Portugal está a um passo de fazer história na Taça Davis by Rakuten e foi com esse objetivo em mente que o capitão, Rui Machado, fez a antevisão à ronda de acesso e à fase final contra a Chéquia, agendada para os dias 4 e 5 de fevereiro na terra batida do Complexo Municipal de Ténis da Maia.
A equipa lusa defronta a Chéquia na ronda de apuramento e Sorteio acontece no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, hoje, a partir das 12h30.
“Estamos à espera de uma eliminatória bastante difícil, contra um país com uma grande história e muita tradição na Taça Davis. Estamos a contar que tragam essa experiência e que venham aqui para tentar ganhar, mas também sabemos que isto é a Taça Davis, que o fator casa é muito importante e queremos acreditar que isso vai ajudar-nos porque também confiamos nas nossas capacidades”, afirmou Rui Machado, ontem, na conferência de imprensa de antevisão.
“Não tenho dúvidas de que temos nível para ganhar qualquer encontro e estamos a preparar-nos da melhor maneira, por isso é esperar para ver o que vai acontecer, mas vamos à luta”, assegurou o algarvio de 38 anos, que na Maia lidera a equipa das quinas pela sétima vez.
A eliminatória contra a Chéquia assinalará a quarta ocasião em que Portugal joga a ronda de acesso à fase final da Taça Davis by Rakuten. Em caso de vitória, a seleção lusa chegará pela primeira vez “à elite da competição” e é esse o objetivo que Rui Machado tem em mente: “Vamos tentar aproveitar esta oportunidade de fazer história, de certa forma já merecemos. Há um sentimento geral de que vamos aproveitar isto e todos estão a dar o seu melhor. Estamos todos cá para o que for necessário e com essa ambição.”
O capitão português terá à sua disposição João Sousa (84.º no ranking ATP de singulares), Nuno Borges (105.º), Frederico Silva (220.º), Gastão Elias (246.º) e Francisco Cabral (61.º do ranking de pares).
Já a equipa da Chéquia é composta por Jiri Lehecka (39.º ATP), Tomas Machac (122.º), Vit Kopriva (160.º), Jakub Mensik (396.º) e Adam Pavlasek (78.º do ranking de pares) e tem como capitão Jaroslav Navratil, que esta quinta-feira também fez uma antevisão ao fim de semana: “Viemos para Portugal com jogadores jovens e temos respeito pela equipa portuguesa porque têm bons jogadores. Vai ser uma eliminatória equilibrada e é uma oportunidade importante para as duas equipas porque a vencedora irá às Davis Cup Finals. Estamos felizes com tudo e o court é perfeito, parecido com os de Roland-Garros.”
Amanhã, a eliminatória começa às 14h45 com a cerimónia de abertura, seguida de dois encontros de singulares. Já no domingo, último dia, o início da ação dá-se pelas 15h00 com o encontro de pares e, depois, os dois encontros de singulares.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.