Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
O verão 2025 destacou-se não só pelo calor extremo, mas também pela seca severa, com uma precipitação total de apenas 10,9 mm – o equivalente a 24% do valor normal para esta época do ano. Este foi o verão mais seco das últimas nove décadas.
As três ondas de calor ocorreram entre 15 e 20 de junho, no final de junho e início de julho, e a mais prolongada entre 29 de julho e 17 de agosto, afetando principalmente o interior Norte e Centro do país.
Entre os momentos mais marcantes está o recorde absoluto de temperatura máxima para o mês de junho, registado em Mora, onde os termómetros atingiram 46,6ºC no dia 29.
Além destes números, o IPMA apontou que a temperatura máxima média foi a mais elevada dos últimos 90 anos, fixando-se em 30,78ºC – um valor 2,09ºC acima da média histórica. As temperaturas mínimas também estiveram acima do normal, com uma média de 16,25ºC, a quarta mais alta desde 1931.
Este cenário de calor intenso e seca prolongada traz desafios significativos para a agricultura, recursos hídricos e saúde pública, alertando para a necessidade de adaptação às mudanças climáticas.
O Festival Viana Bate Forte está de regresso à cidade nos dias 12 e 13 de setembro, trazendo dois dias de música, cultura e animação ao centro histórico de Viana do Castelo. Um dos destaques da programação é o concerto de Gil do Carmo, que sobe ao Palco da República, na Praça da República, no sábado, dia 13, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.
Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.