Logo
Desporto

Portugal está a um passo de fazer história na Taça Davis by Rakuten

3 Fevereiro, 2023 | 9:53
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Portugal está a um passo de fazer história na Taça Davis by Rakuten e foi com esse objetivo em mente que o capitão, Rui Machado, fez a antevisão à ronda de acesso e à fase final contra a Chéquia, agendada para os dias 4 e 5 de fevereiro na terra batida do Complexo Municipal de Ténis da Maia.

A equipa lusa defronta a Chéquia na ronda de apuramento e Sorteio acontece no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, hoje, a partir das 12h30.

“Estamos à espera de uma eliminatória bastante difícil, contra um país com uma grande história e muita tradição na Taça Davis. Estamos a contar que tragam essa experiência e que venham aqui para tentar ganhar, mas também sabemos que isto é a Taça Davis, que o fator casa é muito importante e queremos acreditar que isso vai ajudar-nos porque também confiamos nas nossas capacidades”, afirmou Rui Machado, ontem, na conferência de imprensa de antevisão.

“Não tenho dúvidas de que temos nível para ganhar qualquer encontro e estamos a preparar-nos da melhor maneira, por isso é esperar para ver o que vai acontecer, mas vamos à luta”, assegurou o algarvio de 38 anos, que na Maia lidera a equipa das quinas pela sétima vez.

A eliminatória contra a Chéquia assinalará a quarta ocasião em que Portugal joga a ronda de acesso à fase final da Taça Davis by Rakuten. Em caso de vitória, a seleção lusa chegará pela primeira vez “à elite da competição” e é esse o objetivo que Rui Machado tem em mente: “Vamos tentar aproveitar esta oportunidade de fazer história, de certa forma já merecemos. Há um sentimento geral de que vamos aproveitar isto e todos estão a dar o seu melhor. Estamos todos cá para o que for necessário e com essa ambição.”

O capitão português terá à sua disposição João Sousa (84.º no ranking ATP de singulares), Nuno Borges (105.º), Frederico Silva (220.º), Gastão Elias (246.º) e Francisco Cabral (61.º do ranking de pares).

Já a equipa da Chéquia é composta por Jiri Lehecka (39.º ATP), Tomas Machac (122.º), Vit Kopriva (160.º), Jakub Mensik (396.º) e Adam Pavlasek (78.º do ranking de pares) e tem como capitão Jaroslav Navratil, que esta quinta-feira também fez uma antevisão ao fim de semana: “Viemos para Portugal com jogadores jovens e temos respeito pela equipa portuguesa porque têm bons jogadores. Vai ser uma eliminatória equilibrada e é uma oportunidade importante para as duas equipas porque a vencedora irá às Davis Cup Finals. Estamos felizes com tudo e o court é perfeito, parecido com os de Roland-Garros.”

Amanhã, a eliminatória começa às 14h45 com a cerimónia de abertura, seguida de dois encontros de singulares. Já no domingo, último dia, o início da ação dá-se pelas 15h00 com o encontro de pares e, depois, os dois encontros de singulares.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.