Portugal entrou da melhor maneira na qualificação para o Europeu 2025, ao vencer a Bósnia e Herzegovina por 3-0, esta sexta-feira, num encontro a contar para a primeira jornada do Grupo B3, disputado no Estádio Municipal de Leiria.
A formação orientada por Francisco Neto iniciou a partida de forma autoritária e essa atitude foi fundamental para que, ao minuto 28, o marcador fosse inagurado. Na sequência de um canto, Lúcia Alves cruzou com intenção para o cabeceamento perfeito de Carole Costa.
Apesar de ter dominado a primeira parte e ter construído mais oportunidades no segundo tempo, algumas das quais flagrantes – Ana Capeta desviou a bola de cabeça à barra, ao minuto 40; um livre de Joana Marchão bateu com estrondo no poste, aos 42′; Capeta falhou por pouco o remate, depois de aparecer com muito perigo junto ao segundo poste -, o resultado só viria a sofrer mais uma alteração antes do intervalo.
Tudo começou num sprint de Jéssica Silva pelo flanco direito, com esta a cruzar para a colega Ana Capeta, mas Sliskovic chegou primeiro e desviou a bola para a própria baliza, já em tempo de compensação (45’+4′).
O recomeço do jogo foi mais morno, ainda que Portugal tenha continuado a dominar a partida e a mostrar-se mais forte em todas as componentes do jogo. Tatiana Pinto rematou sem perigo por cima e Ana Capeta ameaçou novamente o golo. No entanto, a equipa portuguesa só voltaria a acertar na finalização após a entrada em campo de Diana Silva.
A avançada do Sporting CP saltou do banco para marcar na primeira jogada que lhes passou pelos pés, após um passe a rasgar de Ana Borges, ao minuto 62.
Com o triunfo por 3-0 sobre a Bósnia, a Seleção Nacional conquistou os primeiros três pontos na qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, e isolou-se no primeiro lugar do seu grupo, em face do empate entre Irlanda do Norte e Malta (0-0), no outro encontro do Grupo B3, disputado também nesta sexta-feira.
Segue-se uma viagem da equipa lusa até Malta, para defrontar a seleção local, na próxima terça-feira, às 17h30 [hora de Portugal continental]. Esse encontro será transmitido em direto pela RTP1.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.