Logo
Nacional

Portugal contribui com 100 milhões de euros para compra de munições de artilharia para Ucrânia

16 Março, 2024 | 14:50
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Portugal vai contribuir com 100 milhões de euros para a compra de munições de artilharia de grande calibre para a Ucrânia, que delas "precisa desesperadamente" para resistir à agressão russa, disse a ministra da Defesa.

Em declarações à agência Lusa, a ministra Helena Carreiras detalhou a decisão tomada na véspera pelo Conselho de Ministros de apoiar a Ucrânia com 100 milhões de euros para munições de artilharia de grande calibre, um programa de aquisição conjunta liderado pela Chéquia e ao qual se associam vários países europeus.

“O timing desta iniciativa tem a ver com a necessidade da Ucrânia, que precisa desesperadamente de munições para prosseguir a sua resistência contra a invasão ilegal da Rússia”, referiu, considerando que esta contribuição se insere num “processo de apoio continuado à Ucrânia”.

De acordo com a ministra da Defesa, não se trata de um apoio “com armas e munições a uma agressão”, mas “apoiar a resistência a uma agressão” que tem sido feita pela Rússia à Ucrânia.

“Não escala quem apoia a autodefesa, a defesa da soberania, da integridade territorial, escala quem agride e quem invade”, defendeu.

Este apoio de 100 milhões de euros que tem como objetivo “entregar rapidamente à Ucrânia munições de 155mm” complementa, segundo Helena Carreiras, o esforço que tem sido feito também no plano humanitário, financeiro e militar.

“Neste momento há uma necessidade imperiosa de apoiar a Ucrânia com munições, é aquilo de que mais necessitam. Há também uma consciência crescente e europeia de que estamos num momento crítico”, explicitou.

Segundo a ministra, esta iniciativa que partiu da Chéquia, inicialmente apoiada pela Holanda e pela Dinamarca e que agora se alargou já “a mais de dezena e meia de países”, permite “identificar em mercados de países terceiros” munições deste calibre uma vez que “há falta e carência na Europa” destas munições.

“É isso que se está neste momento a adquirir, para entregar rapidamente à Ucrânia: munições de artilharia para suprir as necessidades que se sentem neste momento no campo de batalha para resistir à agressão russa”, referiu.

A ministra da Defesa citou o secretário-geral da NATO que dizia recentemente que a “Ucrânia não precisa de coragem, tem em excesso, precisa de munições”.

“Temos que ajudar a Ucrânia porque se trata de defendermo-nos também a nós. A Ucrânia está a lutar pela segurança da Europa também e é nesse sentido que não podemos deixar de reforçar o nosso apoio e de manifestar a sua solidariedade para com a Ucrânia”, afirmou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Janeiro, 2026

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo reforçam meios no Centro do País

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.

Desporto 29 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe mais de 1,5 milhões de euros na requalificação das piscinas municipais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.

Regional 29 Janeiro, 2026

O Maior Carnaval do Norte de Portugal está de regresso a Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.

Regional 29 Janeiro, 2026

Ponte de Lima recebe I Congresso Internacional sobre o Brinquedo

Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.

Cultura 29 Janeiro, 2026

PLATEA arranca com ciclo de teatro amador em Lanheses

A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.

Regional 29 Janeiro, 2026

Comissão Municipal de Trânsito debate obras e mobilidade em Viana do Castelo

A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.

Regional 29 Janeiro, 2026

Caminha lança campanha solidária “Operação Nariz Vermelho”

A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.