No âmbito do Dia Mundial do Cancro, que se assinala, hoje, dia 4 de fevereiro, a Organização Europeia de Patentes (OEP) vai publicar um novo estudo sobre as inovações na luta contra o cancro. Este estudo fornece uma análise dos domínios tecnológicos que registam mais rápido crescimento.
No que diz respeito ao número de patentes de invenção dedicadas ao combate ao cancro, Portugal ocupa o 19º lugar quando comparado com os restantes países da Europa. Este resultado vem na sequência de um crescimento consistente ao longo de quatro períodos consecutivos de três anos das famílias de patentes internacionais (FPI) relacionadas com o cancro, de 2010 a 2021, atingindo um total de 96 FPI.
“À luz do relatório de Mario Draghi sobre o futuro da competitividade europeia, as conclusões deste estudo constituem um sinal de alerta para o sistema europeu de inovação em oncologia”, afirma António Campinos, presidente da OEP. “À medida que as tecnologias de combate ao cancro evoluem rapidamente e avançam em direções inesperadas, a Europa tem de reagir para manter a sua vantagem competitiva na inovação dos cuidados de saúde e salvar vidas. O vibrante ecossistema de startups europeias no domínio da oncologia é um foco de esperança no futuro, mas as empresas precisam de investimento e apoio para aumentar a escala das suas invenções.”
A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.