Doze distritos de Portugal continental vão estar no fim de semana sob aviso laranja devido à previsão de tempo quente, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Évora, Faro, Setúbal, Beja e Portalegre já tinham sido colocados sob aviso laranja devido “à persistência de valores elevados da temperatura máxima”, entre as 00:00 de sábado e as 17:00 de domingo.
Entre as 09:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado, estes cinco distritos estão sob aviso amarelo.
Num comunicado divulgado ao final da tarde de quinta-feira, o IPMA colocou também sob aviso laranja Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Santarém, Lisboa e Castelo Branco, que vigora entre as 00:00 e as 17:00 de domingo.
Estes sete distritos, juntamente com Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Coimbra, estão antes sob aviso amarelo, entre as 09:00 de sexta-feira e as 00:00 de domingo.
O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê uma subida gradual das temperaturas até ao fim de semana na ordem dos 10 graus Celsius, prevendo-se em algumas regiões máximas acima de 40 graus.
Segundo o Instituto, o tempo em Portugal continental e no arquipélago da Madeira vai ser influenciado por um anticiclone que deverá posicionar-se a norte da Península Ibérica e de um vale depressionário que dará origem à aproximação de uma massa de ar quente proveniente do norte de África.
No continente, a temperatura irá registar uma subida gradual, com os valores mais elevados a partir de sábado, quando deverão variar entre 35 e 40.°C na generalidade do território, com exceção de alguns locais do litoral norte e centro, e valores entre 40 e 44.°C na região sul, vale do Tejo e vale do Douro.
Já a temperatura mínima irá registar valores próximos de 20.°C em grande parte do território, em especial na região sul, onde poderá não baixar de 25.°C em alguns locais, nomeadamente no litoral do Algarve e região de Portalegre.
O IPMA prevê também a presença de poeiras em suspensão na região sul, estendendo-se ao restante território nos dias seguintes.
No arquipélago da Madeira, a temperatura máxima também irá subir de forma gradual ao longo dos próximos dias, sendo a subida mais expressiva registada nas terras altas da ilha da Madeira, onde se esperam valores entre 26 e 28.°C no sábado e no domingo.
A temperatura mínima, na costa sul e na ilha do Porto Santo, não deverá ser inferior a 20.°C, o que é designado como noites tropicais.
Na costa norte e nas terras altas, a temperatura mínima deverá variar entre 14 e 18.°C.
Segundo o IPMA, a duração deste episódio de tempo quente permanece ainda incerta, porém deverá prolongar-se para o início do mês de julho, em especial na região sul.
A tradicional Festa das Solhas está de volta na freguesia de Lanhelas, município de Caminha, com uma programação repleta de atividades para toda a comunidade. O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, celebrando a cultura local com música, dança, gastronomia típica e momentos de fé.
A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais aguardados do Festival Viana Bate Forte: Carolina de Deus sobe ao palco no sábado, dia 13 de setembro, às 20h30, na Praça da Liberdade.
A Autoridade Marítima Nacional divulgou esta terça-feira o balanço da época balnear 2025, revelando que 16 pessoas perderam a vida nas praias portuguesas entre 1 de maio e 31 de agosto, das quais dez devido a afogamento.
As eleições autárquicas de outubro vão contar com oito candidatos à presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O atual presidente, Luís Nobre (PS), recandidata-se ao cargo, enquanto novas figuras e forças políticas entram na disputa pelo executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, a aquisição de três lojas comerciais no centro da cidade por 1,4 milhões de euros. O objetivo é instalar serviços municipais atualmente dispersos por vários edifícios arrendados.
Valença volta a recuar no tempo com a realização de mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, que decorre de 5 a 7 de setembro, no interior da Fortaleza. Durante três dias, o centro histórico da cidade transforma-se num autêntico cenário medieval, com animação, recriações históricas, gastronomia e artesanato.
O emblemático traje vianense foi recentemente protagonista de uma sessão fotográfica realizada por alunos do curso de fotografia da DTK – Escola de Artes em Bærum, Noruega, numa ação que pretendeu divulgar e valorizar a cultura tradicional portuguesa no exterior. A sessão decorreu em frente ao Palácio Real, no coração de Oslo, atraindo a atenção de centenas de noruegueses e turistas.