicleta por cima.
Na segunda metade do encontro, Portugal continuou a controlar e a dominar. Jéssica Silva, recém-entrada, esteve perto de aumentar a contagem, mas a defensiva irlandesa negou o lance à avançada lusa. A formação portuguesa foi gerindo o jogo, não permitindo nada ao adversário e revelando grande personalidade e caráter. Portugal dispôs ainda de alguns lances de bola parada, mas sem grandes efeitos práticos.
Até ao final, a Irlanda do Norte tentou o jogo direto, mas Portugal resguardou-se bem, foi gerindo a bola e assegurou a vitória.
No outro jogo do dia, a Bósnia bateu Malta por 2-1. Portugal passou a somar 12 pontos, enquanto a Bósnia tem seis.
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.
A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.