A Seleção Nacional Feminina entrou a perder no Euro 2025, não resistindo à supremacia das campeãs do mundo em título. Espanha venceu por 5-0, num resultado praticamente construído na primeira parte.
No outro jogo do Grupo B, a Itália bateu a Bélgica (1-0). A próxima jornada acontece a 7 de julho, com duelo entre lusas e italianas, em Genebra.
O embate com as campeãs europeias em título aconteceu num dia triste para o futebol português, marcado pela partida de Diogo Jota e André Silva.
A comoção tomou conta do Stade de Suisse ainda antes do jogo, quando milhares de adeptos prestaram tributo a Diogo Jota, exibindo fotografias e cartazes dedicados ao eterno craque de Portugal. Cumpriu-se um Minuto de Silêncio, antes de um desafio durante o qual Portugal e Espanha rendem homenagem a Diogo Jota e a seu irmão, através da utilização de fumos negros.
Quanto ao desafio, as Navegadoras viram a Seleção n.º 2 do Ranking Mundial tomar vantagem no marcador, logo aos dois minutos. Esther González surgiu na cara de Inês Pereira e não facilitou na hora de atirar a contar. Cinco minutos depois, novo revés: Vicky López aumentou para 2-0, tornando a missão lusa ainda mais complicada.
Portugal conseguiu estabilizar o jogo, mas a Espanha quebrou a resistência lusa aos 41 minutos, quando Alexia Putellas furou na área e atirou para 3-0. Pior ainda: dois minutos depois, o Esther González estava no sítio certo para voltar a marcar, assinando o quarto golo, na recarga a um cruzamento-remate de Vicky López, que foi direto do poste esquerdo ao pé direito da colega de equipa.
A segunda parte foi mais calculista e menos intensa, sobretudo porque Portugal conseguiu estancar o poderio ofensivo das adversárias. As selecionadas de Francisco Neto nunca atiraram a toalha ao chão e estiveram perto de reduzir o marcador em duas ocasiões: Ana Capeta atirou a rasar a trave (75′) e Andreia Faria testou os reflexos apurados de Adriana Nanclares (90+1).
Já em tempo de compensação, Cristina Martín-Prieto fechou as contas com o 5-0 final.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.