Os participantes portugueses na 46.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, que terminou, na sexta-feira, em Yanbu, na Arábia Saudita, fecharam a sua participação com quatro triunfos em etapas, todos nos SSV.
O piloto João Ferreira, navegado por Filipe Palmeiro, venceu três das 12 especiais disputadas (a quarta, a sétima e a oitava), elevando para quatro o seu pecúlio na prova, em duas participações.
Já o navegador Fausto Mota, radicado em Espanha, acompanhou o brasileiro Cristiano Batista no triunfo na nona etapa.
Desta forma, são 11 os pilotos que já triunfaram em etapas no rali Dakar e cinco navegadores.
Hélder Rodrigues, com nove triunfos em etapas conseguidos entre 2006 e 2016, nas versões africana e sul-americana da prova, é o mais bem-sucedido.
Segue-se Carlos Sousa, com seis, conquistados entre 2000 e 2014, sempre nos automóveis.
A estes juntam-se os quatro de Ruben Faria nas motas (entre 2006 e 2013), os quatro de João Ferreira nos veículos ligeiros (um no ano passado e três este ano), os três do malogrado Paulo Gonçalves, também nas motas (entre 2011 e 2016), e os triunfos individuais de Duarte Guedes nos automóveis (nona etapa de 1997), Paulo Marques nas motas (13.ª etapa de 1997), Bernardo Vilar nas motas (15.ª etapa de 2002), Ricardo Leal dos Santos nos carros (14.ª etapa de 2012), Joaquim Rodrigues Jr. nas motas (terceira etapa de 2022) e Ricardo Porém nos veículos ligeiros (12.ª etapa de 2023).
Entre os navegadores, registam-se 14 triunfos, 10 deles na companhia de um piloto português. Destaque para os sete de Paulo Fiúza (um com Leal dos Santos, dois com o argentino Orlando Terranova e quatro com o francês Stephane Peterhansel).
João Luz tem duas vitórias, ambas com Carlos Sousa, em 2000, Miguel Ramalho tem outra, também com Carlos Sousa, em 2014, e Fausto Mota outra, este ano. A estes junta-se Filipe Palmeiro, com quatro triunfos, todos ao lado de João Ferreira.
Somando todos, totalizam-se 47 vitórias portuguesas, sendo que 10 são repetidas, entre piloto e navegador, de um total de 16 portugueses que já sabem o que é vencer na maior maratona de todo-o-terreno do mundo.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.
Caminha assinala hoje, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, com uma iniciativa promovida no âmbito da Operação Nariz Vermelho. O evento tem lugar às 19h00 no Edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.
A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.
O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.
A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.