A Selecção Nacional de Seniores Masculinos está apurada directamente para o Campeonato do Mundo de 2025, a disputar de 12 a 28 de Setembro do próximo ano nas Filipinas, anunciou hoje a Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Qualificaram-se automaticamente para o Mundial 2025 de masculinos duas selecções – a anfitriã, Filipinas, e a actual campeã mundial, a Itália. De acordo com o novo sistema de qualificação, 15 vagas foram concedidas durante os Campeonatos Continentais de 2023, com Egipto, Argélia e Líbia emergindo da África, Japão, Irão e Catar a garantirem a qualificação pela Ásia, Polónia, Eslovénia e França pela Europa, Estados Unidos da América, Canadá e Cuba pela NORCECA e Argentina, Brasil e Colômbia representando a América do Sul.
As 15 vagas restantes foram preenchidas pelas as melhores seleções nacionais no Ranking Mundial da FIVB em 30 de Agosto de 2024, ainda não classificadas: Alemanha, Sérvia, Países Baixos, Ucrânia, Bélgica, Turquia, Chéquia, Bulgária, Portugal, Finlândia, Tunísia, China, Roménia, Chile e Coreia.
A FIVB avançou ainda que, a partir desta edição, os participantes no Mundial passam de 24 para 32 e serão distribuídos, numa primeira fase, por oito grupos de quatro selecções.
A 1.ª fase será disputada no sistema de todos contra todos e os dois primeiros classificados de cada um dos oito grupos terão acesso à fase eliminatória.
Relativamente à fase de apuramento para o Mundial, o país organizador da fase final e o campeão em título terão presença garantida, bem como as três melhores selecções de cada campeonato continental. Os restantes participantes são determinados pelo Ranking da FIVB.
Em femininos, a Tailândia vai acolher o Campeonato do Mundo em 2025 pela primeira vez na história da competição, que reunirá as 32 melhores selecções de femininos do mundo.
Será o regresso, desta vez como Seleccionador Nacional, de João José a um Campeonato do Mundo, após a participação no Argentina 2002, onde foi distinguido como o melhor blocador, tendo dividido então o prémio monetário com os seus colegas de equipa.
Com 9 títulos de campeão nacional, melhor blocador do mundo em 2002, campeão europeu de clubes em 2006/2007 pelos alemães do VFR Friedrichshafen, entre outras distinções nternacionais, o ex-capitão da turma das quinas integra, desde 2018, a equipa técnica da Selecção Nacional.
“Voltar a estar em mais uma fase final, desta vez do Campeonato do Mundo, é mais uma oportunidade para trabalharmos e competirmos com os melhores no sentido de continuar a desenvolver e consolidar a nossa posição no Voleibol internacional.
A Selecção Nacional, através da Federação Portuguesa de Voleibol, tem vindo nos últimos anos a trabalhar neste sentido e é muito gratificante ver assim atingido este objectivo, o nosso País representado entre as melhores seleções do mundo“, salienta o Seleccionador Nacional João José, reconhecendo que “a preparação e a presença com regularidade em fases finais como esta é um dos factores que poderá fazer com que tenhamos uma selecção nacional mais forte no futuro e mais próxima dos níveis de desempenho e de excelência que pretendemos“.
Este domingo, realizaram-se as partidas dos Oitavos-de-final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Das 5 equipas do concelho de Viana do Castelo presentes nesta fase, apenas 4 seguem para a próxima eliminatória. Castelense, Cardielense, Lanheses e Deucriste SC, ganharam os seu jogos e estão apurados para os Quartos-de-final da competição.
O FC Porto, vencedor das três últimas edições da Taça de Portugal em futebol, foi hoje afastado dos oitavos de final da competição, ao perder por 2-1 no terreno do Moreirense, somando a terceira derrota consecutiva.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é caraterizada pela obstrução e/ou bloqueio persistente das vias aéreas. Esta obstrução pode ocorrer através de um enfisema, de bronquite crónica ou de ambos causando dificuldade respiratória. A obstrução brônquica pode ser irreversível ou parcialmente reversível através de tratamento.Andreia Gomes - Diretora Técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida
Um acidente, esta manhã, na localidade de Ganfei, em Valença, entre um ligeiro de passageiros e um motociclo provocou a morte a um jovem de 21 anos.
Em jogo da 9.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado este sábado no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana derrotou (3-2) o Sporting de Espinho com parciais de 26-24, 19-25, 25-23, 15-25 e 15-11.
A Juventude Viana deslocou-se, este sábado, a Riba d`Ave para defrontar a equipa local, em jogo correspondente à 7ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A formação de Viana do Castelo realizou uma boa partida e alcançou a segunda vitória consecutiva na competição.
Arrancou, este sábado, a nona jornada da Liga Feminina Placard, com a realização de três encontros. No Pavilhão José Natário, o Santa Luzia foi surpreendido pelo Maia. A equipa de Viana do Castelo perdeu por 2-3.