A Seleção Nacional de Futsal iniciou, esta segunda-feira, a sua participação no Campeonato do Mundo de Futsal 2024 com uma vitória sólida. Portugal venceu o Panamá, por 10-1, em Tashkent, no Uzbequistão.
Portugal entrou muito forte em campo e logo no primeiro minuto poderia ter marcado. Pany, com uma jogada individual na esquerda, assiste João Matos que quase marca de cabeça. O Panamá respondeu com remate perigoso de Maquensi. Aos 4’, grande jogada portuguesa. Passe de Tiago Brito e Bruno Coelho atira ao poste.
Aos 5’, a Equipa das Quinas marcou mesmo. Trabalho individual de Pany, com o seu remate a embater no guardião panamenho antes de entrar na baliza. No minuto seguinte, grande trabalho de Fábio Cecílio, que assiste Afonso, que marcou de calcanhar. O Panamá até tinha tentado dividir o jogo nos primeiros instantes, mas a partir daqui a formação orientada por Jorge Braz colocou muita dinâmica e não deu hipóteses. Depois de uma ameaça de Tiago Brito, Portugal volta a marcar. Aos 8’, bola parada e Bruno Coelho marca o 3-0.
Na segunda metade do encontro, o Panamá tentou reagir, André Correia foi chamado a intervir, mas Portugal manteve a toada ofensiva e foi criando mais ocasiões. Bruno Coelho e Pany estiveram perto de chegar a mais um golo nos minutos iniciais.
Pelos 29′, André Coelho marcou novo golaço, a partir de uma bola parada. Pontapé de linha lateral e o fixo novamente com um remate forte para o 9-0. Aos 35′, o Panamá reduziu para 9-1 num penálti convertido por Alfonso Maquensi. Aos 37′, golaço de Portugal. João Matos serve Pany ao segundo poste e o ala faz um golo artístico. Até final da partida, apesar do domínio luso, o marcador não mais se alteraria nesta excelente estreia na defesa do título.
Segue-se o jogo com Tajiquistão, na quinta-feira, às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Os três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent.
Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.
O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.