A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) acaba de assinar um acordo de cooperação técnica, científica e cultural com a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT). Este acordo visa fortalecer a colaboração entre as duas entidades, promovendo a partilha de experiência, conhecimento e planos de trabalho, entre Portugal e Brasil, no âmbito da doença renal crónica.
“Esta parceria representa uma oportunidade única para melhorar a prevenção e tratamento da doença renal crónica, tendo por base a troca de boas práticas, entre o nosso país e o Brasil”, explica Sofia Correia de Barros, presidente da direção da ANADIAL.
O acordo inclui a promoção da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a diálise; a realização de encontros, conferências, simpósios e workshops conjuntos para promover o intercâmbio de informações científicas e técnicas; e a colaboração e elaboração de documentos, estudos e recomendações relacionados a doença renal crónica e a diálise.
Para Yussif Ali Mere Júnior, presidente da ABCDT: “Esta colaboração com a associação de centros de diálise de referência em Portugal será extremamente valiosa para melhorar a qualidade de vida dos doentes renais em ambos os países.”
No Brasil existem cerca de 155 mil pessoas com doença renal crónica e mais de 800 clínicas de diálise. De acordo com dados da ABCDT, 87% da oferta de tratamento para os utentes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil é realizada por meio do atendimento em clínicas particulares convencionadas, na sua maioria representadas pela Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplantes.
Em Portugal existem cerca de 13 mil portugueses com doença renal crónica a realizar hemodiálise. Este tratamento, com grande impacto na vida quotidiana dos doentes, é essencial à sua sobrevivência. No nosso país, mais de 90% dos doentes em hemodiálise realizam os seus tratamentos numa extensa rede de prestadores privados ao abrigo das convenções com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.