A Selecção Nacional de Seniores Masculinos está apurada directamente para o Campeonato do Mundo de 2025, a disputar de 12 a 28 de Setembro do próximo ano nas Filipinas, anunciou hoje a Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Qualificaram-se automaticamente para o Mundial 2025 de masculinos duas selecções – a anfitriã, Filipinas, e a actual campeã mundial, a Itália. De acordo com o novo sistema de qualificação, 15 vagas foram concedidas durante os Campeonatos Continentais de 2023, com Egipto, Argélia e Líbia emergindo da África, Japão, Irão e Catar a garantirem a qualificação pela Ásia, Polónia, Eslovénia e França pela Europa, Estados Unidos da América, Canadá e Cuba pela NORCECA e Argentina, Brasil e Colômbia representando a América do Sul.
As 15 vagas restantes foram preenchidas pelas as melhores seleções nacionais no Ranking Mundial da FIVB em 30 de Agosto de 2024, ainda não classificadas: Alemanha, Sérvia, Países Baixos, Ucrânia, Bélgica, Turquia, Chéquia, Bulgária, Portugal, Finlândia, Tunísia, China, Roménia, Chile e Coreia.
A FIVB avançou ainda que, a partir desta edição, os participantes no Mundial passam de 24 para 32 e serão distribuídos, numa primeira fase, por oito grupos de quatro selecções.
A 1.ª fase será disputada no sistema de todos contra todos e os dois primeiros classificados de cada um dos oito grupos terão acesso à fase eliminatória.
Relativamente à fase de apuramento para o Mundial, o país organizador da fase final e o campeão em título terão presença garantida, bem como as três melhores selecções de cada campeonato continental. Os restantes participantes são determinados pelo Ranking da FIVB.
Em femininos, a Tailândia vai acolher o Campeonato do Mundo em 2025 pela primeira vez na história da competição, que reunirá as 32 melhores selecções de femininos do mundo.
Será o regresso, desta vez como Seleccionador Nacional, de João José a um Campeonato do Mundo, após a participação no Argentina 2002, onde foi distinguido como o melhor blocador, tendo dividido então o prémio monetário com os seus colegas de equipa.
Com 9 títulos de campeão nacional, melhor blocador do mundo em 2002, campeão europeu de clubes em 2006/2007 pelos alemães do VFR Friedrichshafen, entre outras distinções nternacionais, o ex-capitão da turma das quinas integra, desde 2018, a equipa técnica da Selecção Nacional.
“Voltar a estar em mais uma fase final, desta vez do Campeonato do Mundo, é mais uma oportunidade para trabalharmos e competirmos com os melhores no sentido de continuar a desenvolver e consolidar a nossa posição no Voleibol internacional.
A Selecção Nacional, através da Federação Portuguesa de Voleibol, tem vindo nos últimos anos a trabalhar neste sentido e é muito gratificante ver assim atingido este objectivo, o nosso País representado entre as melhores seleções do mundo“, salienta o Seleccionador Nacional João José, reconhecendo que “a preparação e a presença com regularidade em fases finais como esta é um dos factores que poderá fazer com que tenhamos uma selecção nacional mais forte no futuro e mais próxima dos níveis de desempenho e de excelência que pretendemos“.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.