Portugal está a um passo de fazer história na Taça Davis by Rakuten e foi com esse objetivo em mente que o capitão, Rui Machado, fez a antevisão à ronda de acesso e à fase final contra a Chéquia, agendada para os dias 4 e 5 de fevereiro na terra batida do Complexo Municipal de Ténis da Maia.
A equipa lusa defronta a Chéquia na ronda de apuramento e Sorteio acontece no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, hoje, a partir das 12h30.
“Estamos à espera de uma eliminatória bastante difícil, contra um país com uma grande história e muita tradição na Taça Davis. Estamos a contar que tragam essa experiência e que venham aqui para tentar ganhar, mas também sabemos que isto é a Taça Davis, que o fator casa é muito importante e queremos acreditar que isso vai ajudar-nos porque também confiamos nas nossas capacidades”, afirmou Rui Machado, ontem, na conferência de imprensa de antevisão.
“Não tenho dúvidas de que temos nível para ganhar qualquer encontro e estamos a preparar-nos da melhor maneira, por isso é esperar para ver o que vai acontecer, mas vamos à luta”, assegurou o algarvio de 38 anos, que na Maia lidera a equipa das quinas pela sétima vez.
A eliminatória contra a Chéquia assinalará a quarta ocasião em que Portugal joga a ronda de acesso à fase final da Taça Davis by Rakuten. Em caso de vitória, a seleção lusa chegará pela primeira vez “à elite da competição” e é esse o objetivo que Rui Machado tem em mente: “Vamos tentar aproveitar esta oportunidade de fazer história, de certa forma já merecemos. Há um sentimento geral de que vamos aproveitar isto e todos estão a dar o seu melhor. Estamos todos cá para o que for necessário e com essa ambição.”
O capitão português terá à sua disposição João Sousa (84.º no ranking ATP de singulares), Nuno Borges (105.º), Frederico Silva (220.º), Gastão Elias (246.º) e Francisco Cabral (61.º do ranking de pares).
Já a equipa da Chéquia é composta por Jiri Lehecka (39.º ATP), Tomas Machac (122.º), Vit Kopriva (160.º), Jakub Mensik (396.º) e Adam Pavlasek (78.º do ranking de pares) e tem como capitão Jaroslav Navratil, que esta quinta-feira também fez uma antevisão ao fim de semana: “Viemos para Portugal com jogadores jovens e temos respeito pela equipa portuguesa porque têm bons jogadores. Vai ser uma eliminatória equilibrada e é uma oportunidade importante para as duas equipas porque a vencedora irá às Davis Cup Finals. Estamos felizes com tudo e o court é perfeito, parecido com os de Roland-Garros.”
Amanhã, a eliminatória começa às 14h45 com a cerimónia de abertura, seguida de dois encontros de singulares. Já no domingo, último dia, o início da ação dá-se pelas 15h00 com o encontro de pares e, depois, os dois encontros de singulares.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.