Portugal carimbou, esta sexta-feira, a presença no Campeonato do Mundo de Futsal 2024, ao garantiu o 1.º lugar do Grupo E da Ronda de Elite de acesso à fase final da prova, em virtude da vitória frente à Finlândia, por 5-0, em Coimbra.
Esta será a 7.ª participação de Portugal numa fase final de um Campeonato do Mundo FIFA. A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual campeã em título.
O Mundial 2024 vai disputar-se no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro.

Quanto ao jogo, Portugal entrou com grande intensidade e dinâmica. Logo aos 4′, a Equipa das Quinas inaugurou o marcador. Jogada individual Pany na esquerda e o ala, com um remate de bico, coloca a bola por baixo das pernas do guardião nórdico, fazendo o 1-0. A formação orientada por Jorge Braz estava a dominar as incidências da partida e Paçó, aos 6′, dispara ao poste. Dois minutos depois, Neves também acerta no poste, depois de um trabalho de Pauleta na direita. Na resposta, Edu tem uma intervenção importante a remate de Kylmälä.
Kutchy estava irrequieto na ala esquerda e ia agitando a partida. Aos 10’, o ala tem um trabalho individual e serve Lúcio, que quase marca. No minuto seguinte, jogada brilhante de Kutchy e Tiago Brito emenda ao segundo poste de pé esquerdo para o 2-0. Portugal jogava bem, desequilibrava muito a defensiva contrária e Bruno Coelho, aos 14′, isola-se e marca um golaço, ao picar por cima do guarda-redes. A fechar a 1.ª parte, a Finlândia dispôs de duas boas chances para marcar. Pikkarainen, em boa posição, desperdiçou.
No início da 2.ª parte, a Finlândia entrou mais pressionante e foi criando algumas situações na frente. A formação nórdica apostou no 5×4 e tentou tudo para reduzir o marcador. Num desses momentos, Portugal recupera a bola e João Matos atira para o 4-0. Aos 22′, Lúcio Rocha esteve muito perto de fazer o seu primeiro golo, mas o guardião nórdico esteve à altura da ocasião e negou o golo ao jovem ala.

As contas ficaram fechadas ao minuto 37′, com mais um excelente golo dos comandados de Jorge Braz. Pauleta combinou com Tomás Paçó no meio-campo defensivo antes de partir em velocidade pelo flanco direito, com o esférico a parar apenas no fundo da baliza finlandesa, após um bom remate com o pé esquerdo.
Segue-se o jogo com a Geórgia, a 20 de dezembro, às 18h00 locais (14h00 em Portugal Continental), em Tbilisi, que marcará o encerramento desta fase de apuramento.
Portugal lidera o Grupo E desta Ronda de Elite com 12 pontos, mais três que a Finlândia, que ocupa o 2.º posto. A Geórgia está no 3.º lugar, com três, enquanto a Arménia tem zero. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.