A Seleção Nacional de Futsal iniciou, esta segunda-feira, a sua participação no Campeonato do Mundo de Futsal 2024 com uma vitória sólida. Portugal venceu o Panamá, por 10-1, em Tashkent, no Uzbequistão.
Portugal entrou muito forte em campo e logo no primeiro minuto poderia ter marcado. Pany, com uma jogada individual na esquerda, assiste João Matos que quase marca de cabeça. O Panamá respondeu com remate perigoso de Maquensi. Aos 4’, grande jogada portuguesa. Passe de Tiago Brito e Bruno Coelho atira ao poste.
Aos 5’, a Equipa das Quinas marcou mesmo. Trabalho individual de Pany, com o seu remate a embater no guardião panamenho antes de entrar na baliza. No minuto seguinte, grande trabalho de Fábio Cecílio, que assiste Afonso, que marcou de calcanhar. O Panamá até tinha tentado dividir o jogo nos primeiros instantes, mas a partir daqui a formação orientada por Jorge Braz colocou muita dinâmica e não deu hipóteses. Depois de uma ameaça de Tiago Brito, Portugal volta a marcar. Aos 8’, bola parada e Bruno Coelho marca o 3-0.
Na segunda metade do encontro, o Panamá tentou reagir, André Correia foi chamado a intervir, mas Portugal manteve a toada ofensiva e foi criando mais ocasiões. Bruno Coelho e Pany estiveram perto de chegar a mais um golo nos minutos iniciais.
Pelos 29′, André Coelho marcou novo golaço, a partir de uma bola parada. Pontapé de linha lateral e o fixo novamente com um remate forte para o 9-0. Aos 35′, o Panamá reduziu para 9-1 num penálti convertido por Alfonso Maquensi. Aos 37′, golaço de Portugal. João Matos serve Pany ao segundo poste e o ala faz um golo artístico. Até final da partida, apesar do domínio luso, o marcador não mais se alteraria nesta excelente estreia na defesa do título.
Segue-se o jogo com Tajiquistão, na quinta-feira, às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Os três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent.
Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, foi distinguido com o Machado de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses. A homenagem, atribuída como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da proteção civil e dos bombeiros, decorreu numa cerimónia marcada por palavras de gratidão e emoção.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.