Portugal confirmou, esta sexta-feira, no Estádio do Dragão, a presença no Europeu de 2024, depois de vencer por 3-2 a Eslováquia, em jogo a contar para a sétima jornada do Grupo J de qualificação.
Golos de Gonçalo Ramos, aos 18 minutos, e de Cristiano Ronaldo, aos 29, de grande penalidade, e aos 72, carimbaram aquela que será a 13.ª presença consecutiva da Equipa das Quinas em fases finais de grandes torneios – sete Campeonatos da Europa mais seis Campeonatos do Mundo – e o apuramento mais rápido da história da equipa. Sete vitórias consecutivas, 27 golos marcados e apenas dois consentidos, com três jogos por disputar na fase de qualificação.
Debaixo de chuva, os comandados de Roberto Martínez garantiram cedo a posse de bola e o domínio de todas as operações no terreno de jogo, construindo, por isso, com naturalidade a vantagem no marcador.
Gonçalo Ramos deu a melhor sequência a um ‘nó cego’ de Bruno Fernandes a um eslovaco, cabeceando de forma certeira para o fundo da baliza,aos 18 minutos.
Depois do golo de Ramos, as oportunidades de golo abundaram por parte da Seleção Nacional, no entanto, a equipa só marcaria mais uma vez antes do intervalo, na transformação de uma grande penalidade.
O capitão Cristiano Ronaldo não hesitou na cobrança do castigo máximo, a castigar uma ‘mão’ de um defesa eslovaco.
Na segunda parte, a Eslováquia cresceu e subiu mais vezes. Depois de um par de ameças, a formação de leste conseguiu furar a baliza à guarda de Diogo Costa, aos 70 minutos, num remate de Hancko, que ainda desviou em António Silva, antes de entrar.
Logo depois, aos 72, Cristiano Ronaldo acalmou as hostes lusas com mais um golo, após cruzamento de Bruno Fernandes. O VAR ainda esteve a rever o lance, devido a um possível fora de jogo, mas o ‘bis’ de CR7 acabou mesmo validado.
A equipa portuguesa conservou a vantagem no marcador até ao final, mas não sem um aos 80 minutos, quando Lobokta disparou com êxito para o fundo das redes, fixando o resultado final em 3-2.
Num grupo que se apuram os dois primeiros classificados, Portugal, campeão europeu em 2016, passou a contar 21 pontos, contra 13 da Eslováquia, 11 do Luxemburgo, nove de Bósnia-Herzegovina, sete da Islândia e zero do Liechtenstein.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.