Portugal regressa hoje a Glasgow, onde no mítico Hampden Park, pode carimbar frente à Escócia o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações de futebol, na quarta jornada do Grupo A1.
Naquele que será o primeiro jogo oficial da seleção nacional em terras escocesas em 32 anos, a equipa de Roberto Martínez, até agora 100% vitoriosa, precisa de novo triunfo e de um deslize da Polónia na receção à Croácia para garantir pela segunda vez na sua história a passagem à próxima fase da competição – esta será a primeira edição com realização de quartos de final.
Um empate também poderá ser suficiente para o apuramento luso, mas para isso os polacos terão de acabar derrotados pelos croatas em Varsóvia.
Portugal procura também alcançar, à quinta tentativa, a primeira vitória de sempre da sua história na Escócia em jogos oficiais, depois de dois empates e duas derrotas.
A última aparição lusa no Hampden Park, em jogos a ‘doer’, foi em outubro de 1992, com um ‘nulo’ (0-0) na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, que tanto portugueses como escoceses falharam.
A seleção nacional chega a Glasgow depois um triunfo, e de uma excelente exibição, na Polónia, em que venceu por 3-1, com golos de Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Bednarek, na própria baliza.
Ronaldo, até agora, marcou em todos os jogos da Liga das Nações e procura o seu quarto tento seguido na Escócia.
No primeiro duelo, no Estádio da Luz, em Lisboa, os escoceses, treinados por Steve Clarke, deram muito trabalho à equipas das ‘quinas’ e chegaram mesmo ao intervalo a vencer, com um golo de Scott McTominay, mas Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo deram a volta na segunda parte (2-1).
Ainda com zero pontos e a atuar em casa, a Escócia está obrigada a vencer Portugal para ainda ter alguma esperança de chegar aos quartos de final ou de, pelo menos, fugir à despromoção direta para a Liga B.
O Escócia-Portugal está agendado para esta terça-feira, às 19:45, em Hampden Park, em Glasgow, e vai ser arbitrado pelo belga Lawrence Visser.
O espetáculo "Ouve-me de Perto como se Te Tocasse", da Companhia de Teatro Comédias do Minho, está hoje em cena em Valença, propondo ao público uma experiência teatral fora do habitual.
O Pavilhão José Natário recebe esta tarde, às 17h00, um dos jogos de maior destaque da 9.ª jornada da Liga Feminina Placard, com o Santa Luzia FC a enfrentar o SL Benfica, líder isolado e invicto da competição.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), do Brasil, assinaram esta sexta-feira um acordo de cooperação que permitirá aos estudantes obter duplos diplomas. O protocolo, firmado em Viana do Castelo, consolida uma parceria académica iniciada em 2023 e abre caminho a programas conjuntos em áreas como ambiente, território e agronomia.
O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 1 de novembro em honra de todos os Santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve em flagrante um homem de 45 anos, suspeito de burla qualificada, branqueamento de capitais e associação criminosa, num esquema fraudulento vulgarmente conhecido como “Burla do Amor” ou “Romance Scam”. A detenção ocorreu no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo informa que no Dia de Todos os Santos, o Cemitério Municipal irá funcionar em horário especial. Hoje, 1 de novembro, o cemitério estará aberto das 09h30 às 18h30, permitindo que a população possa visitar os seus entes queridos com maior comodidade.
Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. O termo tem origem na expressão em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.