Logo
Nacional

Portugal contribui com 100 milhões de euros para compra de munições de artilharia para Ucrânia

16 Março, 2024 | 14:50
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Portugal vai contribuir com 100 milhões de euros para a compra de munições de artilharia de grande calibre para a Ucrânia, que delas "precisa desesperadamente" para resistir à agressão russa, disse a ministra da Defesa.

Em declarações à agência Lusa, a ministra Helena Carreiras detalhou a decisão tomada na véspera pelo Conselho de Ministros de apoiar a Ucrânia com 100 milhões de euros para munições de artilharia de grande calibre, um programa de aquisição conjunta liderado pela Chéquia e ao qual se associam vários países europeus.

“O timing desta iniciativa tem a ver com a necessidade da Ucrânia, que precisa desesperadamente de munições para prosseguir a sua resistência contra a invasão ilegal da Rússia”, referiu, considerando que esta contribuição se insere num “processo de apoio continuado à Ucrânia”.

De acordo com a ministra da Defesa, não se trata de um apoio “com armas e munições a uma agressão”, mas “apoiar a resistência a uma agressão” que tem sido feita pela Rússia à Ucrânia.

“Não escala quem apoia a autodefesa, a defesa da soberania, da integridade territorial, escala quem agride e quem invade”, defendeu.

Este apoio de 100 milhões de euros que tem como objetivo “entregar rapidamente à Ucrânia munições de 155mm” complementa, segundo Helena Carreiras, o esforço que tem sido feito também no plano humanitário, financeiro e militar.

“Neste momento há uma necessidade imperiosa de apoiar a Ucrânia com munições, é aquilo de que mais necessitam. Há também uma consciência crescente e europeia de que estamos num momento crítico”, explicitou.

Segundo a ministra, esta iniciativa que partiu da Chéquia, inicialmente apoiada pela Holanda e pela Dinamarca e que agora se alargou já “a mais de dezena e meia de países”, permite “identificar em mercados de países terceiros” munições deste calibre uma vez que “há falta e carência na Europa” destas munições.

“É isso que se está neste momento a adquirir, para entregar rapidamente à Ucrânia: munições de artilharia para suprir as necessidades que se sentem neste momento no campo de batalha para resistir à agressão russa”, referiu.

A ministra da Defesa citou o secretário-geral da NATO que dizia recentemente que a “Ucrânia não precisa de coragem, tem em excesso, precisa de munições”.

“Temos que ajudar a Ucrânia porque se trata de defendermo-nos também a nós. A Ucrânia está a lutar pela segurança da Europa também e é nesse sentido que não podemos deixar de reforçar o nosso apoio e de manifestar a sua solidariedade para com a Ucrânia”, afirmou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2025

Ponte da Barca acolhe sessão sobre saúde mental e autoconhecimento

A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.

Nacional 1 Dezembro, 2025

Ponte de Lima representada nos Prémios Património Ibérico 2025 em Sintra

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.

Regional 1 Dezembro, 2025

Empreendimento de agroturismo em Mujães promete experiências agrícolas autênticas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.

Regional 1 Dezembro, 2025

“Viana é Natal” destaca criatividade das montras e incentiva compras no comércio local

O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.

Regional 1 Dezembro, 2025

CP convida a uma viagem encantada no Comboio Histórico do Vouga

Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Valenciano chega ao primeiro lugar após 11ª jornada na 1ª Divisão Distrital

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Távora escorrega mas mantém liderança da 2ª Divisão Distrital

A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.