A seleção portuguesa de futebol confirmou este domingo a nona presença num Campeonato do Mundo, depois de vencer de forma categórica a Arménia por 9-1, no Estádio do Dragão, no derradeiro jogo do Grupo F da qualificação europeia.
A equipa das Quinas entrou determinada, mesmo após a derrota na jornada anterior frente à Irlanda e sem poder contar com o capitão Cristiano Ronaldo, suspenso. Renato Veiga abriu o marcador aos 7 minutos, mas os arménios ainda reagiram e chegaram ao empate por Eduard Spertsyan, aos 18. A resposta portuguesa não tardou, com Gonçalo Ramos (28’) e João Neves (30’, 41’ e 81’) a ampliarem a vantagem. Bruno Fernandes somou três golos (45+3’, 51’ e 72’, estes dois de penálti) e Francisco Conceição fechou as contas já em tempo de compensação (90+2’).
Com este resultado, Portugal termina a fase de qualificação na liderança do grupo, com 13 pontos, mais três do que a Irlanda, que garantiu o segundo lugar e o acesso aos play-offs após derrotar a Hungria por 3-2. Os húngaros ficaram em terceiro, com oito pontos, enquanto a Arménia fechou o grupo na última posição, com apenas três.
A seleção portuguesa soma agora nove presenças em Mundiais — 1966, 1986, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018, 2022 e 2026 — sendo que o melhor resultado permanece o terceiro lugar alcançado na estreia, em Inglaterra, há quase seis décadas. Nas redes sociais, Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem de apoio à equipa, sublinhando a importância da qualificação.
Portugal torna-se assim no 28.º país a garantir vaga no Mundial2026, que decorrerá nos Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho, na primeira edição a contar com 48 seleções. Os portugueses juntam-se a Inglaterra, França e Croácia entre as equipas europeias já qualificadas.
Da restante qualificação, estão igualmente apuradas seleções da Ásia, África, América do Sul e Oceania, com destaque para Marrocos, Japão, Argentina, Brasil e Nova Zelândia.
A presença garantida da seleção nacional no Mundial2026 promete mobilizar os adeptos de todo o país, que voltam a sonhar com uma grande campanha da equipa orientada por Roberto Martínez.
O Politécnico de Viana do Castelo inaugura um mestrado pioneiro em Enfermagem Veterinária Médico-Cirúrgica, oferecendo, pela primeira vez em Portugal, uma formação que integra a intervenção clínica em diversas espécies: pecuária, equinos, animais de companhia, selvagens e exóticos.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima recebe, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 15h00, a apresentação do mais recente livro de Fátima Mendes Marinho, intitulado “Marie Marie”. A iniciativa tem entrada livre e é aberta a toda a comunidade.
A ANIR – Associação Nacional de Imprensa Regional realizou em Pombal o seu Encontro Nacional, que reuniu profissionais e responsáveis de meios de comunicação local e regional para debater a situação da imprensa em Portugal.
A Selecção Nacional de Sub-18 masculina de voleibol conseguiu esta quarta-feira a sua primeira vitória no Torneio WEVZA (Western European Volleyball Zonal Association), ao derrotar os Países Baixos por 3-2, num jogo disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo.
As Comédias do Minho levam até 31 de janeiro o espetáculo “Faz-me um Resumo”, dirigido a crianças do 1.º ciclo e suas famílias. A iniciativa percorre os municípios de Monção, Paredes de Coura, Melgaço e Valença, com sessões para escolas e apresentações abertas ao público familiar. A entrada é gratuita.
O Santa Luzia FC, de Viana do Castelo, é um dos grandes destaques da 28.ª edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, ao ser nomeado para o Grande Prémio do Júri Coletivo. O clube feminino de futsal viveu recentemente a sua época mais histórica, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional, depois de disputar, pela primeira vez na sua história, a final da Liga Placard.
Viana do Castelo recebe no domingo, 25 de janeiro, mais uma edição da Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, iniciativa que já se afirmou como um dos eventos desportivos de referência da região. A prova tem partida marcada para as 10h30, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural.