Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
O verão 2025 destacou-se não só pelo calor extremo, mas também pela seca severa, com uma precipitação total de apenas 10,9 mm – o equivalente a 24% do valor normal para esta época do ano. Este foi o verão mais seco das últimas nove décadas.
As três ondas de calor ocorreram entre 15 e 20 de junho, no final de junho e início de julho, e a mais prolongada entre 29 de julho e 17 de agosto, afetando principalmente o interior Norte e Centro do país.
Entre os momentos mais marcantes está o recorde absoluto de temperatura máxima para o mês de junho, registado em Mora, onde os termómetros atingiram 46,6ºC no dia 29.
Além destes números, o IPMA apontou que a temperatura máxima média foi a mais elevada dos últimos 90 anos, fixando-se em 30,78ºC – um valor 2,09ºC acima da média histórica. As temperaturas mínimas também estiveram acima do normal, com uma média de 16,25ºC, a quarta mais alta desde 1931.
Este cenário de calor intenso e seca prolongada traz desafios significativos para a agricultura, recursos hídricos e saúde pública, alertando para a necessidade de adaptação às mudanças climáticas.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.