Portugal venceu esta terça-feira a Geórgia, por 4-0, na terceira e última jornada do Grupo C do Campeonato da Europa de futebol de sub-21, apurando-se para os quartos de final no primeiro lugar da 'poule', aguardando por adversário.

Em Trencin, na Eslováquia, a equipa das ‘quinas’ inaugurou o marcador aos 24 minutos, por Rodrigo Pinheiro, numa altura em que já jogava em superioridade numérica devido à expulsão de Lasha Odisharia, logo aos cinco, ampliando a vantagem por Geovany Quenda, aos 62, Rodrigo Gomes, aos 87, e Henrique Araújo, aos 90+5, de penálti.
Com esta vitória, depois do empate 0-0 na estreia com a França e do triunfo frente à Polónia, por 5-0, Portugal terminou o grupo no primeiro lugar, com sete pontos, os mesmos dos franceses, que hoje venceram os polacos por 4-1, mas ficaram em segundo por terem desvantagem na diferença de golos, seguindo também em frente na prova. A Geórgia, com três, e Polónia, sem pontuar, estão eliminadas.
Portugal vai disputar os quartos de final no sábado, a partir das 18:00 locais (17:00 em Lisboa), no Estádio pod Dubnom, em Zilina, frente a Ucrânia, Países Baixos ou Finlândia, que decidirão na quarta-feira a segunda posição do Grupo D, já conquistado pela Dinamarca, que vai defrontar os gauleses.
A 25.ª edição do Europeu de sub-21 começou na quarta-feira e acabará em 28 de junho, com a final no Estádio Tehelné pole, em Bratislava, sendo que Portugal, finalista vencido em 1994, 2015 e 2021, procura um inédito troféu na 10.ª participação, e terceira seguida.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 29 de maio e 4 de junho, um conjunto de operações em todo o território nacional, no âmbito da prevenção e combate à criminalidade, da fiscalização rodoviária e do controlo de infrações de natureza contraordenacional.
A Praça Terras da Nóbrega, em Ponte da Barca, volta a ser palco do Mercado do Vinho, que regressa nos dias 26 e 27 de junho para a sua quarta edição. O evento promete reunir produtores, visitantes e apreciadores num ambiente de convívio e celebração em torno do Vinho Verde, da gastronomia regional e das tradições locais.
Dois antigos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) vão protagonizar um momento inédito para o empreendedorismo nacional ao levar, pela primeira vez, uma marca portuguesa ao universo da Fórmula 1.
A futura Unidade de Saúde de Alvarães continua a avançar e promete reforçar significativamente a oferta de cuidados de saúde na margem esquerda do concelho de Viana do Castelo.
A margem do rio Minho, em Lanhelas, está a ser alvo de uma intervenção de requalificação ambiental que permitiu substituir 56 choupos híbridos por mais de uma centena de árvores autóctones, numa ação que envolveu várias entidades públicas e teve como principais objetivos reforçar a segurança da população e promover a biodiversidade.
O atleta Usumane Djumo, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), alcançou mais um resultado de destaque internacional ao conquistar a medalha de bronze na final dos 110 metros barreiras, disputada no passado dia 3 de junho, em Valladolid, Espanha.
A Pesqueira dos Frades, em Ganfei, recebe este domingo, 7 de junho, a XIV Festa Gastronómica da Savelha, iniciativa que volta a destacar uma das espécies mais emblemáticas do rio Minho e uma das tradições piscatórias mais representativas da região raiana.