Portugal sagrou-se, este domingo, pela primeira vez, Campeão da Europa na categoria de sub-19, ao vencer na final a Espanha por 6-2, num jogo em que chegou a estar em desvantagem.
Em Porec, na Croácia, a formação comandada por José Luís Mendes começou por sofrer dois golos dos espanhóis, mas empatou ainda antes do intervalo, com golos de Lúcio Rocha (10 minutos) e Andriy (20). No segundo tempo, a crença e a superioridade lusas sobressaíram, de tal modo que a Espanha fez um autogolo (Pol Salas, aos 27), antes de Tomás Colaço (36), Lúcio Rocha (37) e Pedro Santos (39) marcarem e fixarem o resultado final.
Portugal, que tinha sido finalista vencido na última edição, e que na fase de grupos já tinha batido os espanhóis, ergue assim, finalmente, o troféu mais desejado pelas seleções europeias jovens de futsal.
Quanto ao jogo, Portugal começou por ameaçar por Andriy (3), mas foi Espanha a marcar primeiro. Aos 5′, Pol Salas aproveitou uma defesa incompleta e fez o 1-0. O mesmo jogador espanhol viria a marcar o segundo golo da formação espanhola, aos 6′, num remate de fora da área.
A Equipa das Quinas tranquilizou e começou a ameaçar o golo. Tomás Colaço (8′) rematou de forma perigosa e, dois minutos depois, Lúcio Rocha reduziu para 2-1 no seguimento de um livre direto muito bem executada e colocada. Já depois de Andriy ter causado problemas à defensiva contrária após excelente trabalho de pivô, Lúcio Rocha atirou ao poste (19′). Instantes depois, jogada coletiva de qualidade por parte de Portugal, Bruno Maior remata e Andriy, ao segundo poste, atira para o empate.

No início da 2.ª parte, Espanha teve uma oportunidade clara de golo, com Adrián Tapias a atirar ao poste. Depois dos primeiro minutos após o descanso, Portugal começou a dominar as incidências do jogo, criando perigo. Numa boa parada bem ensaiada, Portugal chega à vantagem com um auto-golo de Pol Salas (27′).
Ambas as equipas chegaram à quinta falta ainda no meio da 2.ª parte. Num contra-ataque desperdiçado pela Espanha, Cintra leva a bola de ponta a ponta e quase faz um golo memorável (35′).
Instantes depois, Tomás Colaço concretizou a ameaça com mais um golo a favor de Portugal, obrido num livre direto vistoso.
Houve ainda tempo para Lúcio marcar, numa altura em que a Espanha subiu toda e deixou a baliza deserta (36′), e também para Pedro Santos faturar, quase da mesma forma, a dois minutos do fim, deixando com lágrimas de felicidade todo o banco de Portugal.
O jogo foi antecidido por um minuto de silêncio pela tragédia que afetou Marrocos.
Recorde-se que a Equipa das Quinas chega a esta decisão depois de ter superado a Eslovénia nas meias-finais, isto após ter terminado a fase de grupos com o pleno de vitórias, frente a Espanha, França e Croácia
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.