Logo
Desporto

Portugal tem 20 mil futebolistas federadas

6 Março, 2025 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que atingiu a marca de 20 mil praticantes femininas, um crescimento de 12% em relação ao período homólogo da época anterior, com um aumento expressivo nos escalões jovens.

“Na temporada 2023/24, o total de praticantes femininas subiu de 17.859 para 20.000 este ano, um salto assinalável em comparação com os 14.607 atletas registados na época 2022/23. Este número redondo e simbólico não inclui as praticantes do futebol de praia, que têm um calendário competitivo distinto”, refere a FPF com comunicado.

O futebol registou um aumento de 9,5% em relação ao período homologo, com 13.626 praticantes, com os escalões jovens a destacarem-se neste crescimento.

“O crescimento mais expressivo observa-se no escalão sub-11, que regista um aumento de 13,5% em relação à época passada. As categorias sub-15 e sub-17 também tiveram incrementos de 12% e 9,8%, respetivamente”, acrescenta o organismo liderado por Pedro Proença.

O número total de praticantes de futebol em Portugal atinge os 244.636, um aumento de 5,5% em comparação com o ano anterior, com as associações do Porto (45.820), Lisboa (38.090) e Braga (25.884) a destacaram-se como as que têm mais federados.

Já o crescimento mais significativo verifica-se nas associações de Beja (8,8%), Algarve (8,4%) e Coimbra (7,3%).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.

Regional 3 Fevereiro, 2026

União de Freguesias de Viana do Castelo lança concurso de fotografia aberto à população

A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Apoios à mobilidade da CIM Alto Minho entraram ontem em vigor com efeitos a janeiro

O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.