A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) acaba de assinar um acordo de cooperação técnica, científica e cultural com a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT). Este acordo visa fortalecer a colaboração entre as duas entidades, promovendo a partilha de experiência, conhecimento e planos de trabalho, entre Portugal e Brasil, no âmbito da doença renal crónica.
“Esta parceria representa uma oportunidade única para melhorar a prevenção e tratamento da doença renal crónica, tendo por base a troca de boas práticas, entre o nosso país e o Brasil”, explica Sofia Correia de Barros, presidente da direção da ANADIAL.
O acordo inclui a promoção da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a diálise; a realização de encontros, conferências, simpósios e workshops conjuntos para promover o intercâmbio de informações científicas e técnicas; e a colaboração e elaboração de documentos, estudos e recomendações relacionados a doença renal crónica e a diálise.
Para Yussif Ali Mere Júnior, presidente da ABCDT: “Esta colaboração com a associação de centros de diálise de referência em Portugal será extremamente valiosa para melhorar a qualidade de vida dos doentes renais em ambos os países.”
No Brasil existem cerca de 155 mil pessoas com doença renal crónica e mais de 800 clínicas de diálise. De acordo com dados da ABCDT, 87% da oferta de tratamento para os utentes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil é realizada por meio do atendimento em clínicas particulares convencionadas, na sua maioria representadas pela Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplantes.
Em Portugal existem cerca de 13 mil portugueses com doença renal crónica a realizar hemodiálise. Este tratamento, com grande impacto na vida quotidiana dos doentes, é essencial à sua sobrevivência. No nosso país, mais de 90% dos doentes em hemodiálise realizam os seus tratamentos numa extensa rede de prestadores privados ao abrigo das convenções com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.