A Seleção Nacional Sub-17 venceu, este domingo, a congénere de França, por 0-3, na final do Campeonato da Europa da categoria, na Arena Kombëtare, em Tirana. Portugal chegou ao jogo decisivo após derrotar a Itália nas meias-finais, num encontro decidido no desempate por penáltis, enquanto a França carimbou a presença na final após eliminar a Bélgica nas “meias”.
Logo no segundo minuto de jogo Duarte Cunha rouba uma bola em zonas adiantadas, mas o guardião recupera a bola. Aos 8’, boa combinação ofensiva de Portugal, com Mide a atirar de pé esquerdo à figura de Jourdren. Primeiros minutos de respeito mútuo entre as equipas, ambas sabendo da importância de marcar primeiro numa final.
Portugal com mais bola, a tentar organizar o ataque, França ia defendendo bem e focada em contra-atacar. Jogo amarrado taticamente, com poucos desequilíbrios de parte a parte. Aos 30’, Anísio faz o primeiro golo. Jogada de insistência portuguesa, com Cunha a cruzar e Lima a cabecear. Anísio, dentro da área, insistiu e marcou depois de um remate seu ser defendido.Portugal forte nestes primeiros 30 minutos. Muito sério em campo, com personalidade e a querer pegar no jogo. A França esperava a Equipa das Quinas e tentava fechar os espaços. Aos 38’, a formação liderada por Bino fez o 2-0. Jogada na profundidade com Anísio a servir Cunha na frente e o camisola 7 a rematar para o golo.
Nos minutos seguintes, a equipa francesa procurou carregar no ataque e foi tentando apostar no jogo direto para a área lusa. Até ao intervalo, Portugal fechou bem os espaços e não permitiu grandes ameaças.
A 2.ª parte começou com França a tentar ter mais iniciativa e a meter mais jogadores na frente. A equipa portuguesa estava muito concentrado e muito focada em campo. Bino mexeu na equipa à passagem dos 58′ para refrescar a equipa e as alterações surtiram logo efeito. Bernard Lima ganhou a bola no meio-campo adversário e assistiu diretamente Gil Neves para o 3-0. Excelente movimentação dos portugueses neste lance, com Lima a recuperar muito bem a bola.
Aos 69′, Antonio cria perigo na frente mas Romário resolve bem a situação e mantém a baliza a zero. Dois minutos depois, Rafael Quintas combina bem com Tomás Soares e atira para defesa segura de Jourdren.
Jogo muito competente de Portugal, a todos os níveis. Forte ofensivamente e muito sólido a fechar os espaços. Nesta fase, a Equipas das Quinas dominava em toda a linha, conseguindo sair bem a jogar e fugindo da pressão gaulesa.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.