Portugal confirmou, esta sexta-feira, no Estádio do Dragão, a presença no Europeu de 2024, depois de vencer por 3-2 a Eslováquia, em jogo a contar para a sétima jornada do Grupo J de qualificação.
Golos de Gonçalo Ramos, aos 18 minutos, e de Cristiano Ronaldo, aos 29, de grande penalidade, e aos 72, carimbaram aquela que será a 13.ª presença consecutiva da Equipa das Quinas em fases finais de grandes torneios – sete Campeonatos da Europa mais seis Campeonatos do Mundo – e o apuramento mais rápido da história da equipa. Sete vitórias consecutivas, 27 golos marcados e apenas dois consentidos, com três jogos por disputar na fase de qualificação.
Debaixo de chuva, os comandados de Roberto Martínez garantiram cedo a posse de bola e o domínio de todas as operações no terreno de jogo, construindo, por isso, com naturalidade a vantagem no marcador.
Gonçalo Ramos deu a melhor sequência a um ‘nó cego’ de Bruno Fernandes a um eslovaco, cabeceando de forma certeira para o fundo da baliza,aos 18 minutos.
Depois do golo de Ramos, as oportunidades de golo abundaram por parte da Seleção Nacional, no entanto, a equipa só marcaria mais uma vez antes do intervalo, na transformação de uma grande penalidade.
O capitão Cristiano Ronaldo não hesitou na cobrança do castigo máximo, a castigar uma ‘mão’ de um defesa eslovaco.
Na segunda parte, a Eslováquia cresceu e subiu mais vezes. Depois de um par de ameças, a formação de leste conseguiu furar a baliza à guarda de Diogo Costa, aos 70 minutos, num remate de Hancko, que ainda desviou em António Silva, antes de entrar.
Logo depois, aos 72, Cristiano Ronaldo acalmou as hostes lusas com mais um golo, após cruzamento de Bruno Fernandes. O VAR ainda esteve a rever o lance, devido a um possível fora de jogo, mas o ‘bis’ de CR7 acabou mesmo validado.
A equipa portuguesa conservou a vantagem no marcador até ao final, mas não sem um aos 80 minutos, quando Lobokta disparou com êxito para o fundo das redes, fixando o resultado final em 3-2.
Num grupo que se apuram os dois primeiros classificados, Portugal, campeão europeu em 2016, passou a contar 21 pontos, contra 13 da Eslováquia, 11 do Luxemburgo, nove de Bósnia-Herzegovina, sete da Islândia e zero do Liechtenstein.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).