Os participantes portugueses na 46.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, que terminou, na sexta-feira, em Yanbu, na Arábia Saudita, fecharam a sua participação com quatro triunfos em etapas, todos nos SSV.
O piloto João Ferreira, navegado por Filipe Palmeiro, venceu três das 12 especiais disputadas (a quarta, a sétima e a oitava), elevando para quatro o seu pecúlio na prova, em duas participações.
Já o navegador Fausto Mota, radicado em Espanha, acompanhou o brasileiro Cristiano Batista no triunfo na nona etapa.
Desta forma, são 11 os pilotos que já triunfaram em etapas no rali Dakar e cinco navegadores.
Hélder Rodrigues, com nove triunfos em etapas conseguidos entre 2006 e 2016, nas versões africana e sul-americana da prova, é o mais bem-sucedido.
Segue-se Carlos Sousa, com seis, conquistados entre 2000 e 2014, sempre nos automóveis.
A estes juntam-se os quatro de Ruben Faria nas motas (entre 2006 e 2013), os quatro de João Ferreira nos veículos ligeiros (um no ano passado e três este ano), os três do malogrado Paulo Gonçalves, também nas motas (entre 2011 e 2016), e os triunfos individuais de Duarte Guedes nos automóveis (nona etapa de 1997), Paulo Marques nas motas (13.ª etapa de 1997), Bernardo Vilar nas motas (15.ª etapa de 2002), Ricardo Leal dos Santos nos carros (14.ª etapa de 2012), Joaquim Rodrigues Jr. nas motas (terceira etapa de 2022) e Ricardo Porém nos veículos ligeiros (12.ª etapa de 2023).
Entre os navegadores, registam-se 14 triunfos, 10 deles na companhia de um piloto português. Destaque para os sete de Paulo Fiúza (um com Leal dos Santos, dois com o argentino Orlando Terranova e quatro com o francês Stephane Peterhansel).
João Luz tem duas vitórias, ambas com Carlos Sousa, em 2000, Miguel Ramalho tem outra, também com Carlos Sousa, em 2014, e Fausto Mota outra, este ano. A estes junta-se Filipe Palmeiro, com quatro triunfos, todos ao lado de João Ferreira.
Somando todos, totalizam-se 47 vitórias portuguesas, sendo que 10 são repetidas, entre piloto e navegador, de um total de 16 portugueses que já sabem o que é vencer na maior maratona de todo-o-terreno do mundo.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.