A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, promoveu a participação de Portugal na primeira edição das WEOI-Western-European Olympiad in Informatics, que decorreram no passado dia 17 de junho.
A participação foi completamente remota e decorreu no sábado, 17 de junho, com a participação de 58 concorrentes de 10 países: Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suíça. N0 concurso, estiveram presentes alguns alunos dos ensinos básico e secundário.
Os 6 alunos que participaram (o máximo permitido por país) foram selecionados durante um estágio online organizado pelo Professor Pedro Ribeiro.
Os olímpicos portugueses obtiveram excelentes resultados, tendo conquistado 3 medalhas de bronze: Tiago Sousa, Tomás Faria e Luís Barbosa.
Os vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática:
A APDSI tenciona continuar a participar nas próximas edições, com a ambição de o fazer presencialmente, em 2024 no Reino Unido e em 2025 em Itália.
Segue-se agora a Prova de Seleção, programada para o dia 30 de junho, onde os 4 olímpicos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática – IOI que este ano serão na Hungria.
No fim-de-semana de 8 e 9 de julho haverá também participação remota no CIIC- Concurso Ibero-Americano de Computação.
Em 2021, Portugal conseguiu uma medalha de ouro e duas menções honrosas no concurso.
Ao Professor Pedro Ribeiro, é o impulsionador desta atividade e um dos vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática do seu tempo.
Esta iniciativa conta com o apoio da Presidência da República e do Ministério e é patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian, NTT Data, Ciência Viva e Fundação para a Ciência e Tecnologia, contando com os apoios da FCA – Editora de Informática e Porto Editora.

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.