Portugal sagrou-se, este domingo, pela primeira vez, Campeão da Europa na categoria de sub-19, ao vencer na final a Espanha por 6-2, num jogo em que chegou a estar em desvantagem.
Em Porec, na Croácia, a formação comandada por José Luís Mendes começou por sofrer dois golos dos espanhóis, mas empatou ainda antes do intervalo, com golos de Lúcio Rocha (10 minutos) e Andriy (20). No segundo tempo, a crença e a superioridade lusas sobressaíram, de tal modo que a Espanha fez um autogolo (Pol Salas, aos 27), antes de Tomás Colaço (36), Lúcio Rocha (37) e Pedro Santos (39) marcarem e fixarem o resultado final.
Portugal, que tinha sido finalista vencido na última edição, e que na fase de grupos já tinha batido os espanhóis, ergue assim, finalmente, o troféu mais desejado pelas seleções europeias jovens de futsal.
Quanto ao jogo, Portugal começou por ameaçar por Andriy (3), mas foi Espanha a marcar primeiro. Aos 5′, Pol Salas aproveitou uma defesa incompleta e fez o 1-0. O mesmo jogador espanhol viria a marcar o segundo golo da formação espanhola, aos 6′, num remate de fora da área.
A Equipa das Quinas tranquilizou e começou a ameaçar o golo. Tomás Colaço (8′) rematou de forma perigosa e, dois minutos depois, Lúcio Rocha reduziu para 2-1 no seguimento de um livre direto muito bem executada e colocada. Já depois de Andriy ter causado problemas à defensiva contrária após excelente trabalho de pivô, Lúcio Rocha atirou ao poste (19′). Instantes depois, jogada coletiva de qualidade por parte de Portugal, Bruno Maior remata e Andriy, ao segundo poste, atira para o empate.

No início da 2.ª parte, Espanha teve uma oportunidade clara de golo, com Adrián Tapias a atirar ao poste. Depois dos primeiro minutos após o descanso, Portugal começou a dominar as incidências do jogo, criando perigo. Numa boa parada bem ensaiada, Portugal chega à vantagem com um auto-golo de Pol Salas (27′).
Ambas as equipas chegaram à quinta falta ainda no meio da 2.ª parte. Num contra-ataque desperdiçado pela Espanha, Cintra leva a bola de ponta a ponta e quase faz um golo memorável (35′).
Instantes depois, Tomás Colaço concretizou a ameaça com mais um golo a favor de Portugal, obrido num livre direto vistoso.
Houve ainda tempo para Lúcio marcar, numa altura em que a Espanha subiu toda e deixou a baliza deserta (36′), e também para Pedro Santos faturar, quase da mesma forma, a dois minutos do fim, deixando com lágrimas de felicidade todo o banco de Portugal.
O jogo foi antecidido por um minuto de silêncio pela tragédia que afetou Marrocos.
Recorde-se que a Equipa das Quinas chega a esta decisão depois de ter superado a Eslovénia nas meias-finais, isto após ter terminado a fase de grupos com o pleno de vitórias, frente a Espanha, França e Croácia
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.