Portugal carimbou, esta sexta-feira, a presença no Campeonato do Mundo de Futsal 2024, ao garantiu o 1.º lugar do Grupo E da Ronda de Elite de acesso à fase final da prova, em virtude da vitória frente à Finlândia, por 5-0, em Coimbra.
Esta será a 7.ª participação de Portugal numa fase final de um Campeonato do Mundo FIFA. A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual campeã em título.
O Mundial 2024 vai disputar-se no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro.

Quanto ao jogo, Portugal entrou com grande intensidade e dinâmica. Logo aos 4′, a Equipa das Quinas inaugurou o marcador. Jogada individual Pany na esquerda e o ala, com um remate de bico, coloca a bola por baixo das pernas do guardião nórdico, fazendo o 1-0. A formação orientada por Jorge Braz estava a dominar as incidências da partida e Paçó, aos 6′, dispara ao poste. Dois minutos depois, Neves também acerta no poste, depois de um trabalho de Pauleta na direita. Na resposta, Edu tem uma intervenção importante a remate de Kylmälä.
Kutchy estava irrequieto na ala esquerda e ia agitando a partida. Aos 10’, o ala tem um trabalho individual e serve Lúcio, que quase marca. No minuto seguinte, jogada brilhante de Kutchy e Tiago Brito emenda ao segundo poste de pé esquerdo para o 2-0. Portugal jogava bem, desequilibrava muito a defensiva contrária e Bruno Coelho, aos 14′, isola-se e marca um golaço, ao picar por cima do guarda-redes. A fechar a 1.ª parte, a Finlândia dispôs de duas boas chances para marcar. Pikkarainen, em boa posição, desperdiçou.
No início da 2.ª parte, a Finlândia entrou mais pressionante e foi criando algumas situações na frente. A formação nórdica apostou no 5×4 e tentou tudo para reduzir o marcador. Num desses momentos, Portugal recupera a bola e João Matos atira para o 4-0. Aos 22′, Lúcio Rocha esteve muito perto de fazer o seu primeiro golo, mas o guardião nórdico esteve à altura da ocasião e negou o golo ao jovem ala.

As contas ficaram fechadas ao minuto 37′, com mais um excelente golo dos comandados de Jorge Braz. Pauleta combinou com Tomás Paçó no meio-campo defensivo antes de partir em velocidade pelo flanco direito, com o esférico a parar apenas no fundo da baliza finlandesa, após um bom remate com o pé esquerdo.
Segue-se o jogo com a Geórgia, a 20 de dezembro, às 18h00 locais (14h00 em Portugal Continental), em Tbilisi, que marcará o encerramento desta fase de apuramento.
Portugal lidera o Grupo E desta Ronda de Elite com 12 pontos, mais três que a Finlândia, que ocupa o 2.º posto. A Geórgia está no 3.º lugar, com três, enquanto a Arménia tem zero. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.