A Seleção Nacional Feminina entrou a perder no Euro 2025, não resistindo à supremacia das campeãs do mundo em título. Espanha venceu por 5-0, num resultado praticamente construído na primeira parte.
No outro jogo do Grupo B, a Itália bateu a Bélgica (1-0). A próxima jornada acontece a 7 de julho, com duelo entre lusas e italianas, em Genebra.
O embate com as campeãs europeias em título aconteceu num dia triste para o futebol português, marcado pela partida de Diogo Jota e André Silva.
A comoção tomou conta do Stade de Suisse ainda antes do jogo, quando milhares de adeptos prestaram tributo a Diogo Jota, exibindo fotografias e cartazes dedicados ao eterno craque de Portugal. Cumpriu-se um Minuto de Silêncio, antes de um desafio durante o qual Portugal e Espanha rendem homenagem a Diogo Jota e a seu irmão, através da utilização de fumos negros.
Quanto ao desafio, as Navegadoras viram a Seleção n.º 2 do Ranking Mundial tomar vantagem no marcador, logo aos dois minutos. Esther González surgiu na cara de Inês Pereira e não facilitou na hora de atirar a contar. Cinco minutos depois, novo revés: Vicky López aumentou para 2-0, tornando a missão lusa ainda mais complicada.
Portugal conseguiu estabilizar o jogo, mas a Espanha quebrou a resistência lusa aos 41 minutos, quando Alexia Putellas furou na área e atirou para 3-0. Pior ainda: dois minutos depois, o Esther González estava no sítio certo para voltar a marcar, assinando o quarto golo, na recarga a um cruzamento-remate de Vicky López, que foi direto do poste esquerdo ao pé direito da colega de equipa.
A segunda parte foi mais calculista e menos intensa, sobretudo porque Portugal conseguiu estancar o poderio ofensivo das adversárias. As selecionadas de Francisco Neto nunca atiraram a toalha ao chão e estiveram perto de reduzir o marcador em duas ocasiões: Ana Capeta atirou a rasar a trave (75′) e Andreia Faria testou os reflexos apurados de Adriana Nanclares (90+1).
Já em tempo de compensação, Cristina Martín-Prieto fechou as contas com o 5-0 final.
A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo deverá começar dentro de duas semanas, após o Tribunal de Contas ter dado parecer favorável à empreitada. A confirmação foi anunciada pela Câmara Municipal, que recebeu o visto positivo para o projeto.
O Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) vai reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de um novo polo em Vila Nova de Cerveira. Esta iniciativa visa apoiar as empresas da região com serviços especializados nas áreas de Testing, Inspection and Certification (TIC), contribuindo para a modernização tecnológica e competitividade do setor produtivo local.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de inovação ao participar numa visita de estudo a Linz, na Áustria, cidade reconhecida pela UNESCO como Cidade das Artes dos Media. A deslocação foi promovida no âmbito do projeto Viana STARTS, que aposta na interligação entre arte, ciência e tecnologia como motor de desenvolvimento local.
O Centro de Estudos Regionais (CER) de Viana do Castelo acaba de abrir as inscrições para o ano letivo 2025-2026 da sua Academia Sénior, um projeto destinado a maiores de 50 anos que promove a formação ao longo da vida, bem como atividades culturais e de convívio.
A voz inconfundível de Rita Guerra vai ecoar no coração de Viana do Castelo esta sexta-feira, 12 de setembro, pelas 22h30, no emblemático Palco da República (Praça da República). O espetáculo integra a programação do Festival Viana Bate Forte, uma iniciativa cultural de entrada livre que promete voltar a encher as ruas da cidade com música, animação e talento nacional.
A literacia em saúde é hoje reconhecida como um dos principais fatores que influenciam a forma como cada pessoa gere a sua saúde. No caso da Doença Renal Crónica (DRC), uma condição complexa e silenciosa nas fases iniciais, esta literacia é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida.
A temporada 2025/2026 da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo arrancou este fim de semana com uma jornada inaugural recheada de golos. O destaque vai para as vitórias expressivas do Valenciano e do Vitorino de Piães, bem como para o triunfo do recém-promovido Fachense fora de portas.