A seleção portuguesa de hóquei em patins vai integrar o Grupo A do Campeonato do Mundo, em setembro, em Itália, juntamente com Argentina, Angola e Estados Unidos.
“Portugal entra no Mundial com o estatuto de candidato, tal como as outras quatro seleções (Argentina, Itália, França e Espanha). O objetivo inicial é ganhar o grupo de forma a cruzar nos quartos de final com o vencedor do Grupo B da Intercontinental, onde nos apresentaremos como favoritos, e garantir a presença nas meias-finais”, disse o selecionador Paulo Freitas, citado pela Federação Portuguesa de Patinagem (FPP).
O sorteio, realizado em Novara, onde a competição vai decorrer, entre 16 e 22 de setembro, ditou que na ‘poule’ B vão jogar a Espanha, Itália, França e Chile.
“Se tiver de indicar favoritos, indico a Argentina, face aos resultados mais recentes (campeã do mundo e vencedora da Taça das Nações), a Itália, pela consolidação de crescimento que vem mantendo e pelo fator casa, e ainda a seleção espanhola, como atual campeã da Europa”, acrescentou.
O técnico prometeu uma equipa lusa “com toda a ilusão e compromisso em busca do título mundial”, garantido que a formação das ‘quinas’ estará “preparada para lutar pela vitória e honrar o país e os pergaminhos da modalidade”
Portugal estreia-se em 16 de setembro ante os Estados Unidos, defrontando Angola no dia seguinte, encerrando a primeira fase frente à Argentina, em 18, com quem, provavelmente, decidirá o primeiro lugar do grupo.
Vice-campeão mundial, ao perder com a anfitriã Argentina, Portugal procura o 17.º título, o que lhe permitiria igualar a recordista Espanha, num palmarés em que os sul-americanos completam o pódio com seis triunfos, seguidos da Itália, com quatro, e Inglaterra, com dois.
Quanto ao Mundial feminino, Portugal ficou emparelhado com Colômbia, França e Argentina, a defrontar por esta ordem, na ‘poule’ A, enquanto na B estão integrados Espanha, Itália, Chile e Inglaterra.
“São equipas que vão exigir muito de nós. Teremos de ter a ambição de sermos muito competitivos. Serão desafios emocionantes de um grau de dificuldade elevado. Temos de «realizar um bom trabalho para nos apresentarmos bem. Temos de ter uma mentalidade muito forte. Vamos ter de nos superar, saber ter capacidade de sofrimento e muita resiliência”, analisou o selecionador, Hélder Antunes.
Portugal procura ainda o seu primeiro título – quatro vezes segundo e duas terceiro – numa competição liderada pela Espanha, com sete troféus, mais um do que a Argentina, com seis, enquanto França, Chile e Canadá têm um.
O Mundial feminino, igualmente inserido nos World Skate Games, principia também em 16 de setembro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.