Logo
Desporto

Portugal joga hoje acesso à final à Liga das Nações com a Alemanha

4 Junho, 2025 | 14:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Portugal joga esta quarta-feira o acesso à final da Liga das Nações de futebol e, para isso, terá que bater a Alemanha em Munique.

A ‘final four’ da Liga das Nações, mesmo não tendo um peso tão grande como uma fase final de uma grande competição, passou a ter maior importância agora na sua quarta edição, neste caso como um teste a Martínez, mas também aos germânicos, a um ano do Mundial2026, que vai decorrer nos Estados Unidos, Canada e México.

Na ‘Mannschaft’, o treinador Julian Nagelsmann está a tentar recuperar o espaço perdido pelos alemães nos últimos anos, enquanto do lado português o futuro de Martínez pode estar em jogo.

Com a mudança de liderança na Futebol Portuguesa de Futebol (Martínez foi o escolhido da antiga direção), a manutenção do técnico espanhol no cargo poderá estar dependente da campanha em Munique, depois de uma eliminatória dos quartos de final com a Dinamarca que foi mais difícil do que esperado.

Antes disso, a campanha de Portugal no Euro2024 com Martinez acabou por desiludir, sobretudo a nível exibicional, mas também com uma derrota completamente inesperada com a Geórgia e com uma eliminatória com a Eslovénia em que foram precisas as grandes penalidades para seguir em frente.

Com a entrada de Pedro Proença na Federação Portuguesa de Futebol, e a um ano do Mundial2026, a imprensa desportiva tem avançado que o lugar do técnico espanhol, que já teve uma experiência anterior na Bélgica em que falhou os objetivos, está em risco, com José Mourinho a aparecer como possível sucessor.

Mourinho ainda está ligado contratualmente ao Fenerbahçe, da Turquia, mas nomes como Jorge Jesus e Sérgio Conceição estão livres no mercado.

A um ano do próximo Campeonato do Mundo, o Brasil, por exemplo, foi resgatar o italiano Carlo Ancelotti ao Real Madrid, situação que pode ‘inspirar’ o novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Por isso mesmo, uma vitória, que seria apenas a segunda de Portugal em solo alemão, e uma boa exibição podem lançar o mandato de Martínez até ao próximo Campeonato do Mundo, embora com algumas restrições esperadas.

Elementos como Nuno Mendes, Vitinha e João Neves, que no sábado disputaram e venceram a Liga dos Campeões com o Paris Saint-Germain não deverão estar a 100%, mas não serão os únicos.

O capital Cristiano Ronaldo e também Rafael Leão, no Al Nassr e no AC Milan, respetivamente, acabaram a temporada longe da melhor forma, acontecendo o mesmo com Bernardo Silva e Bruno Fernandes, todos parte crucial nos planos de Martínez.

Já a Alemanha teve de deixar de fora jogadores como António Rüdiger e Musiala.

O Alemanha-Portugal está agendado para as 20:00 (21:00 horas locais), na Allianz Arena, em Munique.

Para já, Roberto Martínez convocou 27 jogadores, mas só 26 podem seguir viagem para solo germânico.

Caso vença a Alemanha, Portugal vai disputar a final em 08 de junho, também na Allianz Arena, diante de França ou Espanha, que jogam a outra meia-final na quinta-feira.

Se acabar derrotada pelos germânicos, a equipa lusa disputa o jogo de atribuição do terceiro lugar, que será também no dia 08, mas em Estugarda.

Portugal, ainda com Fernando Santos no comando, conquistou a primeira edição da Liga das Nações, em 2019, tendo depois falhado a qualificação para a ‘final four’ em 2020/21 e 2022/23.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Setembro, 2025

Vila Praia de Âncora dá hoje Início às Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança

Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.

Música 10 Setembro, 2025

PUTO sobe ao Palco da Erva no Festival Viana Bate Forte este sábado

A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.

Desporto 10 Setembro, 2025

Fernando Pimenta soma seis ouros numa época marcada pela consistência e excelência

O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.

Regional 10 Setembro, 2025

Festival da Pizza regressa a Vila Nova de Cerveira com sabores e sons de Itália

Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.

Regional 10 Setembro, 2025

Biblioteca Municipal de Valença convida famílias a “pedalar”

A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.

Regional 10 Setembro, 2025

Feiras Novas arrancam hoje em Ponte de Lima com concertinas, arruada e luzes festivas

É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.

Opinião 10 Setembro, 2025

OPINIÃO: Nada neste mundo é à toa

Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.