A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, promoveu a participação de Portugal na primeira edição das WEOI-Western-European Olympiad in Informatics, que decorreram no passado dia 17 de junho.
A participação foi completamente remota e decorreu no sábado, 17 de junho, com a participação de 58 concorrentes de 10 países: Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suíça. N0 concurso, estiveram presentes alguns alunos dos ensinos básico e secundário.
Os 6 alunos que participaram (o máximo permitido por país) foram selecionados durante um estágio online organizado pelo Professor Pedro Ribeiro.
Os olímpicos portugueses obtiveram excelentes resultados, tendo conquistado 3 medalhas de bronze: Tiago Sousa, Tomás Faria e Luís Barbosa.
Os vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática:
A APDSI tenciona continuar a participar nas próximas edições, com a ambição de o fazer presencialmente, em 2024 no Reino Unido e em 2025 em Itália.
Segue-se agora a Prova de Seleção, programada para o dia 30 de junho, onde os 4 olímpicos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática – IOI que este ano serão na Hungria.
No fim-de-semana de 8 e 9 de julho haverá também participação remota no CIIC- Concurso Ibero-Americano de Computação.
Em 2021, Portugal conseguiu uma medalha de ouro e duas menções honrosas no concurso.
Ao Professor Pedro Ribeiro, é o impulsionador desta atividade e um dos vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática do seu tempo.
Esta iniciativa conta com o apoio da Presidência da República e do Ministério e é patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian, NTT Data, Ciência Viva e Fundação para a Ciência e Tecnologia, contando com os apoios da FCA – Editora de Informática e Porto Editora.

A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.