Logo
Desporto

Portugal apurado para o Mundial 2025

3 Setembro, 2024 | 18:08
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos está apurada directamente para o Campeonato do Mundo de 2025, a disputar de 12 a 28 de Setembro do próximo ano nas Filipinas, anunciou hoje a Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Qualificaram-se automaticamente para o Mundial 2025 de masculinos duas selecções – a anfitriã, Filipinas, e a actual campeã mundial, a Itália. De acordo com o novo sistema de qualificação, 15 vagas foram concedidas durante os Campeonatos Continentais de 2023, com Egipto, Argélia e Líbia emergindo da África, Japão, Irão e Catar a garantirem a qualificação pela Ásia, Polónia, Eslovénia e França pela Europa, Estados Unidos da América, Canadá e Cuba pela NORCECA e Argentina, Brasil e Colômbia representando a América do Sul.

As 15 vagas restantes foram preenchidas pelas as melhores seleções nacionais no Ranking Mundial da FIVB em 30 de Agosto de 2024, ainda não classificadas: Alemanha, Sérvia, Países Baixos, Ucrânia, Bélgica, Turquia, Chéquia, Bulgária, Portugal, Finlândia, Tunísia, China, Roménia, Chile e Coreia.

A FIVB avançou ainda que, a partir desta edição, os participantes no Mundial passam de 24 para 32 e serão distribuídos, numa primeira fase, por oito grupos de quatro selecções.
A 1.ª fase será disputada no sistema de todos contra todos e os dois primeiros classificados de cada um dos oito grupos terão acesso à fase eliminatória.
Relativamente à fase de apuramento para o Mundial, o país organizador da fase final e o campeão em título terão presença garantida, bem como as três melhores selecções de cada campeonato continental. Os restantes participantes são determinados pelo Ranking da FIVB.
Em femininos, a Tailândia vai acolher o Campeonato do Mundo em 2025 pela primeira vez na história da competição, que reunirá as 32 melhores selecções de femininos do mundo.

Será o regresso, desta vez como Seleccionador Nacional, de João José a um Campeonato do Mundo, após a participação no Argentina 2002, onde foi distinguido como o melhor blocador, tendo dividido então o prémio monetário com os seus colegas de equipa.
Com 9 títulos de campeão nacional, melhor blocador do mundo em 2002, campeão europeu de clubes em 2006/2007 pelos alemães do VFR Friedrichshafen, entre outras distinções  nternacionais, o ex-capitão da turma das quinas integra, desde 2018, a equipa técnica da Selecção Nacional.

Voltar a estar em mais uma fase final, desta vez do Campeonato do Mundo, é mais uma oportunidade para trabalharmos e competirmos com os melhores no sentido de continuar a desenvolver e consolidar a nossa posição no Voleibol internacional.
A Selecção Nacional, através da Federação Portuguesa de Voleibol, tem vindo nos últimos anos a trabalhar neste sentido e é muito gratificante ver assim atingido este objectivo, o nosso País representado entre as melhores seleções do mundo“, salienta o Seleccionador Nacional João José, reconhecendo que “a preparação e a presença com regularidade em fases finais como esta é um dos factores que poderá fazer com que tenhamos uma selecção nacional mais forte no futuro e mais próxima dos níveis de desempenho e de excelência que pretendemos“.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Fevereiro, 2026

Três desalojados após novo deslizamento de terras em Ponte da Barca

Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.

Regional 11 Fevereiro, 2026

Ponte da Barca: Derrocada obriga retirada preventiva de 20 pessoas

Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Mau tempo trava pesca da lampreia no Minho

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Deslizamento de terras provoca sete desalojados em Ponte da Barca

Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo acolhe VII Convenção do Mercado das Viagens sob o lema “Rumo ao Futuro”

Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Residente de Chafé doa cerca de 500 telhas para apoiar zonas afetadas pelo mau tempo

Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.

Regional 10 Fevereiro, 2026

GNR deteve 18 pessoas e registou 54 acidentes na última semana no distrito de Viana do Castelo

O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.