A seleção portuguesa de hóquei em patins vai integrar o Grupo A do Campeonato do Mundo, em setembro, em Itália, juntamente com Argentina, Angola e Estados Unidos.
“Portugal entra no Mundial com o estatuto de candidato, tal como as outras quatro seleções (Argentina, Itália, França e Espanha). O objetivo inicial é ganhar o grupo de forma a cruzar nos quartos de final com o vencedor do Grupo B da Intercontinental, onde nos apresentaremos como favoritos, e garantir a presença nas meias-finais”, disse o selecionador Paulo Freitas, citado pela Federação Portuguesa de Patinagem (FPP).
O sorteio, realizado em Novara, onde a competição vai decorrer, entre 16 e 22 de setembro, ditou que na ‘poule’ B vão jogar a Espanha, Itália, França e Chile.
“Se tiver de indicar favoritos, indico a Argentina, face aos resultados mais recentes (campeã do mundo e vencedora da Taça das Nações), a Itália, pela consolidação de crescimento que vem mantendo e pelo fator casa, e ainda a seleção espanhola, como atual campeã da Europa”, acrescentou.
O técnico prometeu uma equipa lusa “com toda a ilusão e compromisso em busca do título mundial”, garantido que a formação das ‘quinas’ estará “preparada para lutar pela vitória e honrar o país e os pergaminhos da modalidade”
Portugal estreia-se em 16 de setembro ante os Estados Unidos, defrontando Angola no dia seguinte, encerrando a primeira fase frente à Argentina, em 18, com quem, provavelmente, decidirá o primeiro lugar do grupo.
Vice-campeão mundial, ao perder com a anfitriã Argentina, Portugal procura o 17.º título, o que lhe permitiria igualar a recordista Espanha, num palmarés em que os sul-americanos completam o pódio com seis triunfos, seguidos da Itália, com quatro, e Inglaterra, com dois.
Quanto ao Mundial feminino, Portugal ficou emparelhado com Colômbia, França e Argentina, a defrontar por esta ordem, na ‘poule’ A, enquanto na B estão integrados Espanha, Itália, Chile e Inglaterra.
“São equipas que vão exigir muito de nós. Teremos de ter a ambição de sermos muito competitivos. Serão desafios emocionantes de um grau de dificuldade elevado. Temos de «realizar um bom trabalho para nos apresentarmos bem. Temos de ter uma mentalidade muito forte. Vamos ter de nos superar, saber ter capacidade de sofrimento e muita resiliência”, analisou o selecionador, Hélder Antunes.
Portugal procura ainda o seu primeiro título – quatro vezes segundo e duas terceiro – numa competição liderada pela Espanha, com sete troféus, mais um do que a Argentina, com seis, enquanto França, Chile e Canadá têm um.
O Mundial feminino, igualmente inserido nos World Skate Games, principia também em 16 de setembro.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.