Itália é a próxima paragem das empresas portuguesas da Fileira Casa, que inclui os setores do mobiliário, iluminação, têxtil-lar, cerâmica ou tapeçaria. As marcas nacionais apresentar-se-ão na feira Salone del Mobile, em Milão, entre os dias 18 e 23 de abril, num evento de referência mundial no mercado do mobiliário e design.
Após o crescimento de 12% nas exportações da fileira em 2022, que valeu o recorde de vendas ao exterior, o cluster do mobiliário e afins continua a trabalhar para que as marcas nacionais conquistem cada vez mais espaço no mercado externo. Depois de Paris (Maison & Objet) e Madrid (Intergift), e em vésperas de uma participação histórica em Nova Iorque (ICFF), um contingente luso de 67 empresas portuguesas, lideradas pela APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins), prepara-se para promover as mais recentes propostas na feira Salone del Mobile, em Milão.
Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA, reforça: “A Salone del Mobile é mais uma oportunidade de mostrar o trabalho das empresas portuguesas, junto dos principais decisores e prescritores do setor, num mercado tão apetecível e influenciador como o italiano, que dita grande parte das tendências nesta área. As marcas nacionais têm-se afirmado como exemplo de inovação, criatividade, originalidade e qualidade. A comprovar isso mesmo estão os dados mais recentes, que refletem um crescimento dos diversos setores nas exportações. Assim, queremos continuar a apoiar as nossas empresas a crescer e a conquistar novos mercados”.
O certame recebe mais de 300 mil visitantes a cada ano e é, por isso, uma oportunidade da delegação portuguesa mostrar o seu potencial comercial e estreitar relações com profissionais, clientes atuais e potenciais, com vista ao aumento do volume de exportações em diferentes mercados.
A agenda de promoção da Fileira Casa Portuguesa terá, em junho, um dos pontos altos do ano, com a realização do Portugal Home Week, agendado para os dias 15 e 16, na Alfândega do Porto.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.