A Seleção Nacional de Futsal iniciou, esta segunda-feira, a sua participação no Campeonato do Mundo de Futsal 2024 com uma vitória sólida. Portugal venceu o Panamá, por 10-1, em Tashkent, no Uzbequistão.
Portugal entrou muito forte em campo e logo no primeiro minuto poderia ter marcado. Pany, com uma jogada individual na esquerda, assiste João Matos que quase marca de cabeça. O Panamá respondeu com remate perigoso de Maquensi. Aos 4’, grande jogada portuguesa. Passe de Tiago Brito e Bruno Coelho atira ao poste.
Aos 5’, a Equipa das Quinas marcou mesmo. Trabalho individual de Pany, com o seu remate a embater no guardião panamenho antes de entrar na baliza. No minuto seguinte, grande trabalho de Fábio Cecílio, que assiste Afonso, que marcou de calcanhar. O Panamá até tinha tentado dividir o jogo nos primeiros instantes, mas a partir daqui a formação orientada por Jorge Braz colocou muita dinâmica e não deu hipóteses. Depois de uma ameaça de Tiago Brito, Portugal volta a marcar. Aos 8’, bola parada e Bruno Coelho marca o 3-0.
Na segunda metade do encontro, o Panamá tentou reagir, André Correia foi chamado a intervir, mas Portugal manteve a toada ofensiva e foi criando mais ocasiões. Bruno Coelho e Pany estiveram perto de chegar a mais um golo nos minutos iniciais.
Pelos 29′, André Coelho marcou novo golaço, a partir de uma bola parada. Pontapé de linha lateral e o fixo novamente com um remate forte para o 9-0. Aos 35′, o Panamá reduziu para 9-1 num penálti convertido por Alfonso Maquensi. Aos 37′, golaço de Portugal. João Matos serve Pany ao segundo poste e o ala faz um golo artístico. Até final da partida, apesar do domínio luso, o marcador não mais se alteraria nesta excelente estreia na defesa do título.
Segue-se o jogo com Tajiquistão, na quinta-feira, às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Os três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent.
Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.