Logo
Nacional

Portugal regista decréscimo do abandono escolar precoce e ultrapassa a média europeia para 2030

23 Março, 2023 | 16:32
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Em 2022, apenas cerca de 6% dos jovens entre os 18 e os 24 anos não completaram o ensino secundário, não se encontravam a estudar e a participar em qualquer tipo de formação. Com esta taxa de abandono, Portugal ultrapassa a meta europeia de 9% prevista para 2030. 

Os dados são da Fundação José Neves e na véspera da comemoração do Dia Nacional do Estudante pretendem averiguar se as medidas implementadas ao longo das últimas décadas no sentido de promover uma maior escolarização da população portuguesa estão a ter o impacto desejado.

O decréscimo do abandono escolar precoce na última década “representa um dos progressos mais relevantes na educação em Portugal. Em 2011, o mesmo indicador fixava-se nos 23%, ou seja, num período de 11 anos, verificou-se uma notável redução de 17 pontos percentuais. Esta evolução é particularmente positiva e está associada às melhorias verificadas na conclusão do ensino secundário e da progressão para o ensino superior”, explicou a fundação.

A taxa de abandono escolar precoce foi, em 2022 como nos anos anteriores, “significativamente mais baixa nas mulheres (3,9%) do que nos homens (7,9%). Não obstante, a diferença na taxa de abandono precoce da educação ou formação entre homens e mulheres tem vindo a decrescer (de 10,4 pontos percentuais, em 2011, para 4 pontos percentuais, em 2022)”, esclareceu.

Face a estes valores, Portugal registou valores de abandono escolar precoce mais baixos do que a generalidade dos países europeus.

Recorde- se que a União Europeia tinha estabelecido como meta para 2030 que a taxa de abandono escolar precoce se situasse abaixo dos 9%.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 29 Janeiro, 2026

Monção lança projeto “Caminhar Ativo” para promover hábitos saudáveis

A Câmara Municipal de Monção lança uma nova iniciativa dedicada à promoção de hábitos saudáveis e à prática regular de exercício físico: o projeto “Caminhar Ativo”.

Regional 29 Janeiro, 2026

Valença apresenta Programa Anual de Educação Ambiental

O Município de Valença apresenta, no próximo 29 de janeiro, o Programa Anual de Educação Ambiental 2026, numa sessão pública que terá lugar às 11h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Educação Ambiental.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Sporting ganha em Bilbau e apura-se diretamente para os oitavos da Liga dos Campeões

O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Golo do guarda-redes Trubin apura Benfica para o play-off da Liga dos Campeões

Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Música 28 Janeiro, 2026

Átoa encerram mês em Paredes de Coura com concerto acústico

Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.

Internacional 28 Janeiro, 2026

Cerveira e Tomiño avançam com Eurocidade Inteligente e projetos inovadores

Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.

Regional 28 Janeiro, 2026

Nova direção da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse para mandato de três anos

A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.