A Seleção Nacional de Futsal iniciou, esta segunda-feira, a sua participação no Campeonato do Mundo de Futsal 2024 com uma vitória sólida. Portugal venceu o Panamá, por 10-1, em Tashkent, no Uzbequistão.
Portugal entrou muito forte em campo e logo no primeiro minuto poderia ter marcado. Pany, com uma jogada individual na esquerda, assiste João Matos que quase marca de cabeça. O Panamá respondeu com remate perigoso de Maquensi. Aos 4’, grande jogada portuguesa. Passe de Tiago Brito e Bruno Coelho atira ao poste.
Aos 5’, a Equipa das Quinas marcou mesmo. Trabalho individual de Pany, com o seu remate a embater no guardião panamenho antes de entrar na baliza. No minuto seguinte, grande trabalho de Fábio Cecílio, que assiste Afonso, que marcou de calcanhar. O Panamá até tinha tentado dividir o jogo nos primeiros instantes, mas a partir daqui a formação orientada por Jorge Braz colocou muita dinâmica e não deu hipóteses. Depois de uma ameaça de Tiago Brito, Portugal volta a marcar. Aos 8’, bola parada e Bruno Coelho marca o 3-0.
Na segunda metade do encontro, o Panamá tentou reagir, André Correia foi chamado a intervir, mas Portugal manteve a toada ofensiva e foi criando mais ocasiões. Bruno Coelho e Pany estiveram perto de chegar a mais um golo nos minutos iniciais.
Pelos 29′, André Coelho marcou novo golaço, a partir de uma bola parada. Pontapé de linha lateral e o fixo novamente com um remate forte para o 9-0. Aos 35′, o Panamá reduziu para 9-1 num penálti convertido por Alfonso Maquensi. Aos 37′, golaço de Portugal. João Matos serve Pany ao segundo poste e o ala faz um golo artístico. Até final da partida, apesar do domínio luso, o marcador não mais se alteraria nesta excelente estreia na defesa do título.
Segue-se o jogo com Tajiquistão, na quinta-feira, às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Os três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent.
Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.