Portugal confirmou, esta sexta-feira, no Estádio do Dragão, a presença no Europeu de 2024, depois de vencer por 3-2 a Eslováquia, em jogo a contar para a sétima jornada do Grupo J de qualificação.
Golos de Gonçalo Ramos, aos 18 minutos, e de Cristiano Ronaldo, aos 29, de grande penalidade, e aos 72, carimbaram aquela que será a 13.ª presença consecutiva da Equipa das Quinas em fases finais de grandes torneios – sete Campeonatos da Europa mais seis Campeonatos do Mundo – e o apuramento mais rápido da história da equipa. Sete vitórias consecutivas, 27 golos marcados e apenas dois consentidos, com três jogos por disputar na fase de qualificação.
Debaixo de chuva, os comandados de Roberto Martínez garantiram cedo a posse de bola e o domínio de todas as operações no terreno de jogo, construindo, por isso, com naturalidade a vantagem no marcador.
Gonçalo Ramos deu a melhor sequência a um ‘nó cego’ de Bruno Fernandes a um eslovaco, cabeceando de forma certeira para o fundo da baliza,aos 18 minutos.
Depois do golo de Ramos, as oportunidades de golo abundaram por parte da Seleção Nacional, no entanto, a equipa só marcaria mais uma vez antes do intervalo, na transformação de uma grande penalidade.
O capitão Cristiano Ronaldo não hesitou na cobrança do castigo máximo, a castigar uma ‘mão’ de um defesa eslovaco.
Na segunda parte, a Eslováquia cresceu e subiu mais vezes. Depois de um par de ameças, a formação de leste conseguiu furar a baliza à guarda de Diogo Costa, aos 70 minutos, num remate de Hancko, que ainda desviou em António Silva, antes de entrar.
Logo depois, aos 72, Cristiano Ronaldo acalmou as hostes lusas com mais um golo, após cruzamento de Bruno Fernandes. O VAR ainda esteve a rever o lance, devido a um possível fora de jogo, mas o ‘bis’ de CR7 acabou mesmo validado.
A equipa portuguesa conservou a vantagem no marcador até ao final, mas não sem um aos 80 minutos, quando Lobokta disparou com êxito para o fundo das redes, fixando o resultado final em 3-2.
Num grupo que se apuram os dois primeiros classificados, Portugal, campeão europeu em 2016, passou a contar 21 pontos, contra 13 da Eslováquia, 11 do Luxemburgo, nove de Bósnia-Herzegovina, sete da Islândia e zero do Liechtenstein.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.
Viana do Castelo foi, durante dois dias, palco de encontro entre parceiros internacionais no âmbito do projeto Viana STARTS, iniciativa que visa promover inovação urbana e transferência de boas práticas entre cidades europeias.