Logo
Nacional

Portugal contribui com 100 milhões de euros para compra de munições de artilharia para Ucrânia

16 Março, 2024 | 14:50
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Portugal vai contribuir com 100 milhões de euros para a compra de munições de artilharia de grande calibre para a Ucrânia, que delas "precisa desesperadamente" para resistir à agressão russa, disse a ministra da Defesa.

Em declarações à agência Lusa, a ministra Helena Carreiras detalhou a decisão tomada na véspera pelo Conselho de Ministros de apoiar a Ucrânia com 100 milhões de euros para munições de artilharia de grande calibre, um programa de aquisição conjunta liderado pela Chéquia e ao qual se associam vários países europeus.

“O timing desta iniciativa tem a ver com a necessidade da Ucrânia, que precisa desesperadamente de munições para prosseguir a sua resistência contra a invasão ilegal da Rússia”, referiu, considerando que esta contribuição se insere num “processo de apoio continuado à Ucrânia”.

De acordo com a ministra da Defesa, não se trata de um apoio “com armas e munições a uma agressão”, mas “apoiar a resistência a uma agressão” que tem sido feita pela Rússia à Ucrânia.

“Não escala quem apoia a autodefesa, a defesa da soberania, da integridade territorial, escala quem agride e quem invade”, defendeu.

Este apoio de 100 milhões de euros que tem como objetivo “entregar rapidamente à Ucrânia munições de 155mm” complementa, segundo Helena Carreiras, o esforço que tem sido feito também no plano humanitário, financeiro e militar.

“Neste momento há uma necessidade imperiosa de apoiar a Ucrânia com munições, é aquilo de que mais necessitam. Há também uma consciência crescente e europeia de que estamos num momento crítico”, explicitou.

Segundo a ministra, esta iniciativa que partiu da Chéquia, inicialmente apoiada pela Holanda e pela Dinamarca e que agora se alargou já “a mais de dezena e meia de países”, permite “identificar em mercados de países terceiros” munições deste calibre uma vez que “há falta e carência na Europa” destas munições.

“É isso que se está neste momento a adquirir, para entregar rapidamente à Ucrânia: munições de artilharia para suprir as necessidades que se sentem neste momento no campo de batalha para resistir à agressão russa”, referiu.

A ministra da Defesa citou o secretário-geral da NATO que dizia recentemente que a “Ucrânia não precisa de coragem, tem em excesso, precisa de munições”.

“Temos que ajudar a Ucrânia porque se trata de defendermo-nos também a nós. A Ucrânia está a lutar pela segurança da Europa também e é nesse sentido que não podemos deixar de reforçar o nosso apoio e de manifestar a sua solidariedade para com a Ucrânia”, afirmou.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.