A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) acaba de assinar um acordo de cooperação técnica, científica e cultural com a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT). Este acordo visa fortalecer a colaboração entre as duas entidades, promovendo a partilha de experiência, conhecimento e planos de trabalho, entre Portugal e Brasil, no âmbito da doença renal crónica.
“Esta parceria representa uma oportunidade única para melhorar a prevenção e tratamento da doença renal crónica, tendo por base a troca de boas práticas, entre o nosso país e o Brasil”, explica Sofia Correia de Barros, presidente da direção da ANADIAL.
O acordo inclui a promoção da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a diálise; a realização de encontros, conferências, simpósios e workshops conjuntos para promover o intercâmbio de informações científicas e técnicas; e a colaboração e elaboração de documentos, estudos e recomendações relacionados a doença renal crónica e a diálise.
Para Yussif Ali Mere Júnior, presidente da ABCDT: “Esta colaboração com a associação de centros de diálise de referência em Portugal será extremamente valiosa para melhorar a qualidade de vida dos doentes renais em ambos os países.”
No Brasil existem cerca de 155 mil pessoas com doença renal crónica e mais de 800 clínicas de diálise. De acordo com dados da ABCDT, 87% da oferta de tratamento para os utentes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil é realizada por meio do atendimento em clínicas particulares convencionadas, na sua maioria representadas pela Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplantes.
Em Portugal existem cerca de 13 mil portugueses com doença renal crónica a realizar hemodiálise. Este tratamento, com grande impacto na vida quotidiana dos doentes, é essencial à sua sobrevivência. No nosso país, mais de 90% dos doentes em hemodiálise realizam os seus tratamentos numa extensa rede de prestadores privados ao abrigo das convenções com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.