Portugal foi ultrapassado pelos Países Baixos no ranking da FIFA, tendo caído para o sétimo lugar de uma classificação que foi divulgada e que continua a ser liderada pela Argentina, campeã mundial de futebol.
Apesar de ter alcançado a qualificação para as meias-finais da Liga das Nações A, afastando a Dinamarca nos ‘quartos’, e de os neerlandeses terem sido eliminados pela Espanha, Portugal caiu uma posição na hierarquia da FIFA, em contraponto com os Países Baixos.
A outra alteração no top-10 aconteceu no pódio, com a Espanha a subir ao segundo lugar, relegando a França para o terceiro, à frente de Inglaterra (quarta posicionada) e Brasil (quinto), enquanto Bélgica (oitava), Itália (nona) e Alemanha (10.ª) mantiveram os posicionamentos anteriores.
Cabo Verde continua a ser o melhor representante dos PALOP, permanecendo no 72.º posto, à frente de Angola, liderada pelo treinador português Pedro Gonçalves, que desceu duas posições, para a 87.ª, enquanto Moçambique manteve-se na 96.ª.
O Azerbaijão, orientado pelo ex-selecionador português Fernando Santos, desceu dois lugares no primeiro ranking divulgado pela FIFA em 2025, para o 119.º.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) arrancou com um conjunto de ações de sensibilização em mais de 4.600 estabelecimentos de ensino, abrangendo cerca de 678 mil alunos em todo o território continental. A iniciativa, integrada no Programa Escola Segura (PES), assinala os 33 anos do projeto e visa reforçar a segurança no meio escolar no regresso às aulas.
Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, será agraciado com o prestigiado ‘Machado de Honra’ pela Liga dos Bombeiros Portugueses, numa cerimónia marcada para esta sexta-feira, 12 de setembro, pelas 20h45, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
A cidade de Viana do Castelo recebe esta noite um dos nomes mais marcantes da música portuguesa. Luís Represas sobe ao Palco da Liberdade, na Praça da Liberdade, às 21h30, para um concerto muito aguardado inserido no Festival Viana Bate Forte.
O tempo promete colaborar com quem planeia aproveitar o fim de semana ao ar livre na região de Viana do Castelo. Segundo as previsões meteorológicas, o fim de semana será marcado por alguma nebulosidade, mas com momentos de sol, sobretudo no domingo.
A campanha autárquica em Viana do Castelo tem sido marcada por episódios de vandalismo contra várias candidaturas. Cartazes de campanha de Luís Nobre (PS), atual presidente da Câmara Municipal, foram destruídos em diversos pontos da cidade. Poucos dias antes, também a candidatura de Eduardo Teixeira (Chega) denunciou situações semelhantes.
Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.