A seleção portuguesa começa hoje a defender o título no Mundial de futsal frente ao Panamá, numa primeira jornada do Grupo E que inicia a caminhada rumo à tentativa de obter uma quarta fase final de sucesso consecutiva.
O encontro, com início às 17:30 locais (13:30 em Lisboa), realiza-se na Humo Arena, na cidade de Tashkent, capital do Uzbequistão, país anfitrião desta edição da competição, e contará com a arbitragem principal do australiano Ryan Shepheard, sendo seguido pelo embate entre Tajiquistão e Marrocos, as outras seleções que integram o Grupo E.
Campeões mundiais em 2021, na Lituânia, a que acresce o bicampeonato europeu em 2018 e 2022, Portugal vai disputar a 10.ª edição de um Mundial de futsal sendo o ‘alvo a abater’, com o Panamá a ser a primeira seleção a tentar contrariar esse favoritismo.
A equipa das ‘quinas’ apenas defrontou os panamenhos por uma vez, também na fase de grupos de um Mundial, em 2016, na Colômbia, num duelo que ficou marcado pela maior goleada até ao momento de Portugal em todas as edições, ao triunfar por 9-0.
Passados oito anos, o Panamá evoluiu muito, como foi alertando o selecionador Jorge Braz, bem como vários jogadores, nos dias que antecederam a partida, sendo os atuais campeões da CONCACAF, que reúne todas as seleções da América do Norte e Central.
Também hoje irá decorrer a ronda inicial do Grupo F, que irá opor o Irão à Venezuela e a Guatemala à França, realizando-se no Complexo de Desportos Universal de Bukhara.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.