Portugal é o quinto Estado-membro da União Europeia (UE) com maior percentagem de trabalhadores em horário prolongado (9,0%), sendo a média na Europa de 7,1%, em 2023, segundo dados do Eurostat.
De acordo com o serviço estatístico europeu, a Grécia é o país com maior percentagem de pessoas que fazem horário prolongado (11,6%), seguida de Chipre (10,4%), França (10,1%), Itália (9,6%) e Portugal (9,0%).
No outro extremo da tabela, a Bulgária (0,4%), Letónia e Lituânia (1,1% cada), Roménia (1,8%) e Estónia (2,0%) apresentaram as taxas mais baixas.
Os longos horários de trabalho referem-se aos trabalhadores que passam habitualmente 49 horas ou mais por semana no trabalho e o Eurostat indica ainda haver uma taxa muito maior entre os trabalhadores por conta própria (29,3% do todas destes trabalhadores) do que entre trabalhadores por conta de outrém (3,6% do total).
Alvarães recebe, pela terceira vez, uma produção do conhecido produtor Paulo Branco, reforçando a ligação da freguesia com o cinema. As filmagens decorrem numa antiga fábrica de cerâmica, espaço emblemático do património industrial local, e em vários cenários naturais, incluindo a Lagoa da Garça, reconhecida pela sua beleza e pelo trabalho de preservação ambiental da comunidade.
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo vai passar a funcionar em horário de inverno a partir do próximo dia 26 de outubro, prolongando-se até 28 de março. Durante este período, o espaço estará aberto ao público de terça a domingo, entre as 09h00 e as 19h00.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo vai ser, nos próximos dias 23 e 24 de outubro, o palco da conferência internacional Performativity(ies) of Memory(ies), um evento que reúne 70 autores de 25 países para refletir sobre o papel da memória na criação artística e cultural contemporânea.
A plataforma Mamãs sem Dúvidas, da BebéVida, oferece em outubro sessões online gratuitas sobre amamentação, criopreservação, cuidados com o bebé e saúde mental materna.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participou, a convite, na prestigiada formação internacional Diploma em Medicina de Montanha (DiMM), realizada nos Pirinéus, na estância de esqui de Masella, Espanha.
Um homem de 52 anos foi detido pela GNR em Vila Nova de Cerveira, no passado dia 15 de outubro, por violência doméstica contra a companheira e a filha, informou o Comando Territorial de Viana do Castelo.
O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo anunciou a detenção de três pessoas na última semana, durante ações de prevenção e combate à criminalidade na região.