Portugal está a um passo de fazer história na Taça Davis by Rakuten e foi com esse objetivo em mente que o capitão, Rui Machado, fez a antevisão à ronda de acesso e à fase final contra a Chéquia, agendada para os dias 4 e 5 de fevereiro na terra batida do Complexo Municipal de Ténis da Maia.
A equipa lusa defronta a Chéquia na ronda de apuramento e Sorteio acontece no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, hoje, a partir das 12h30.
“Estamos à espera de uma eliminatória bastante difícil, contra um país com uma grande história e muita tradição na Taça Davis. Estamos a contar que tragam essa experiência e que venham aqui para tentar ganhar, mas também sabemos que isto é a Taça Davis, que o fator casa é muito importante e queremos acreditar que isso vai ajudar-nos porque também confiamos nas nossas capacidades”, afirmou Rui Machado, ontem, na conferência de imprensa de antevisão.
“Não tenho dúvidas de que temos nível para ganhar qualquer encontro e estamos a preparar-nos da melhor maneira, por isso é esperar para ver o que vai acontecer, mas vamos à luta”, assegurou o algarvio de 38 anos, que na Maia lidera a equipa das quinas pela sétima vez.
A eliminatória contra a Chéquia assinalará a quarta ocasião em que Portugal joga a ronda de acesso à fase final da Taça Davis by Rakuten. Em caso de vitória, a seleção lusa chegará pela primeira vez “à elite da competição” e é esse o objetivo que Rui Machado tem em mente: “Vamos tentar aproveitar esta oportunidade de fazer história, de certa forma já merecemos. Há um sentimento geral de que vamos aproveitar isto e todos estão a dar o seu melhor. Estamos todos cá para o que for necessário e com essa ambição.”
O capitão português terá à sua disposição João Sousa (84.º no ranking ATP de singulares), Nuno Borges (105.º), Frederico Silva (220.º), Gastão Elias (246.º) e Francisco Cabral (61.º do ranking de pares).
Já a equipa da Chéquia é composta por Jiri Lehecka (39.º ATP), Tomas Machac (122.º), Vit Kopriva (160.º), Jakub Mensik (396.º) e Adam Pavlasek (78.º do ranking de pares) e tem como capitão Jaroslav Navratil, que esta quinta-feira também fez uma antevisão ao fim de semana: “Viemos para Portugal com jogadores jovens e temos respeito pela equipa portuguesa porque têm bons jogadores. Vai ser uma eliminatória equilibrada e é uma oportunidade importante para as duas equipas porque a vencedora irá às Davis Cup Finals. Estamos felizes com tudo e o court é perfeito, parecido com os de Roland-Garros.”
Amanhã, a eliminatória começa às 14h45 com a cerimónia de abertura, seguida de dois encontros de singulares. Já no domingo, último dia, o início da ação dá-se pelas 15h00 com o encontro de pares e, depois, os dois encontros de singulares.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A VianaCycles assinala este ano 15 anos de atividade, um marco que consolida a empresa de Viana do Castelo como uma referência regional no setor das duas rodas. Criada por dois empreendedores de áreas distintas, a empresa começou por centrar a operação no concelho vianense, mas rapidamente alargou a sua presença para novos territórios, acompanhando as exigências de um mercado em constante evolução.
A cidade de Vigo inaugurou, ao final da tarde deste sábado, a sua emblemática iluminação de Natal, num evento que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro urbano — mesmo sob chuva persistente, que não demoveu residentes nem visitantes.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.
Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.