A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, promoveu a participação de Portugal na primeira edição das WEOI-Western-European Olympiad in Informatics, que decorreram no passado dia 17 de junho.
A participação foi completamente remota e decorreu no sábado, 17 de junho, com a participação de 58 concorrentes de 10 países: Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suíça. N0 concurso, estiveram presentes alguns alunos dos ensinos básico e secundário.
Os 6 alunos que participaram (o máximo permitido por país) foram selecionados durante um estágio online organizado pelo Professor Pedro Ribeiro.
Os olímpicos portugueses obtiveram excelentes resultados, tendo conquistado 3 medalhas de bronze: Tiago Sousa, Tomás Faria e Luís Barbosa.
Os vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática:
A APDSI tenciona continuar a participar nas próximas edições, com a ambição de o fazer presencialmente, em 2024 no Reino Unido e em 2025 em Itália.
Segue-se agora a Prova de Seleção, programada para o dia 30 de junho, onde os 4 olímpicos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática – IOI que este ano serão na Hungria.
No fim-de-semana de 8 e 9 de julho haverá também participação remota no CIIC- Concurso Ibero-Americano de Computação.
Em 2021, Portugal conseguiu uma medalha de ouro e duas menções honrosas no concurso.
Ao Professor Pedro Ribeiro, é o impulsionador desta atividade e um dos vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática do seu tempo.
Esta iniciativa conta com o apoio da Presidência da República e do Ministério e é patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian, NTT Data, Ciência Viva e Fundação para a Ciência e Tecnologia, contando com os apoios da FCA – Editora de Informática e Porto Editora.

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.