Portugal regressa hoje a Glasgow, onde no mítico Hampden Park, pode carimbar frente à Escócia o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações de futebol, na quarta jornada do Grupo A1.
Naquele que será o primeiro jogo oficial da seleção nacional em terras escocesas em 32 anos, a equipa de Roberto Martínez, até agora 100% vitoriosa, precisa de novo triunfo e de um deslize da Polónia na receção à Croácia para garantir pela segunda vez na sua história a passagem à próxima fase da competição – esta será a primeira edição com realização de quartos de final.
Um empate também poderá ser suficiente para o apuramento luso, mas para isso os polacos terão de acabar derrotados pelos croatas em Varsóvia.
Portugal procura também alcançar, à quinta tentativa, a primeira vitória de sempre da sua história na Escócia em jogos oficiais, depois de dois empates e duas derrotas.
A última aparição lusa no Hampden Park, em jogos a ‘doer’, foi em outubro de 1992, com um ‘nulo’ (0-0) na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, que tanto portugueses como escoceses falharam.
A seleção nacional chega a Glasgow depois um triunfo, e de uma excelente exibição, na Polónia, em que venceu por 3-1, com golos de Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Bednarek, na própria baliza.
Ronaldo, até agora, marcou em todos os jogos da Liga das Nações e procura o seu quarto tento seguido na Escócia.
No primeiro duelo, no Estádio da Luz, em Lisboa, os escoceses, treinados por Steve Clarke, deram muito trabalho à equipas das ‘quinas’ e chegaram mesmo ao intervalo a vencer, com um golo de Scott McTominay, mas Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo deram a volta na segunda parte (2-1).
Ainda com zero pontos e a atuar em casa, a Escócia está obrigada a vencer Portugal para ainda ter alguma esperança de chegar aos quartos de final ou de, pelo menos, fugir à despromoção direta para a Liga B.
O Escócia-Portugal está agendado para esta terça-feira, às 19:45, em Hampden Park, em Glasgow, e vai ser arbitrado pelo belga Lawrence Visser.
O Município de Valença aprovou o Regime de Incentivos Municipais para 2026, tornando-se um dos concelhos mais atrativos de Portugal para viver, investir e empreender. O pacote de medidas contempla famílias e empresas, prometendo alívio fiscal e estímulo à economia local.
O número de eleitores recenseados para as eleições presidenciais de 18 de janeiro atingiu 11.039.672, um aumento de 174.662 votantes face às presidenciais de 2021, revelou a atualização final do recenseamento eleitoral divulgada esta semana pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Viana do Castelo foi o concelho do Norte que mais cresceu nas exportações no terceiro trimestre de 2025. Em setembro, as vendas ao exterior dispararam 29,2%, o valor mais alto do trimestre, revela o relatório Norte Conjuntura, da CCDR-N.
O Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco de voleibol de alto nível ao acolher a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos, integrada no Torneio da WEVZA (Western European Volleyball Zonal Association). A competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), em colaboração com o Município de Viana do Castelo, constituindo um passo decisivo no caminho para a fase final do Europeu, que se disputará em Itália, em julho de 2026.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Viana do Castelo assinalou, na sexta-feira, 40 anos de atividade, celebrando um percurso marcado pelo crescimento sustentado, pela capacidade de adaptação às mudanças do ensino superior e por uma forte ligação ao desenvolvimento do território. A cerimónia reuniu dirigentes institucionais, autarcas, comunidade académica, antigos alunos e estudantes.
Paredes de Coura voltou a encher-se de música e tradição este domingo com a realização do XXIII Encontro de Janeiras, reunindo cerca de 300 elementos entre cantadores e músicos de diversas associações do concelho.
O teatro infantil está a encantar os mais pequenos em Monção. O espetáculo “Faz-me um resumo”, projeto pedagógico da Comédias do Minho, tem vindo a ser apresentado aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do concelho, numa iniciativa que combina educação, cultura e diversão.